Paulo Navarro | terça, 17 de janeiro de 2023

Carolina Martins e Maria Thereza Casale, em evento social e supimpa. Foto: Arquivo Pessoal

Cru pra Lua

Em “De cu pra Lua – Dramas, Comédias e Mistérios de um Rapaz de Sorte”, Nelson Motta relembra: tive a sorte de ser designado para participar de uma entrevista coletiva com o famoso e polêmico apresentador de televisão, Flávio Cavalcanti. Na entrevista, ele anunciaria sua campanha pela “moralização das músicas de Carnaval”, o que parecia uma contradição, já que a graça do carnaval é não ter moral.

Lua de mel

“Flávio era muito conservador, apoiador de primeira hora do Golpe de 1964. Católico e lacerdista roxo, imitava os trejeitos do seu líder, Carlos Lacerda, gostava de polêmica e sensacionalismo e era um produtor muito criativo”. Deveras engraçado, Nelson conta a reação de Flávio com as marchinhas, tipo: “A minha fantasia ninguém muda, esse ano eu vou sair de Buda, levo a Buda pra cá, levo a Buda pra lá”.

Lua de fel

Na melhor delas, “Toco cru pegando fogo”, Flávio lia sério e fazia caretas. Todo mundo ria. E agora tem mais porque, anteontem, Flávio completaria 100 anos. “Nossos comerciais, por favor!”. Esta é apenas uma das inúmeras célebres frases cunhadas por Flávio, a mente brilhante, criativa, batalhadora e controversa que comandou programas de rádio e de televisão entre as décadas de 1950 e 1980. 

Lua de papel

Ao lado de Chacrinha e Silvio Santos, ele se consagrou como uma das lendas da mídia brasileira e virou símbolo de uma época. Seu legado agora é revisitado no livro “Senhor TV – A vida com meu pai, Flávio Cavalcanti”, escrito por Flávio Cavalcanti Junior, filho do comunicador. Relato apaixonado de quem acompanhou o apresentador toda a vida.

Lua e estrelas

Cavalcanti também é o criador do formato de júri da televisão brasileira. Lançou dezenas de cantores como Alcione, Emílio Santiago e Fafá de Belém. Se não gostava do que ouvia, porém, não se acanhava em quebrar diante das câmeras os discos que, segundo sua opinião, reunissem músicas e letras de baixa qualidade.

Lua e confete

E pra quem vai sair de Buda e já está com o “cru pegando fogo”, saiba que o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, recebeu o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas, José de Anchieta da Silva. A dupla tratou assuntos importantes, entre eles a realização do Carnaval em BH.

Lua e serpentina

“Por causa da pandemia, o Carnaval foi cancelado por dois anos. A Fecomércio MG, SESC SENAC e ACMinas vão se esforçar para continuar valorizando a festa que mais movimenta a cidade. A presença de turistas movimenta bares, redes de hotéis e, logo depois, beneficia o setor do comércio em geral”, destaca Nadim.

Lua de cetim

Previstos, R$ 623 milhões, sendo R$ 320 milhões em bebidas e alimentos. Espera-se mais de nove mil vagas de emprego geradas, além de 15 mil vendedores ambulantes. O público esperado é de cinco milhões de foliões e cerca de 250 mil turistas. “É muito importante para a economia”, ressalta José Anchieta da Silva, presidente da ACMinas.

Grasielle Dutra, Gabriele Amaram e Jaqueline Bifano, em temporada de descanso no Acqua Beach Club Jurerê Internacional. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Vale insistir e reforçar. Janeiro no Memorial Vale é época de Férias Divertidas para todas as idades.

Oficinas educativas e também atividades para brincar e divertir.

Todo o material é fornecido pelo Memorial Vale. Basta fazer a inscrição e participar.

É bom vir com roupas que podem sujar, para o caso das oficinas que trabalham com tintas. Tudo gratuito.

*O Educativo Inhotim também preparou programação de férias durante o mesmo janeiro, também para todas as idades.

Visitas panorâmicas e temáticas que exploram os espaços e acervos (artístico e botânico) do instituto.

Oficinas, jogos e brincadeiras que relacionam arte e natureza.

Exemplos? Penetrar o mundo da obra de Tunga na Galeria Psicoativa.

Criar jardins a partir da obra de Carroll Dunham e aprender a técnica da frotagem a partir do acervo botânico do Inhotim.

*O CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro, é o mais novo porta-voz do programa Liderança com ImPacto, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas no Brasil - ONU.

A iniciativa quer atrair, engajar, sensibilizar e fortalecer os líderes empresariais para acelerar a entrega dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até 2030. Que medo!