Paulo Navarro | terça, 15 de novembro de 2022
Vingança Pétrea
Recente brincadeira - das mais engraçadas, tristes, sérias e pertinentes - trata deste dia 15 de Novembro, Proclamação da República. Comemorar? Há controvérsias! A começar pela “piada séria”. Nela, vemos D. Pedro II, com míticos óculos escuros, tranqüilo, relaxado, esparramado numa poltrona e perguntando: “E aí? Como vai a República?”.
Revanche perfeita
A República respira por aparelhos, caro e saudoso Imperador! E as palavras “vingança e revanche” são impróprias porque o Senhor, que amava o Brasil acima de todas as coisas e de tudo, nunca prejudicaria o país. Mesmo tendo sofrido a maior injustiça da História do Brasil. Um grande e humanista estadista; culto, inteligente, patriota.
Trajetória perfeita
Por um golpe idiota, improvisado, covarde e injusto, foi expulso do Brasil, com toda a família, na calada da madrugada, às pressas, como se bandido e ladrão fosse. Não levou um centavo do Brasil. Morreu pobre e vivendo de favores, pouco depois, em Paris, rezando pelo futuro e a glória de seu país. Veremos se Deus o escutou.
Trajetória imperfeita
Um amigo arquiteto argentino, já falecido, dizia: "La democracia és una mierda!”. Porque nem todas as democracias são iguais ou democráticas e para terminar com um brasileiro acima de qualquer suspeita, Millôr Fernandes, outra brincadeira pertinente, feliz e cruel: “um país descoberto por acaso corre o risco de acabar do mesmo jeito”.

A Fundação São Francisco Xavier tem novo diretor-presidente, Flaviano Feu Ventorim. Foto: Divulgação
Mais Setenta
Dia 7, a Associação Mineira de Municípios - AMM comemorou 70 anos de sua fundação com cerimônia no Palácio das Artes. Estiveram presentes centenas de prefeitos mineiros, lideranças políticas, do mundo oficial e o governador Romeu Zema. Outro destaque do evento foi a apresentação da nova programação visual da AMM, além das ações, serviços e conquistas da entidade.
Nova direção
A Fundação São Francisco Xavier - FSFX anunciou Flaviano Feu Ventorim como o novo diretor-presidente da entidade beneficente de assistência social. O executivo vai liderar a instituição, que tem mais de seis mil colaboradores, atuação em seis estados e “know-how” nas áreas da saúde e educação.
Novos desafios
Focando em planejamento e execução, Ventorim busca qualidade e sustentabilidade, prezando pelo crescimento institucional e de toda a equipe. “A escolha e o desenvolvimento de uma carreira na área de saúde se transformaram numa paixão em fazer o bem e contribuir para uma sociedade melhor”.
Novas vitórias
“Eu tenho dois focos principais: resultado e pessoas. Quando se trabalha próximo às pessoas, melhorando os fluxos e os processos, é possível entregar resultados cada vez mais positivos”, destaca. A entidade vai inaugurar, em 2023, a sua primeira unidade hospitalar em Belo Horizonte: O Hospital Libertas.
A gema do ovo
Werner Silveira é músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e palestrante convidado na Fundação Dom Cabral, nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão. Sempre foi um educador e assim, apresenta o projeto OVO - Orquestra de Formação e Transformação. Criada em outubro de 2019, o objetivo da OVO é dar a dezenas de jovens estudantes de música da grande Belo Horizonte uma formação orquestral de excelência.
A clara do ovo
Dia 17, a OVO lançará um documentário sobre a orquestra no Cine Una Belas Artes para a imprensa e convidados. Fala Werner: “Ainda faremos dois concertos este ano. O 1º, dia 20, às 17h, no teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O segundo, na Sala Minas Gerais, dia 17 de dezembro, às 19h. Programa dedicado à música sinfônica brasileira, com o título “Independência Cultural Brasileira: 100 anos”.
Curtas & Finas
*Vencedor do Concurso Rainha Elizabeth da Bélgica em 2021, o pianista francês Jonathan Fournel faz sua estreia com a Filarmônica de Minas Gerais.
Jonathan executa um das peças mais famosas do repertório romântico, o “Concerto para piano nº 2” de Chopin, dias 17 e 18, às 20h30, na Sala Minas Gerais.
A regência é do maestro convidado Marcelo Lehninger, que traz uma releitura da célebre “Sinfonia do Novo Mundo” de Antonín Dvorák.
Ainda no programa, a obra “Eugene Onegin: Polonaise”, de Tchaikovsky.
Ingressos no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
O concerto será transmitido ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube.
*A Ambev disponibilizará R$200 mil para o 1° Prêmio Ambev de Inclusão Produtiva: Empreendedorismo e Empregabilidade.
As inscrições vão até dia 17 e a iniciativa reconhecerá 10 práticas de inclusão produtiva no Brasil Alinhado aos objetivos do Bora, o projeto de inclusão produtiva da Ambev.
O edital quer reconhecer, fomentar e incentivar boas práticas protagonizadas em dois eixos: empreendedorismo e comunidades.
Todas as informações, como critérios de seleção, estão disponíveis em https://boraambevaprov.netlify.app/
*A cervejaria Albanos se destacou mais uma vez no mercado cervejeiro.
Seus rótulos foram premiados na Brasil Beer Cup, em Florianópolis.
A cervejaria conquistou três medalhas de prata, nas categorias Classic English-Style Pale Ale, com a Albanos English Pale Ale.
E mais: American Style Brown Ale, com a Albanos Brown Ale e Hybrid Styles - Historical Beer, com a Albanos 1870.
*Cantor e compositor paraense, Márcio Moreira liberou seu primeiro álbum.
Parcerias com Michael Sullivan, Roberto Menescal e Renato Torres - além das participações especiais de Lia Sophia e Laila Garin.
Primeiro álbum, “Repartir” é sobre uma nova partida.
“Partida em busca da arte que um dia já lhe tinha sido tão presente. É; ao mesmo tempo, o compartilhar poético de tudo o que viveu, viu e sentiu ao longo desses anos”.
Quem faz e acontece passa por aqui

Nos 70 anos da AMM, no Palácio das Artes, Dr. Marcos Vinicius, o vice-governador eleito, Mateus Simões, e o deputado Cássio Soares. Foto: Edy Fernandes

Na mesma noite, Paulo Navarro, Iza Menezes, Wagner Espanha e Lu Pereira. Foto: Edy Fernandes

Ainda no Palácio das Artes, pela AMM, o governador Romeu Zema e o presidente da entidade, Dr. Marcos Vinicius. Foto: Edy Fernandes