Paulo Navarro | terça, 18 de abril de 2023
Lá e agora
É absurdo comparar BH a Miami, mesmo assim podemos afirmar que uma é o completo oposto da outra. Aqui, quase tudo estagnado, lá, transformação e progresso constantes. Confirmando esta obviedade, um texto que recebemos recentemente. “Se as inaugurações de restaurantes em Miami se multiplicam em ritmo acelerado, é tudo reflexo do vertiginoso enriquecimento de seus bairros da moda”.
Aqui e agora
Em BH existe um vertiginoso empobrecimento de seus bairros da moda. O exemplo mais gritante, há anos, é a Savassi, o “bairro que poderia ter sido e que não foi”. Já foi e parou, mesmo com alguns poucos, novos e bonitos prédios, mesmo com novos bares, em poucas ruas, como a Levindo Lopes e arrabaldes. Enquanto isso, vemos o nascimento de uma cidade dentro de BH, invadindo Nova Lima.
Aqui nunca
E mais, ao contrário do mundo, o Centro de BH está cada vez mais abandonado e decadente, desperdiçado, com toda a infraestrutura pronta. Já em Miami, “com toda a crise do capitalismo”, vemos o contrário, morrendo de inveja. Um punhado de grandes chefs, como Massimo Bottura (Osteria Francescana, Itália) e Dabiz Muñoz (DiverXO, Espanha) abrem filiais em Miami.
Lá sempre
“Não é por acaso. O incessante ronco de Lamborghinis e outros possantes, a abundância de imensos canteiros de obra e a alta concentração de ricos vestindo grifes da cabeça aos pés são a face visível do impressionante influxo de fortunas na cidade. Até na praia pululam tigrões de maiô Versace e mulheres ostentando corpos trabalhados e bolsas Chanel”.
Sempre mais
As infinitas inaugurações de restaurantes em Miami refletem o incrível enriquecimento de seus bairros da moda. Como o Tablé, no cada vez mais chique Design District. Em Wynwood, o chef Brad Kilmore estreou a Brasserie Marygold’s, no novo hotel Arlo. O Leku, do premiado Carlos Garcia, no Rubell Museum, dizem, é uma obra prima.
Mais e mais
E lá vem uma estrela de Madri, o StreetXo, do estrelado chef no guia Michelin, Dabiz Muñoz. E em Miami cabe mais! Em maio, o Julia & Henry’s, em Downtown. No mesmo prédio, mais chefs estrelados: o peruano Renzo Garibaldi, o argentino, Tomás Kalika e o mexicano Jorge Vallejo. Na cobertura: uma brasserie italiana do superstar Massimo Bottura.
Tentando mais
Mesmo assim, foi exitosa a viagem a Brasília dos Dirigentes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET. José Aparecido Ribeiro (presidente) e Antônio Claret Guerra (fundador e vice-presidente) foram recebidos por autoridades federais e estrangeiras. O objetivo foi fazer tratativas para apoios institucionais.
Jogando mais
E também o convite para participar, em BH, de 12 a 17 de setembro, do 38º Congresso Nacional da ABRAJET, conforme aprovado por unanimidade no Congresso realizado em Joinville no final de 2022. A primeira Reunião ocorreu na sede da EBC-Empresa Brasil de Comunicação, estatal de Comunicação Pública vinculada à Secretaria de Comunicação Social - SECOM, da Presidência da República.
Curtas & Finas
*Ainda sobre a ABRAJET. A segunda Audiência foi no Ministério do Turismo - MTur.
Na ocasião, foi entregue o livro sobre o Roteiro Turístico Cultural “Via Liberdade”, ao longo da BR-040, passando pelo RJ, MG, GO e Distrito Federal, elaborado pela SECTUR-MG.
O mesmo presente foi dado ao SEBRAE Nacional e à Embaixada da República Dominicana.
*Hoje, às 20h30, na Sala Minas Gerais, Filarmônica em Câmara 2. No programa, Crumb e Brahms.
Em “tarde toscana”, no Bosque da Ribeira, Eduardo Quincker, com o anfitrião, Paulo Henrique Pentagna Guimarães. Foto: arquivo pessoal
*Sobre as fotos de hoje, um título bem otimista: “Se você não vai à Toscana, ela vem a você”.
Com a costumeira classe, Paulo Henrique Pentagna Guimarães e Camila Chiari receberam, sábado, em sua autêntica réplica da bela arquitetura italiana.
Foi no Bosque da Ribeira, em meio a jardins panorâmicos e belas obras de artes de seu acervo.
Tarde de boa conversa, vinhos divinos e manjar dos deuses.
Felizes amigos convidados, desta agradável tertúlia: Celeste e Eduardo Quincker, Eliza e Delio Eugênio.
Cira Carvalho, Ernani Siqueira e Ronaldo Machado. Bom demais! Obrigado amigos!
Na mesma inesquecível tarde, Eliza e com a anfitriã Camila Chiari. Foto: arquivo pessoal
Felizes convidadas, na mesma tarde, Celeste e Cira Carvalho. Foto: arquivo pessoal
Fechando o capítulo Bosque da ribeira, os privilegiados Ernani Siqueira, Délio Eugênio e Ronaldo Machado. Foto: arquivo pessoal