Paulo Navarro | segunda, 8 de maio de 2023

Entrevista com o presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinicius da Silva Bizarro. Foto: Comunicação AMM

Uai, Tchê!

Dr. Marcos Vinicius tem nada de bizarro, pelo contrário, é da Silva Bizarro. Médico geriatra, prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação Mineira de Municípios – AMM. Em 2016, Marcos Vinicius da Silva Bizarro (sem partido) candidatou-se a prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% das intenções de voto e foi eleito com 47% dos votos válidos. Um dos desafios foi conferir poder ao cidadão, logo, autoconfiança, permitindo que a cidade seja reconhecida no cenário estadual e nacional pelos seus 110 mil habitantes; projetos desenvolvidos e em ampliação. Em 2020, foi reeleito com 83,75% dos votos. E mais! Foi vice-presidente da AMM (2017-2022). É vice-presidente de Tecnologias de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos – FNP e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios - CNM.

Marcos, um gaúcho bem mineiro...

Um gaúcho do bem, de coração mineiro.

E como foi essa mudança de médico para político?

Foi pensando em tratar a Política com a sensibilidade do médico, cuidando de pessoas. Ao exercer minha profissão na Medicina, em Coronel Fabriciano, me deparei com o fechamento do Hospital Siderúrgica, um dos maiores do Vale do Aço por questões da política local. Achei aquilo um completo absurdo e fui buscar uma solução. Foi aí que percebi que a política precisava de pessoas mais sérias e comprometidas com a população mais carente. Candidatei-me a vereador em 2008 e perdi pela legenda.

Depois da tempestade, a bonança...

Em 2016, disputei a prefeitura contra dois fortes grupos políticos e venci as eleições com a bandeira da mudança, com responsabilidade e seriedade. Fui reeleito em 2020 com mais de 80% dos votos. Estamos fazendo uma revolução em Coronel Fabriciano, com uma administração séria e pessoas qualificadas. O hospital que fecharam deu lugar a um dos maiores e mais bem equipados complexos de saúde da nossa região. Entendo que é sim possível realizar a boa política - no trocadilho - de forma cirúrgica e humana.

A AMM e seus 70 anos. Uma jovem senhora?

Isso mesmo. E com energia renovada sob uma gestão que busca a união dos prefeitos e prefeitas em defesa da pauta municipalista. Uma entidade plural, apartidária, transparente e comprometida com os nossos 853 municípios das Minas Gerais.

E o perfil da gestão Dr. Marcos na AMM?

Queremos o município cada vez mais preparado na prestação dos serviços públicos, em busca de melhor qualidade de vida para os cidadãos mineiros. Com o apoio da nossa diretoria, buscamos, então, uma AMM eficiente, participativa, responsável e aberta ao diálogo. Implantamos um modelo de gestão compartilhada com coordenadorias específicas e alinhadas nas ações e projetos da entidade. Fortalecemos o relacionamento institucional com os demais poderes e instituições, além dos consórcios públicos e das microrregionais. Reestruturamos e ampliamos nossa Escola de Gestão Municipalista (EGM) e estamos investindo em inovação e tecnologia.

Em apenas 11 meses sob nova direção. Boas conquistas?

Porque foram 11 meses de intenso trabalho. Alinhadas aos ajustes internos de agenda e a produção de uma nova identidade visual da entidade, nossas ações não cessaram desde junho de 2022. Primeiro, veio o acordo com o Governo de Minas para o pagamento aos municípios do Piso da Assistência Social, em atraso, no valor de R$ 85,3 milhões. Destacamos, ainda, o pagamento de R$ 138 milhões em compensação aos municípios, de perdas do ICMS em 2022, e o aumento de 60% do repasse do transporte escolar do governo estadual, passando a adotar também a quilometragem percorrida por dia nos cálculos para o repasse, antiga reivindicação dos prefeitos.

E as conquistas continuaram.

Com a aprovação da PEC 122, quando fizemos intensa mobilização em Brasília, conseguimos segurança financeira aos municípios. Agora, para qualquer despesa criada para os municípios, deve-se garantir a receita para pagar a conta. No âmbito do Ministério Público, foi extinta a Procuradoria Especializada no combate ao crime praticado por agentes políticos municipais, em uma ação do procurador-geral Jarbas Soares, atendendo nossa demanda no entendimento de não haver distinção entre processos de investigação. Já na Justiça, conseguimos manter o atual repasse do FPM até a conclusão do Censo do IBGE, evitando perdas imediatas para os municípios. É uma luta diária.

Muitas viagens a trabalho?

Claro. Não paramos um minuto. A AMM sempre está onde a pauta municipalista ecoa. Além da ativa participação em agendas regionais, um de nossos novos projetos, o “AMM nas Micros”, já iniciou em fevereiro, fomentando o debate nas regiões, dialogando com lideranças e capacitando os gestores locais. Já passamos pelo Triângulo, Zona da Mata, Jequitinhonha e Mucuri, envolvendo mais de mil pessoas. Na Marcha a Brasília da CNM, no final de março, fomos a maior delegação do país, com quase dois mil participantes, sendo mais de 400 prefeitos em intensa agenda.

Mais números positivos?

E são números históricos. Durante esses 11 meses, chegamos ao recorde de 795 municípios afiliados. E devemos passar dos 800 após o nosso congresso de maio. Somos considerados, hoje, a maior associação municipalista estadual da América Latina. As adesões ao nosso “Diário Online” chegaram a 417, proporcionando mais economia aos municípios. Foram mais de 100 cursos oferecidos, além de fóruns técnicos e “lives” temáticas, capacitando mais de nove mil pessoas de todas as regiões de Minas. Nesse mesmo período, os atendimentos de nossas áreas técnicas e assessorias passaram de doze mil pessoas, envolvendo, praticamente, todos os municípios afiliados.

E vem ai o 38° Congresso Mineiro de Municípios...

Isso aí, começando amanhã! Estamos preparados para, nos dias 9 e 10, no Expominas, em BH, realizarmos o maior congresso municipalista estadual do país. Com o tema central “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, neste ano, com certeza, bateremos outros recordes com a participação de mais de cinco mil pessoas/dia, além de centenas de expositores na feira. Serão dezenas de palestras, fóruns, salas técnicas, com os mais variados temas de interesse da gestão pública. Também terá a presença de centenas de prefeitos, vereadores, autoridades e lideranças, em uma robusta programação à disposição de todos em nosso portal.