Paulo Navarro | terça, 4 de abril de 2023
Na abertura da exposição, “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, a gestora da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela; Livia Raponi; diretora do Istitut Italiano di Cultura do Rio Janeiro e a nova cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. Foto: Studio Cerri
Inferno dantesco
A Casa Fiat de Cultura inaugurou, dia 27 de março, a exposição “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, com a presença de representantes da diretoria da Stellantis, governo estadual e municipal, patrocinadores, gestores, produtores e representantes de instituições culturais, artistas, jornalistas e representantes acadêmicos.
Dantesco e divino
Na ocasião, a nova cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, foi apresentada pelo presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo. Também participaram da abertura o Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o presidente da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, Sérgio Rodrigo Reis e Livia Raponi, Diretora do Istitut Italiano di Cultura do Rio Janeiro.
No mesmo paradisíaco "Inferno de Dante", o Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo. Foto: Studio Cerri
Divino e maravilhoso
Para Massimo Cavallo, “A Divina Comédia” nasceu revolucionária e segue inspirando, 700 anos após a morte de Alighieri: “Ao escrever uma jornada que navegou pelas instâncias do inferno, do purgatório e do paraíso, Dante Alighieri ultrapassou as barreiras poéticas, criou a base de uma língua e se tornou símbolo de um país. Reforçamos nosso compromisso de promover diferentes reflexões e de discutir o clássico com um olhar contemporâneo”.
Maravilhoso e imperdível
A artista italiana Valentina Vannicola transpõe cenas clássicas do Inferno, em 15 obras fotográficas no gênero “tableaux vivants” (quadros vivos). Um ambiente imersivo desperta o imaginário dos visitantes e proporciona uma reflexão sobre a existência humana. Completando o “Paraíso”, exemplares raros de “A Divina Comédia”, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Até 28 de maio. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.
Ainda no círculo quente e inteligente de Dante e da Casa Fiat de Cultura, o presidente da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, Sérgio Rodrigo Reis, ladeado pelo casal Nina e Fernando Pacheco. Foto: Studio Cerri
Usiminas gerais
Com as mudanças anunciadas, recentemente, em sua composição acionária, a Usiminas inicia nova fase na histórica trajetória de mais de 60 anos, com a energia necessária para enfrentar os desafios do mundo. Um mundo com nova dinâmica na vida das pessoas nos campos econômico, político, empresarial e social. Sob a liderança da Ternium, empresa global de comprovada presença estratégica e eficiência na gestão, mais futuro!
Usiminas colossais
Por quê? Porque sob a liderança da Ternium, assegura-se uma perspectiva positiva para o crescimento da empresa e a realização plena das pessoas, todos trabalhando em equipe para a construção do presente e do futuro da Usiminas, assegurando a continuidade do legado de tantos que agregaram valor a este empreendimento icônico na vida empresarial brasileira.
Victor de Paula
Um dos mais renomados expoentes do universo da escultura no país, Victor Brecheret (1894 - 1955) mostra seu talento, na exposição “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, que será inaugurada, hoje, no Museu Inimá de Paula, Centro, com entrada gratuita, até dia 25 de junho.
Inimá Brecheret
Esta exposição, com obras em mármore e bronze, demonstra liberdade nas formas e ousadia na execução. Tudo à altura da comemoração dos 15 anos do Museu Inimá de Paula e confirmando o DNA de inovação, genialidade e pioneirismo nas artes do século 20, que marca também a história do pintor que dá nome à instituição.
Curtas & Finas
*Primeiro, Daniel Ribeiro “transportou-nos” para os calçadões de Copacabana, Ipanema, Leblon e a alma acalorada e tropical do Rio de Janeiro, na Savassi, com o Redentor.
Agora, o empresário promete levar os clientes às delícias de São Paulo. Também na Savassi, vizinho ao primogênito, o Moema, mais novo negócio do jovem empreendedor, acaba de ser inaugurado.
*Com 477 leitos e 2,7 mil servidores divididos em terapia intensiva e enfermarias, o João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig, completa 50 anos de atuação neste abril.
A unidade cresceu e hoje é reconhecida como um dos maiores prontos-socorros da América Latina, referência estadual e nacional no atendimento a politraumatizados.
*O Grupo Patrimar participa do “Prêmio Produtividade do Mesmo Lado da Construção”, que busca incentivar e valorizar as empresas que fazem a diferença no setor da construção civil e é organizado pela Abrainc.
*O advogado e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas - ACMinas, José Anchieta da Silva, será condecorado com a Comenda “Medalha do Instituto dos Advogados de Minas Gerais", dia 23.
*Dia 29 de março, com o tema “Cidades Irmãs”, o Corpo Consular ofereceu “Um Jantar Consular”, no Restaurante Nuúu, do Hotel Novotel Belo Horizonte.
Heloise Delavenne, nova cônsul da França, participou do jantar, substituindo Manoel Bernardes.