Paulo Navarro | terça, 30 de maio de 2023
Vício ou hábito?
Como ontem, hoje, mais um excelente texto do advogado e amigo da coluna, Cristiano Parreiras. “Estudo - da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia - concluiu que a corrida de rua pode causar dependência dos corredores, em relação à prática da atividade. Estudo sobre questionários aplicados aos atletas, a respeito do próprio bem-estar”.
Hábito ou fuga?
De acordo com os pesquisadores, um em cada quatro corredores demonstrou sinais de dependência em relação à atividade. Aqueles que concordaram com afirmações do tipo, “evito pensar em coisas difíceis” ou “quero fugir de mim mesmo”, usam a corrida como forma de escape.
Fuga ou prazer?
Cristiano Parreiras, também maratonista nas horas vagas, traz um olhar na direção oposta. “A corrida de rua é uma atividade muito fácil de ser realizada, pois basta um par de tênis e a vontade de começar a correr. Além disso, a atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades”.
Prazer e felicidade
No livro, aqui já citado, “Você aguenta ser feliz?”, o publicitário e maratonista baiano Nizan Guanaes e o psiquiatra e “ironman” Arthur Guerra tratam do poder do esporte: “quando permitimos que faça parte da nossa vida e nos dedicamos a ele, ganhamos uma percepção mais positiva de nós mesmos.”
Felicidade e amizade
Para Parreiras, apesar de ser um esporte individual, os corredores se entrosam e se tornam amigos: “Tenho grande número de amigos que a corrida me proporcionou. Um círculo de pessoas que comunga dos mesmos objetivos, que se desafia constantemente em busca da superação pessoal”.
Felicidade e oportunidade
A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no país. Em BH, os praticantes têm à sua disposição um amplo cardápio de provas. A Praça da Lagoa Seca, no Belvedere, é um dos pontos. Todos de olho no calendário brasileiro, as Maratonas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, no começo de junho.
Oportunidade e variedade
Quem quiser ficar pelas montanhas, pode se desafiar na Meia Maratona de BH, também em junho. Para quem pode, o calendário de provas internacionais: a mítica maratona de Berlim, em setembro. As frias e rápidas provas de Chicago e de Frankfurt, em outubro.
Variedade e qualidade
E claro, a rainha das maratonas, a de Nova York, a maior prova de corrida de rua do mundo, com mais de 50 mil atletas. Finaliza Parreiras: “Os benefícios são inúmeros. Com poucos treinos já observamos melhoras, por isso, quem começa não para mais. Ganhos enormes em saúde, qualidade de vida e socialização. ‘Bora começar a correr?”.
Começando uma boa semana, André Baeta e Alexandre Cunha. Foto: Edy Fernandes
Continuando uma ótima semana, Caio Antunes e Clara Senra. Foto: Edy Fernandes
Na festa de aniversário, "50 + 20", oferecida pelos amigos, na Lemos de Sá Galeria de Arte, a aniversariante, Nely Rosa, com a filha, Thembi Rosa. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Grupo J. Lemara celebra 30 anos de solidez e destaque no mercado imobiliário da Grande BH.
Grupo composto pela J.Lemara Empreendimentos e CiaMineira Netimóveis, referência em loteamentos, tem previsão de vendas com alta de 20% em 2023.
*Boa nova sobre o coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Santa Mônica - HSM, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Divinópolis, Ricardo Yukio Okawa.
Okawa foi reconhecido nos dois maiores congressos de Cirurgia Vascular e Endovascular da América Latina.
O mineiro ficou em primeiro lugar na premiação da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional São Paulo - SBACV-SP.
Reconhecido pelo trabalho apresentado no Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular - CISP 2023.
*A arte e a criatividade entraram em cena no Buritis, dia 20, na apresentação do Evoluti.on, novo residencial que está sendo construído pela Tetum Engenharia, do Grupo Somattos.
A construtora realizou ação artística com os moradores do bairro, com DJ, distribuição de pipoca e picolé.
*A Localiza foi uma das atrações da SPFWN55, lançando sua coleção de uniformes que unem funcionalidade e estilo.
O evento inédito, que marca os 50 anos da Companhia, contou com a participação de modelos famosos e marcou a estreia da designer de moda de BH, Bruna Cacique.
Ela venceu o concurso Moda & Movimento, criado pela Localiza, e agora assina os novos uniformes da marca.