Paulo Navarro | terça-feira, 2 de junho de 2020

Este belo horizonte está chegando: Marcos Carvalho e Ludmila Ximenes

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Em BH, “antes dos tempos do cólera”, Maria Vitória e Sérgio Bruno Zech Coelho

Foto: Edy Fernandes

Banho de dignidade

Marcos Calmon, forte empresário na área de informática, está a frente de incrível projeto social, o Banho de Amor BH. A Associação Banho de Amor é uma ONG mirando carinho, respeito e solidariedade na defesa dos direitos sociais e amparo a pessoas em situação de rua. Pessoas que têm em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, a inexistência de moradia convencional regular.

Banho de vida

Utilizam ruas e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. Sendo assim, a Associação Banho de Amor tem como um dos objetivos reconectá-los à dignidade perdida, através de um banho quente, roupas limpas, corte de cabelo, manicure, maquiagem, Reiki, empréstimo de livros, alimentação, atendimento multiprofissional (médicos, enfermeiros, dentistas, advogados, assistentes sociais e psicólogos, entre outros).

Banho de saúde

Além disso, durante as ações, aqueles que demonstram desejo de se recuperar do uso de drogas e álcool são encaminhados para comunidades terapêuticas e recebem acompanhamento de voluntários do Banho de Amor. Também durante as ações são registrados os pedidos de trabalho e sua viabilização através de parcerias com a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Banho de direitos

Essas pessoas, tão frágeis, recebem ajuda na montagem de moradias e encaminhamento de volta para casa, através do contato com os familiares e constatação da viabilidade desse retorno. A ONG também tem parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, com a Defensoria Pública da União e com o Recivil, que, de forma intercalada, comparecem às ações.

Banho de música

No final de 2018, foi formado o Coral Banho de Amor, composto por alguns dos assistidos, numa parceria com a Associação Catedral. Foram treinados pela maestrina Maria da Conceição Schettini Henriques, que trabalha na associação, e se apresentaram na Cantata Orante de Natal, na Igreja da Boa Viagem. Para mais informações e acompanhamento acesse: Facebook (projetobanhodeamor) e Instagram (banhodeamorbh).

Banho de carinho

Banho de Amor em números? Em 2019, banhos: 3.403. Kits de roupas: 2.963. Roupas avulsas: 1.421. Calçados: 2.001. Cobertores: 576. Marmitex: 10.810. Pães: 580. Sobremesas: 12.308. Refrigerantes, sucos, chocolate quente e água: 4.241,6 litros. Cabeleireiro: 1.008. Estética: 974. Reiki: 325. Massagem: 195. Equipe de Saúde: 735. Serviço Social: 302. Defensoria Pública/Jurídico: 410. Recivil: 360. Leitura de amor: 1.421. Solicitação de emprego: 285. Solicitação de casa de recuperação: 182. Panetones e caixas de bombom (Natal): 600.

Não às demissões!

À medida que os danos causados pela Covid-19 aumentam no Brasil, a solidariedade também vem crescendo entre as empresas que desejam colaborar para minorar a situação. Caso da Bio Extratus, marca de cosméticos com visibilidade nacional, em Alvinópolis (MG), conhecida por utilizar ingredientes naturais para fabricação de seus produtos.

Não à falta de empatia!

A Bio Extratus foi além de participar da campanha “Não Demita”, que já conta com a adesão de 3.300 empresários no país e tem como objetivo incentivar a preservação de empregos. Já doou duas toneladas de álcool em gel e 10 mil máscaras para hospitais, postos de saúde, asilos e farmácias de Alvinópolis. Thiana Gomes, diretora da marca, acredita que este é um momento de empatia e de fortalecer a rede da empresa fazendo a sua parte para ajudar a comunidade.