Paulo Navarro | terça, 11 de abril de 2023

Bela Lisboa

A vereadora Marcela Trópia (NOVO) vai apresentar projeto de lei para declarar a condição de cidades irmãs entre Belo Horizonte e Lisboa. O projeto foi discutido no Jantar com Cônsules e vereadores, dia 29 de março. Para a vereadora, as duas urbes podem se beneficiar pela conexão de interesses culturais, acadêmicos, profissionais, comerciais e turísticos. Atualmente BH é Cidade-Irmã de outros 17 municípios.

Lisboa no horizonte

Trópia explica: “Apresento o projeto pensando nos inúmeros ganhos bilaterais que a aproximação entre as duas cidades pode gerar. Portugal teve um grande salto na educação nos últimos 40 anos, temos muito a aprender”. O conceito de Cidades-Irmãs foi criado em 1956, nos Estados Unidos, para promover a economia, cultura, educação, ciência, tecnologia e as sociedades de municípios de todo o mundo. 

Mundo no horizonte

O presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo (sem partido), apresentou outras proposições que a casa levanta para fortalecer os laços internacionais de BH. Entre elas, a criação da Semana de Integração e Relacionamento com outros Países e a formulação de uma agenda de eventos na cidade, para valorizar a política externa da cidade.

Cidade órfã

Por falar em Cidades Irmãs, desabafa Paulo Marques de Azevedo, morador do Alphaville, há 10 anos: “Falemos da Concessionária VIA 040 e os riscos para quem nela transita. O S.O.S. 040 tenta preservar a vida, porém sem eco de quem decide. O mais incrível é que já estivemos com o ex-ministro Tarcisio de Freitas e com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, morador do Alphaville. Tragédia Anunciada - Descaso Total”.

Cidade abandonada

“Já vivi dezenas de situações no acesso de Belo Horizonte. Recente e infelizmente tivemos um acidente fatal. Não serei polêmico, mas a grande culpada pelos acidentes é a Concessionária VIA 040. Há anos, pedimos à ela, ao DNIT, a ANTT, ao Ministério Público e, principalmente, a PRF uma atuação mais forte em prol de quem trafega pela região.

Cidade esquecida

“É incompatível o número de caminhões de minério com o de automóveis. O que dizer, com o dos ciclistas. Para quem questiona, ‘não é proibido o trânsito deles nas rodovias. Capítulo III - das Normas Gerais de Circulação e Conduta. Art. 58’. Câmeras ligadas à Central da PRF, como monitoramento, já seriam muito úteis. Grande oportunidade seria a concessionária construir e operar um acesso somente para bicicletas gerando inclusive receita”.

Cidade perdida

“Quem administra é muito míope para novos negócios ou é pouco inteligente. Isto existe em grandes centros urbanos, como em São Paulo, nas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera (deslocando-se de São Paulo a Jundiaí por mais de 60 km). Infelizmente quem recebe o direito de explorar não percebe as possibilidades. É pequeno o envolvimento com a sociedade”. Esperança? Em dois meses teremos nova concessão. Ótima oportunidade para colocar estas “sugestões” e exigências na licitação.

Crise eterna

Segundo Ricardo Guedes, da Sensus, a crise ecológica vai se intensificando rapidamente. Segundo a organização Over Shoot Day, em 2022, o dia de “overshoot”, quando a terra ultrapassou os limites de uso de seus recursos anuais, foi em 28 de julho. O uso, além do existente, sem reposição, gera problemas futuros. Equação difícil e urgente.

O deputado estadual, Doorgal Andrada e Marina Notini. Foto: Edy Fernandes

O secretário municipal de comunicação Luiz Henrique Michalick e Adriana Branco. Foto: Edy Fernandes

Em encontro na sede do TJMG, o presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho e o deputado estadual Rodrigo Lopes

Curtas & Finas

*Presente pela primeira vez no Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária, a startup mineira ViZoo apresentou tecnologias inovadoras.

Tecnologias que influenciarão as práticas clínico-cirúrgicas voltadas para a saúde ocular dos “pets”.

Estima-se que tenhamos quase 140 milhões de animais de estimação, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet.

*O Memorial Vale recebe, dia 13, às 19h30, um espetáculo sonoro e visual apresentado pelo MC Matéria Prima.

MC Matéria Prima estará acompanhado pelo “beatmaker” Cizco e pelo “videomaker” Tutto.

Será um show em que as imagens atravessam as mensagens. O evento integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

*Alunos, professores e colaboradores do Colégio Santo Agostinho - Unidade de Contagem realizarão a ação solidária “Um Dia Sem Sapatos".

O objetivo é colocar-se no lugar do outro, além de recolher donativos para serem doados às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa será realizada amanhã. O movimento, em sua 11ª edição, também promove a participação ativa dos pais e familiares, que somarão esforços para arrecadar doações.

*O Outback Steakhouse, restaurante de temática australiana, lançou recentemente três novos produtos, os Extraordinários.

Entre as novidades, o Tomahawk Fried Pork se destaca por aliar inovação ao característico Bold Flavour da marca.