Paulo Navarro | terça, 5 de janeiro de 2021

Filipe Luck Cavalheira, Christiane Teixeira, Juliana e Gustavo Luck, da Luck Receptivos. Foto: Edy Fernandes
Farmácia Tamascia
Dica, solução, estratégia, opinião e reflexão do presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias – Febrafar, Edison Tamascia, sobre como o associativismo pode aumentar a competitividade das empresas. “O ambiente competitivo no Brasil é alvo constante de reclamações dos empresários brasileiros, isso se potencializou com a crise gerada pelo COVID-19”.
Farmácia protagonista
Resumindo, para Tamascia, os gestores quase sempre estão focados nos problemas e não nas soluções. “Em função disso, divido o mundo empresarial em dois grupos”. No primeiro, empresários vítimas. Se a empresa não vai bem, a culpa é do governo, do mercado, da crise, etc. No segundo, empresários protagonistas de seus negócios, que procuram saídas conjuntas.

Guido Frank Stutz, Eduardo e Ana Helena Malheiros e Marcelo Rocha, equipe do Porto de Galinhas Resorts. Foto: Edy Fernandes
Protagonista associativa
“Para os empresários, sobretudo das pequenas e médias empresas, a saída é buscar se associar a agrupamentos, que podem ser no modelo de franquia, licenciamento de marca ou de associativismo. Estou no movimento associativista há vinte anos. Em todos esses agrupamentos ou redes, a melhoria individual e coletiva dos participantes e suas empresas são visíveis”.
Protagonista criativa
Para completar a onda de protagonismo, uma pesquisa comprova que pessoas engajadas são mais inovadoras e lucrativas para as empresas. De acordo com o Great Place to Work – GPTW, colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos e proporcionam um retorno financeiro três vezes maior. Alto nível de inovação e de confiança também são pilares fortes entras as melhores empresas.
Protagonista inovadora
Em 25 anos de pesquisas, o GPTW comprovou o quanto o melhor lugar para trabalhar pode ser uma excelente estratégia para o negócio. Dados sobre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil revelaram o alto nível de inovação e de confiança das companhias presentes no ranking. Empresas com ambiente acolhedor e empático, que priorizam o bem-estar, a valorização e as oportunidades de crescimento, têm estes principais fatores motivacionais.

A linda, feliz e gentil jornalista, Fernanda Gentil estrela campanha do McDia Feliz 2020. Foto: Divulgação
Curtas & Finas
*Cinco anos separam dois cenários vividos por Francesca, protagonista do livro, em lançamento digital, “Escrita das Névoas”, da paulistana Denise Courtouké.
O primeiro é a vida de poderosa advogada em São Paulo, o segundo é a realidade como deficiente visual em Ouro Preto.
Aos 35 anos, cega e deprimida após a perda da mãe, Francesca reencontra sua tia Gioconda; com afeto, comidas tradicionais da Itália e sabedoria ímpar.
Aos poucos, a cegueira passa a ser uma guia que leva Francesca a ver a vida de outras formas e abre sua sensibilidade para seus outros sentidos.
*A poesia dos quintais mineiros é tema do primeiro concurso de fotografia “A Arte de Viver Minas Gerais”, promovido pela Escola Saramenha Artes e Ofícios.
Com inscrições até dia 20, o concurso vai premiar fotógrafos profissionais e amadores que registrarem esses espaços físicos e simbólicos.
Edital e informações em saramenhaarteseoficios.com.br.
*A edição 2020 do McDia Feliz arrecadou R$ 19.8 milhões, que serão destinados a mais de 59 instituições de 21 estados brasileiros, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald.
Instituições que atuam com oncologia pediátrica, promovendo a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.
Além disso, a campanha também destina verba a diversos projetos com foco em educação em todo país, realizados pelo Instituto Ayrton Senna.