Paulo Navarro | terça, 11 de julho de 2023

O Sr. e Sra. CASACOR, Eduardo Faleiro e Juliana Grillo. Foto: Barbara Dutra

A volta da Casa

Entre os dias 15 de julho e 3 de setembro, BH recebe a 28ª edição da CASACOR Minas. Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra irá apresentar ao público cerca de 40 ambientes, assinados por grandes profissionais do segmento. O tema escolhido para o ano é “Corpo e Morada”.

A volta da Cor

Uma das novidades é o local escolhido: um complexo, no Santo Antônio, formado por três casas das décadas de 1930 e 1940 e um prédio contemporâneo que está sendo erguido no local, com projeto assinado pelo grande arquiteto José Eduardo Ferolla, que também viveu em duas das casas que receberão a mostra.

Em concerto

Da revista “Concerto”, deste mês. Dia 18 de julho, o Corpo faz sua primeira apresentação com música ao vivo em noite gigante, no palco do Hollywood Bowl, Estados Unidos, com capacidade para público de quase 18 mil pessoas e acompanhamento da veneranda Filarmônica de Los Angeles.

Em desafio

Convite, em 2019, do maestro Gustavo Dudamel, diretor artístico da “LA Phil”. O venezuelano provocou os irmãos Paulo e Rodrigo Pederneiras – respectivamente, diretor artístico e coreógrafo da companhia – a criar um balé baseado em “Estância”, do argentino Alberto Ginastera (1916-83).

Em conserto

E na capa da mesma revista Concerto, a matéria principal, sobre a maestra paulistana, Ligia Amadio que, desde o início de 2023, é a titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – um dos corpos artísticos ligados à Fundação Clóvis Salgado de Belo Horizonte.

Em progresso

A regente Ligia Amadio, com sólida carreira aqui e no exterior, tem agenda cheia neste julho. Depois da Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, volta a Belo Horizonte. No Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, de 20 a 23, rege um programa de hits de óperas italianas, roteirizado pelo ítalo-argentino e, agora, brasileiro, Pablo Maritano.

Em ritmo

Ligia Amadio trabalha a temporada de 2023 e já prepara as de 2024 e 2025. “Grande parte da programação deste ano estava praticamente pronta, elaborada por Claudia Malta, diretora artística da fundação. Me inseri, sugerindo obras e solistas. Já estava prevista para 2023 a estreia de ‘Balada para Matraga’, ópera de Ruffo Herrera, sobre a obra de Guimarães Rosa”.

Na cervejaria e restaurante Pinguim, Andrea Dayrell. Foto: arquivo pessoal

No mesmo Pinguim, o homenageado e festejado, Ildeu Koscky, entre Denise Guerra, Maria Elvira e Katia Lage. Foto: arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Solenidade na Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageia os 50 anos de carreira do arquiteto Gustavo Penna. Dia 14, às 18h30.

*Aberto o 2º lote de inscrições para a 25ª edição do Congresso da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais – Federaminas.

Congresso entre os dias 19 e 22 de outubro, no Grande Hotel e Termas de Araxá. Grandes nomes do empreendedorismo estarão reunidos para o encontro.

*Estreou, no CCBB BH, Circuito Liberdade, o espetáculo musical "Salvador, Anoiteceu e é Carnaval”, até 31 de julho.

O espetáculo tem em sua trilha sonora sucessos da música brasileira interpretados ao vivo.

A trama acompanha o jovem músico e compositor Salvador, que foi abandonado pela noiva Constância no dia de seu casamento.

*Dia 22 de agosto, no WTC São Paulo, mais uma edição do GRC Innovation Talks! O tema central será Integridade Corporativa. “Cases” SulAmérica e Colliers.

*A “Tardezinha”, com Thiaguinho, tem novo setor para o público.

O “Alegria” ocupará a arquibancada do Mineirão. Confirmado para 29 de julho, o show foi um dos poucos a permanecer no estádio em 2023.

BH está entre as 25 cidades – em todo o Brasil e duas no exterior, Miami e Lisboa – a receber o evento.

Foram 162 edições em alguns dos palcos mais icônicos do mundo, como o Maracanã.