Paulo Navarro | terça, 27 de dezembro de 2022

Andréa Lopes comemorou seu aniversário no Belvedere Square, com a amiga de longa data, Andréa Guerra Lages. Foto: Arquivo pessoal
Aniversários cinematográficos
Hoje, a atriz alemã, naturalizada norte-americana, Marlene Dietrich, faria 120 anos. E com muita festa e música, eterno “Anjo Azul”. Outro que comemoraria com uma “comilança” é o francês Michel Piccoli, que teria 96 anos. Assim, feliz aniversário, hoje, a outro francês, porque está vivo, Gérard Depardieu, 73 anos de muito vinho ou vodca, já que, para fugir do fisco francês, é amigo de Putin e cidadão russo.
Faria fará
O publicitário Gustavo Faria, da agência FAZCOM Comunicação, é o novo presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais - Sinapro/MG. Faria sucede a André Lacerda, da LFI Propaganda. A posse foi no Encontro Anual da Propaganda, na Das Haus Eventos, reunindo próceres dos setores da comunicação de Minas.
Faria fazendo
Faria agradeceu a André Lacerda, “pelo trabalho, pela dedicação ao mercado e por continuar com a gente na diretoria. Também agradeço ao meu pai, Hélio Faria que, com outros ex-presidentes, se dedicou muito ao sindicato. É uma honra assumir esse cargo e contribuir com a entidade e o mercado da propaganda”.
Notícia velha
Velha ou cada dia mais atual, num Brasil que não sabemos onde estará em poucas horas ou daqui 30 anos? Dia 19, lemos que “executivos de finanças de São Paulo reforçam posicionamento em defesa da disciplina fiscal. O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo - IBEF-SP alerta o novo governo sobre a responsabilidade fiscal e reitera sua disponibilidade para contribuir com a discussão”.
Notícia inútil
Novo governo? Há controvérsias. “Conforme já havia manifestado, na carta enviada aos candidatos à Presidência da República, o instituto considera que a segurança é o estímulo mais barato para a economia. Assim, a perspectiva de manutenção da responsabilidade fiscal é fundamental para que os atores privados consigam ter previsibilidade sobre os rumos da economia e possam realizar mais investimentos”.
Época perigosa
Pesquisa do Gleeden - site número 1 em encontros extraconjugais - diz que 70% dos brasileiros entrevistados veem a confraternização de fim de ano das empresas como oportunidade para trair o (a) parceiro (a). O estudo ouviu 7.800 pessoas, dos quais 5.460 (71% homens e 29% mulheres) responderam que “a festa da firma é a desculpa perfeita para uma escapadinha”.
Época oportunista
Já os outros 2.340 (67% homens e 33% mulheres) disseram que a festa é “apenas o momento para estar com os amigos”. “Passamos muitas horas no trabalho, mais do que gostaríamos. Assim, a gente se ‘roça’ com outras pessoas, muitas vezes sem querer, mas que depois acabamos nos afeiçoando e... Aí, quando temos a ‘festa da firma’, acontece o que acontece!”, explica Silvia Rubies, diretora de comunicação para Espanha e Américas, do Gleeden.
Época cosmopolita
Engana-se quem pensa que essa é uma exclusividade do Brasil. Em solo espanhol, por exemplo, o mesmo estudo feito com 6.325 usuários mostrou que 72% deles sentem ou já se sentiram atraídos, em alguma ocasião, por um colega de trabalho. Mais ainda, 63% dos homens e 41% das mulheres afirmam ter ido além e confessam ter flertado com alguém da empresa, tendo ou não parceiro formal.

O casal Plínio e Chris Carvalho comemorando mais um aniversário, dele, em solo Italiano. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*A CNH Industrial colhe os resultados do investimento contínuo na inovação em diferentes áreas e pelo esforço em envolver todos seus colaboradores.
A empresa ficou em 2º lugar no Prêmio Tele.Síntese, reconhecimento entregue a projetos inovadores, disruptivos e sustentáveis na área de telecomunicações.
Entre as grandes das telecomunicações, a companhia se destacou na categoria “fornecedores de soluções de Internet das Coisas (IoT)”.
Foi com o SoilXplorer, ferramenta que integra o portfólio AGXTEND™.
Fala o presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol.
“É muito bom ver a CNH Industrial entre os gigantes da Telecom!”.
“Temos promovido uma mudança de ‘mindset’ de ponta a ponta na empresa, que tem gerado resultados muito além da tecnologia”.
*A produção total da safra dos Cafés do Brasil de 2022, período de bienalidade positiva, foi calculada em 50,92 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado.
Volume que representa acréscimo de 6,7% em relação à safra passada de 2021.
O volume físico da safra, comparado ao de 2020, que também é de bienalidade positiva, mostra queda de 19,3%.
Uma redução de 12 milhões de sacas, devido às adversidades climáticas, como déficit hídrico e geadas, nas regiões produtoras.
*Notícias do “velho, bom e saudoso Brasil”.
O setor de alimentação fora do lar está em franca expansão e os restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e ‘food trucks’ brasileiros seguem com o faturamento em alta.
Foi o que apontou levantamento do Instituto Foodservice Brasil - IFB com diversos estabelecimentos.
Somente no acumulado de 2022, até junho, a evolução foi de 42,4%.
Realidade que impulsiona os negócios da Carapreta, carnes nobres, com três fazendas no Norte de Minas Gerais.
Fala o CEO da empresa, Vitoriano Dornas, também vice-presidente do IFB.
“A companhia fechará 2022 com um incremento de 62% nessas operações na comparação com o ano anterior”.
“A estimativa é de crescimento de outros 13% em 2023, quando o segmento deverá alcançar 24% dos negócios da companhia”. Oremos!