Paulo Navarro | terça, 23 de maio de 2023
No 22º Troféu Personalidade Influente do Brasil, o jornalista e anfitrião, Antônio Claret Guerra; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, Flávio Roscoe e Rodrigo da Silva Fernandes, presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais – Sindijori. Foto: divulgação
Ela merece
A Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG celebra, dia 25, no Minascentro, o Dia da Indústria de 2023. Um reconhecimento dos empresários que colaboram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. A celebração marca os 90 anos da instituição, com o tema, “Movidos pelo Futuro”.
Ele merece
Aroldo Teodoro Campos, diretor presidente do Grupo Ematex, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais – Sindimalhas/MG, membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT, receberá o título de Industrial do Ano.
Ele também
René Wakil Júnior, vice-presidente da FIEMG e presidente da Comércio e Indústria de Tecidos Roupas – Citerol, será agraciado com a Comenda Ordem do Mérito da CNI. O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957.
Em Manaus, durante a 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica - OLA, o presidente da Academia Brasileira de Ópera, André Cardoso; o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis; com o compositor e regente, João Guilherme Ripper. Foto: divulgação
Filhos de Fitzcarraldo
Aconteceu em Manaus, dona do mítico Teatro Amazonas, entre os dias 18 e 21, a 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica - OLA, reunindo teatros de ópera da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai, para promover a arte lírica. Foi a primeira vez que a conferência da OLA aconteceu no Brasil e no âmbito do Festival Amazonas de Ópera.
Filhos da Ópera
O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, encontrou-se com o presidente da Academia Brasileira de Ópera, André Cardoso, e o maestro João Guilherme Ripper. Eles traçaram estratégias para “Profecia”, ópera inédita em fase de criação pela Fundação Clóvis Salgado, prevista para o primeiro semestre de 2024. O espetáculo é inspirado na saga de fé e devoção ao Bom Jesus de Matosinhos.
Filhos do Santo
No século 18, os portugueses saíram do norte lusitano com o sonho de descobrir ouro no Brasil. Traziam também a devoção ao santo. Assim surgiram mais de 30 santuários no Brasil, a maioria em Minas. “Profecia” será encenada no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, Patrimônio Mundial e em BH, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
África Brasil
O mogno africano está em alta no Brasil. Dia 15, o designer Gustavo Greco recebeu um dos maiores prêmios do mundo, o “iF Design Award”, na categoria Instalação, num dos mais modernos teatros alemães, o Friedrichstadt Palast, em Berlim. A instalação Siré (Xirê), feita com o mogno africano, foi eleita um dos destaques na competição internacional, que reuniu quase 11 mil projetos, de 56 países.
Brasil África
“O Siré (Xirê), inspirado nos orixás, destacou-se no júri de 133 membros. Além da alegria de ver nossa ideia bem avaliada por um corpo de jurados altamente qualificado, prêmios estabelecem padrões criativos, educam, inspiram, promovem o bom design e colocam o Brasil mais uma vez no pódio”, afirma Greco.
Parceria angelical
O Grupo Patrimar – construtora e incorporadora mineira que atua nas classes econômica, média e alta no Rio de Janeiro, BH e interior de São Paulo – firmou parceria com o FDC Angels, rede de investidores-anjo criada por ex-alunos da Fundação Dom Cabral, para ajudar a impulsionar “startups”.
Parceria fundamental
“Startups” que desenvolvem inovação em impacto socioambiental positivo e com viés ESG. “Estamos muito entusiasmados. Esse patrocínio é um desdobramento do trabalho de mentoria muito produtivo e de longa data com a Fundação Dom Cabral”, diz Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar.
Coroação imperial
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta mais um “Concertos da Liberdade”. “Coroações e Bodas” traz como maestro convidado o estadunidense Steven Trinkle. No programa, "Coroa Imperial", de William Walton", e "Danças Eslavas op. 46", de Antonín Dvorák.
Coroação internacional
“Concerto para oito tímpanos e orquestra”, de Johann Carl Christian Fischer, com a internacionalmente premiada timpanista Eugenie Burkett (EUA). Para fechar, a “Sinfonia n.8 em Sol Maior”, também de Dvorák, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, hoje, ao meio-dia (entrada gratuita), e amanhã, às 20h30 (entrada a preços acessíveis).
Casca profunda
O ator e cordelista Rodolfo Cascão comemora os 70 anos de vida e 52 de carreira no Teatro Marília. Em cinco dias de programação, o artista lança “Argamassa – livro de poesias, cordel e textos teatrais” e fica em cartaz com seu trabalho solo “Cordéis dos Cafundó”.
Curtas & Finas
*Ainda sobre Rodolfo Cascão. O espetáculo “Cordéis dos Cafundó” é uma realização do Grupo Parangolé.
Será apresentado na versão infanto-juvenil, nos dias 24 e 25, às 15h, e para o público em geral, nos dias 26 e 27, às 20h, e no dia 28, às 19h.
O livro estará à venda no foyer do Teatro Marília, durante as apresentações do espetáculo nos dias 26, 27 e 28 de maio.
No Ibmec BH, Carlos Roberto de R Junior, gerente de Entretenimento; Juliana de Souza Domingos, coordenadora de Suporte a Gestão do Minas Tênis Clube; Rogério Aoki Romero, gerente de Divisão de Esporte do Minas Tênis Clube; César Cielo, nadador medalhista olímpico e palestrante;
Eduardo Senra Coutinho, gerente Acadêmico de Unidade Belo Horizonte – Graduação e Pós-Graduação. Foto: Wagner Tamietti
*O auditório do Ibmec BH ficou lotado, dia 15, para receber o campeão olímpico brasileiro de natação César Cielo.
O atleta, que morou em BH durante dois anos e meio, conversou com os mais de 300 alunos da instituição presentes na palestra "Superando desafios".
O nadador abordou as situações em que foi mais exigido na sua carreira e sobre como saber lidar com momentos de pressão foi fundamental em sua brilhante trajetória.
*Dia 28, acontece a 2ª Feira GARFO, na Faculdade Arnaldo, com entrada gratuita.
O melhor da gastronomia regional, familiar e orgânica, com apresentações musicais de Graveola, Sonora Banda, Paiol de Tonha e Marina Gomes.
O evento é idealizado pela RB Gastronomia e tem produção executiva da Gás Produtora.
Apoio da Quina do Lino e da Livre Viagens e Turismo. Patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, via Belotur.
*“Games” desenvolvidos pelos alunos da PUC Minas, jogos de tabuleiro criados pelos quadrinistas Vitor Cafaggi e Rebeca Prado.
Animação em “stop motion”, ilustração e esculturas colecionáveis estarão na exposição “Muito Além dos Quadrinhos”.
Hoje, no espaço cultural da Casa dos Quadrinhos – CDQ.
*Dia 26 de agosto, Feijoada do Maranhão 2023, no Dayrell Hotel e Centro de Convenções.