Paulo Navarro | segunda, 11 de setembro de 2023
Entrevista com o presidente Sincateva BH, Lúcio Faria. Foto: Lucas Peroni
Barro Dourado
Com nosso entrevistado de hoje, Lúcio Faria, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte - Sincateva BH; vamos tocar os assuntos mais variados e surpreendentes. Tudo porque o tema é o “15º Barro Preto Fashion Day”, dias 22 e 23, entre as ruas Mato Grosso e Araguari. O evento quer mostrar todo o potencial cultural e comercial da região com os tradicionais desfiles de moda Primavera-Verão. Com a participação de mais de 150 lojistas, a “festa” dá destaque à gastronomia mineira com curadoria do chef Edson Puiati. E mais: muito lazer, várias apresentações artísticas e palestras para os comerciantes. Até o Mercado Central, o edifício JK, os cursos de Moda e Design da UFMG, UNA e o arquiteto Oscar Niemayer foram “convidados”. Mais e melhores detalhes, a seguir.
Lúcio, primeiramente, uma breve apresentação de sua trajetória profissional.
Iniciei muito cedo, aos 15 anos de idade, em uma multinacional na região do Barro Preto, a Linhas Corrente, onde trabalhei por 18 anos. Fui “office boy”, vendedor e assistente de vendas, até tomar coragem e assumir meu próprio negócio, a Fama Aviamentos, empresa do mesmo ramo, hoje com 34 anos. Fui também um dos fundadores da Associação Comercial do Barro Preto - Ascobap, que promove o reconhecimento e o crescimento econômico do comércio na região. Hoje, estou presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte - Sincateva BH e vice-presidente da Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas.
O que é o Sincateva BH?
O Sincateva é uma das entidades sindicais fundadoras da Fecomércio MG, capitaneada pela Confederação Nacional do Comércio - CNC.
E o Barro Preto Fashion Day? Como ele vai surpreender?
Um evento que promove a moda do Barro Preto e veio para consolidar a parceria de sucesso entre o atacado e o varejo de tecidos, vestuário e aviamentos da região, “Polo da Moda Mineira”. Esta edição será surpreendente porque vamos além dos desfiles de moda. Vamos contar com um espaço gastronômico com curadoria do chef Edson Puiati da Faculdade Senac, a presença da Götter, a primeira cervejaria artesanal da cidade de Pará de Minas, muito lazer e apresentações com bandas, músicos renomados e palestras para os comerciantes.
Os desfiles mostram e provam o quê?
O evento capricha ao criar uma vitrine para a moda belo-horizontina. O evento traz a moda Primavera-Verão 2024 com os tons de verde e azul, como cores principais. Cores, flores e borboletas em tons pastéis são o forte das coleções que mostram sobriedade inclusive na moda infanto-juvenil.
Como participarão os 150 lojistas?
Os lojistas participantes deverão promover liquidações antes e durante a semana do evento, atraindo comerciantes de todo o estado.
Moda e gastronomia rimam bem. O que prepara o já citado chef Edson Puiati?
A gastronomia continua forte nesta edição e pela primeira vez terá a curadoria do chef Puiati e equipe da Faculdade Senac. Quatro restaurantes participam da ação e terão estruturas montadas no local para receber o público durante o evento. Puiati e equipe orientando a produção e apresentação dos pratos principais das casas, como levantar ficha de custo e fazer a precificação.
Fale-nos um pouco das atrações artísticas.
As atrações artísticas acontecem no palco “Sesc Minas ao Luar Pocket”. Na sexta-feira, as atrações serão DJ Menucci; a dupla sertaneja Ricardo e Daniel e a Banda Putz Grilla. No sábado, teremos Maricotta e Júlia Almeida no palco da passarela. No “Minas ao Luar Pocket”, o Clube do Chorinho e Banda, a banda Baianeiros e música eletrônica a partir das 17h40 até o encerramento do evento.
Até o Mercado Central vai entrar nesta festa?
O Mercado Central é apoiador do evento e completa 94 anos. Realizamos, em parceria, um book fotográfico com os modelos do BPFD no dia 9 de setembro e a divulgação do evento em telões no MC até o dia do evento.
Por que e como será homenageado o edifício JK?
O Edifício JK, no Barro Preto, será homenageado com outras obras de Oscar Niemeyer. A Igrejinha da Pampulha, a Casa do Baile e o famoso edifício na praça da Liberdade servem de inspiração para os universitários de moda e design da UFMG e UNA que irão abrir o desfile da sexta-feira, dia 22, com uma criação conceitual.
Mais alguma surpresa ou é só esperar 2024?
Esta edição do Barro Preto está cheia de novidades. Tanto quem vem do interior em busca das novas coleções, quanto a comunidade da região do Barro Preto podem ser surpreendidos com muitas novidades. É só prestigiar o evento que foi feito para toda a família.