Paulo Navarro | terça, 13 de junho de 2023
Ser ou não ter
Eis a questão! Nós suplicamos por um maior policiamento na BR-040, a fim de coibir a “direção perigosa” e o frequente atropelamento de ciclistas. Agora, reclamamos da rigidez do policiamento, como a blitz (barreira no Retiro das Pedras/Jardim Canadá), sexta, durante o feriadão, que provocou uma hora de engarrafamento. Nem 8, nem 800, por favor!
Ter ou não ser
Há que se achar um meio termo entre a vigilância e o excesso da mesma. Parar todo o pesado trânsito, com automóveis e caminhões, para fiscalizar documentos, é absurdo e autoritário. Que verifiquem, ao lado, de lado, no acostamento e deixem, pelo menos, uma pista livre para a vida continuar, mesmo que lentamente.
Sempre decolando
O BH Airport estará movimentado, este mês, com cerca de 845 mil passageiros e 7,7 mil operações de aeronaves. Crescimento de 15% em relação a junho do ano passado. Em relação ao mesmo período pré-pandemia, retomada de 96%. O feriado de Corpus Christi, com certeza, ampliou a movimentação no terminal internacional mineiro.
Sempre superando
A estimativa, do dia 7 até ontem, era de cerca de 155 mil passageiros e de 1.360 operações de aeronaves. Somente no dia de pico, ontem, esperava-se 31.870 passageiros e 284 voos, entre pousos e decolagens. Dia 7 foi o segundo dia de maior movimento, com 31.150 pessoas e 273 voos. O comparativo com 2022 mostra crescimento de 10%.
Mais de Minas
Fundada em Minas Gerais, a APPA - Arte & Cultura ultrapassou suas fronteiras. A Organização Social - OS, que atua nas áreas de patrimônio, cultura e meio ambiente - desenvolve projetos no Amapá e Rondônia. Com know-how e história consolidados em Minas, parcerias duradouras foram estabelecidas com a Fundação Clóvis Salgado (leia-se Palácio das Artes e Palácio da Liberdade).
Mais de Brasil
E também com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – Iepha/MG para a gestão da Fazenda Boa Esperança, em Belo Vale. Hoje, o presidente da entidade, Xavier Vieira, profere, na sede do Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, a palestra "O Setor Cultural e os Caminhos para Concretização de Projetos". O Exército é um dos maiores gestores de patrimônios históricos e culturais do país.
Suprarreciclar e ressignificar
A Exposição Elementos 2023, de artes visuais, começa hoje e vai até 13 de agosto, no Museu Inimá de Paula. Artistas independentes apresentam obras de upcycling art, que “ressuscitam” cinco materiais descartados na natureza: madeira, metal, papel, plástico e resíduos têxteis. Haverá também espaço educativo e espaço interativo para o público.
Letra e música
A editora Zain é iniciativa do compositor mineiro Leonardo Silva, que venceu, neste ano, um dos mais importantes prêmios mundiais de composição para orquestra, em Basel, na Suíça. A Zain nasce para unir literatura e música: publicar livros de ficção e não-ficção, desde romances, novelas, poesia e biografias, até livros técnicos, ensaísticos e teóricos.
Músicas e letras
“Desde que tenham alguma relação com a música, ou melhor, as músicas, no plural", como pontua o editor e compositor Leonardo Silva, idealizador do projeto. A Zain chegou ao mercado juntamente com seu primeiro livro “Leopold: uma novela”, de Luiz Antonio de Assis Brasil, lançado em Belo Horizonte, em maio.
Canto de sereia
Quando entramos em uma loja, somos bombardeados por sensações para comprar, consumir. A cor do ambiente desempenha um papel significativo. Nas compras “online” também. Analisando o universo online e o comportamento do consumidor, a estudante de Psicologia do Centro Universitário de Brasília - CEUB, Lorena Gonçalves, pesquisou o efeito das cores durante a avaliação de produtos vendidos pela Internet.
O diretor de Educação e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Carlos Renato de Melo Couto, o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Cláudio Dornas de Oliveira, o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, o diretor Financeiro e Gestão Corporativa da Santa Casa BH, Gilberto Oliveira Martins Côrtes e o diretor Jurídico, Governança e Planejamento da Santa Casa BH , João Costa Aguiar Filho. Foto: Edy Fernandes
Os fiéis colaboradores desta coluna, no restaurante Topo do Mundo, fotógrafo, Edy Fernandes e jornalista, Walter Navarro, este muito bem penteado. Foto: Arquivo Pessoal
A consultora em moda Giovanna Penido e a estilista Cinara Espínola, emoldurando a presidente do Servas, Christiana Renault e mostrando como se vestir com retalhos e resíduos da moda. Foto: Sheyla Pinheiro
Curtas & Finas
Ainda sobre as cores e as compras.
O estudo de Gonçalves é “Variáveis de Atmosfera: Efeito da Cor do Ambiente em Padrões de Comportamento do Consumidor na Avaliação de Produtos”.
Além de destacar a importância dos aspectos ambientais na tomada de decisão do consumidor, trouxe evidências de como a pandemia transformou o consumo.
“O objetivo foi analisar como as cores influenciam na avaliação de produtos e como a cor da loja afeta a forma como as pessoas julgam o status social e a utilidade do produto", revela Lorena Gonçalves.
*Dia 1º de junho, o Servas lançou a campanha CalorHumano.
Christiana Renault e a grife Cecília Prado promoveram evento para mostrar como a moda pode atuar no âmbito social e ambiental.
Cobertores feitos com o resíduo têxtil da marca foram doados para pessoas em vulnerabilidade.
*A Festa de Santo Antônio volta à nova loja da Verde que te quero Verde, no Belvedere.
Mariana Laender fará o bufê, com música ao vivo e quadrilha.
Tudo isso em prol da obra social Recanto do Menor que tem a competente Tânia Salvador como presidente. Apoio das Marias Bonitas de Lourdes!
Todos os convites são adquiridos pelo link da Code my Party. Hoje, das 17h às 22h.