Paulo Navarro | segunda, 4 de janeiro de 2021

A modelo Renata Kuerten deixando os homens mais elegantes e bonitos. Foto: Brasileiro Morgade.
O mundo gira
O empresário e nababo, Álvaro Garnero, reuniu amigos e autoridades na inauguração do Café de La Musique Brasília. O evento aconteceu às margens do lotado Lago Paranoá. O empreendimento é do tipo “dinning e beach club”, tendo arquitetura e design assinados pelo escritório paulista Imã Brands, gastronomia pelo chef Lui Veronese e carta de drinks por Gutto Lopes.
A Lusitana roda
O encontro aconteceu dia 20 de dezembro, durante almoço organizado pelos sócios do empreendimento. Os convidados foram escolhidos a dedo e anéis por Álvaro Garnero, Grupo Top7 Entretenimento (sócios locais) e pelo RP Brasiliense, Thiago Miranda. Como cantaria Adoniran Barbosa: “As mariposa quando chega o frio fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá”.
Palavra de 2020
Luto foi a palavra do ano, segundo pesquisa da consultoria Cause, em parceria com Instituto Ideia Big Data.
Na quinta edição do projeto “Palavra do Ano”, com o objetivo de entender o espírito da época, luto foi identificada como a palavra que melhor representa 2020. Luto pela perda significativa de entes queridos levados pela Covid-19, pelos momentos perdidos ou adiados, pela ausência de despedidas.

Navegando a linda onda do turismo doméstico, Lygia Tavares, da Associação de Hotéis da Paraíba, Márcia Leite e Ruth Avelino Cavalcanti da Empresa Paraibana de Turismo S/A (PBTUR). Foto: Edy Fernandes
Palavra triste
A eleição da palavra que melhor representa o sentimento dos brasileiros teve três etapas. Na primeira, especialistas sugeriram palavras. Na segunda, estrategistas e sócios da Cause fizeram uma combinação entre as palavras ou conceitos mais citados pelos especialistas: luto, resistência, desamparo, isolamento, queimada, saudade e antirracismo. Na terceira, a que o público escolheu: luto.
Velho consumismo
Colocar “objetivos no papel” é uma tradição brasileira, em dezembro. Pasmem! Comprar um carro ou uma casa, trocar de celular, quitar dívidas e guardar dinheiro estão entre os principais objetivos para 2021. Essas e outras metas fazem parte de estudo exclusivo da 7waves, aplicativo de gestão de objetivos de vida, incluídos na plataforma até 30 de novembro de 2020, que mapeou os Top Objetivos para 2021 com quase 17 mil usuários da plataforma.

Ainda em 2020, mas prontos para 2021, Eduardo Malheiros, Mônica e Homero Lacerda; do Serrambi Resort. Foto Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Voltando ao bom e velho consumismo, o levantamento dividiu as metas em sete categorias distintas: lazer, bens e finanças, saúde e bem-estar, estilo de vida, trabalho e carreira, estudos e relações sociais.
Comprar um carro aparece como o principal interesse dos respondentes para o ano que se inicia, mudança significativa em comparação aos últimos anos, em que parecia em 19º e 12º lugar.
“Para 2020, os focos principais eram quitar dívidas, viajar e aprender inglês”.
“A prioridade para 2021 é conquistar estabilidade econômica, com a aquisição de bens duráveis”.
“Acredito que essa mudança se deve ao atual cenário em que vivemos", definiu Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves.
Nosso comentário. Carro, que já sai da loja desvalorizado, é bem durável? Prioridade? Há controvérsias.
*A super modelo Renata Kuerten será vista como nunca antes, na capa e páginas da edição Dezembro 2020 da "Bananas Magazine", moda masculina.
A última edição especial lançada pela revista trouxe na capa o arquiteto Oscar Niemeyer em 2012, antes de seu falecimento.
A Revista foi criada em 2009 após o agente de modelos, Elian Gallardo, ter dificuldades para emplacar novos modelos nas grandes publicações.
Assim, decidiu criar sua própria revista, colecionando capas e belas fotos para a moda nacional.
Para Gallardo, a escolha de Renata não foi à toa: "Ela tem uma carreira brilhante e uma versatilidade incrível como modelo, além de ser um exemplo de conduta”.