Paulo Navarro | segunda, 21 de fevereiro de 2022
Lembrete de verão
Todo ano, a mesma ladainha, inclusive aqui. Quando as chuvas passarem, começa a novela “Tapa Buracos & Crateras”. E o trânsito cada dia mais caótico. E com a ajuda de péssimos motoristas, dirigem mal, não dão sinal e por aí vai. Mas o drama não para aí. Depois dos buracos poderiam pintar ou renovar as faixas das pistas que, invisíveis, não são respeitadas, causando ainda mais confusão. Questão de mobilidade e segurança.
Lembrete eterno
Jack Kerouac dizia, “Se você tem uma peruca, já está bom demais”. Então, não reclamando das faixas e do trânsito, de “barriga cheia”, lembremos que temos situações muito piores. Gente que leva três horas para ir de casa ao trabalho e mais três para voltar, chacoalhando em ônibus cheio, sob sol e chuva. E mais: pessoas entravadas na cama ou cadeira de rodas. Gente que faz fronteira com a Rússia e seres humanos em Petrópolis!
Perigo da hora
Pela terceira ou quarta vez voltamos a um tema importante. A preocupação e o debate sobre saúde mental e bem estar no trabalho estão em todo o mundo, especialmente após a pandemia. Pressão e cobrança, aumento do trabalho, carga-horária de expediente e outros fatores são responsáveis pelo esgotamento dos colaboradores. A Organização Mundial da Saúde definiu o “burnout” como doença ocupacional.
Vilão da hora
Levantamento do Grupo Adecco comprovou que 38% sofreram de Burnout nos últimos 12 meses e 32% afirmaram que sua saúde mental diminuiu muito, especialmente entre os jovens, os mais afetados, com 45%. Isso reflete a cultura organizacional da empresa, já que 67% dos funcionários afirmaram que os líderes não atendem às suas expectativas de verificar como está o seu bem-estar mental.
O eleito
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi eleito novamente o melhor do país. Em Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros e Desempenho Aeroportuário, referente ao quarto trimestre de 2021, o terminal foi destaque na categoria de aeroportos acima de 10 milhões de passageiros/ano.
O perfeito
O aeroporto já havia ficado em primeiro lugar no ranking divulgado em novembro. O levantamento é do Ministério da Infraestrutura, com a coordenação da Secretaria de Aviação Civil. De acordo com os resultados, a nota geral do aeroporto alcançou 4,42 (em uma escala de 1 a 5), enquanto a média obtida pelos demais aeroportos da categoria chegou a 4,36.
O poderoso
O Hub Logístico Multimodal do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio de seu Terminal de Cargas, segue em constante movimento. Principalmente no que diz respeito ao recebimento de cargas da área da saúde. Até o final deste mês, cerca de 150 toneladas de insumos para teste de Covid-19 deverão desembarcar no terminal.
Curtas & Finas
*Mais sobre nosso aeroporto. Essa, da Saúde, será a maior operação de importação desse tipo de carga no Brasil.
Dia 10, parte da carga, cerca de 19 toneladas, chegou em avião cargueiro, vindo da Índia, e novos desembarques seguiram e seguem.
*José Santana de Vasconcellos assumiu, por convocação da nacional, a direção do Partido Liberal em Minas Gerais.
O novo presidente relatou a satisfação de assumir mais uma vez o comando da sigla em Minas e os desafios que estão por vir no cenário político nacional e mineiro.
“Buscaremos ampliar as bancadas do PL na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, com a presença e o fortalecimento do nosso partido em todos os 853 municípios mineiros”.
“É fundamental que Minas volte a ser o principal fator de equilíbrio da política nacional e o Brasil reconquiste a sua posição de absoluta vanguarda no processo do desenvolvimento global da América Latina”.
*O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou o Escritório de Representação em Brasília.
A finalidade é ser um órgão de assessoramento técnico do Poder Judiciário mineiro, dando apoio logístico e administrativo a magistrados e servidores.
Quem faz e acontece passa por aqui
O sócio do restaurante Coco Bambu, Ricardo Caixeta, ladeado pelos bicampeões e craques do Clube Atlético Mineiro, Éverson e Arana. Foto: Edy Fernandes
%20-%20Gunda%2C%20Carol%20Caram%2C%20Mateus%20Moura%20-%20(Edy%20Fernandes).jpg)
O ex-vereador de Contagem “Gunda”, recepcionando o casal, Carol Caram e o advogado Mateus Moura, em mais edição do churrascão. Foto: Edy Fernandes