Paulo Navarro | quinta, 6 de julho de 2023
Fim do mundo
Do Investing.com. A onda global de inflação afeta todos os setores, inclusive a indústria do vinho na Europa. A indústria foi atingida por uma queda devido à alta nos preços de alimentos e bebidas, aliada à forte vindima de 2022, que encheu as caves. A produção aumentou 4% em 2022 e os estoques aumentaram 2% em relação à média de cinco anos.
Fim do imaginável
Na contramão, a procura caiu forte na Europa, sendo 34% em Portugal, 22% na Alemanha, 15% na França, 10% na Espanha e 7% na Itália. Os produtores não podem contar com exportações. De janeiro a abril de 2023 elas foram 8,5% menores que as do ano anterior, contribuindo para aumentar ainda mais os estoques, segundo a Comissão Europeia.
Marcelo Chara foi aprovado, dia 4, como novo CEO da Usiminas, pelo Conselho de Administração da Usiminas. Foto: divulgação
Troca de Aço
Marcelo Chara é o CEO da Usiminas. Presidente da Ternium Brasil, Chara foi vice-presidente Industrial da Usiminas entre 2012 e 2014. A indicação veio do novo acordo de acionistas, após a Ternium comprar parte das ações da Nippon Steel. Na mesma reunião do Conselho, Alberto Ono foi eleito presidente do Conselho de Administração da Usiminas.
A Linda Rússia
Pela primeira vez no Brasil, Balé Clássico e Ópera juntos. Os melhores momentos de “O Lago dos Cisnes”, com solistas, sopranos e tenores de grandes teatros de Moscou como Stanislavski, Mariinsky, Bolshoi e Helikon Theatre. Na programação nacional, incluindo os 26 estados, uma apresentação, hoje, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
Reforma com Justiça
Do presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, sobre a Reforma Tributária: “a OAB/MG luta em defesa do setor de serviços, das profissões regulamentadas (profissionais liberais) e, especialmente, em nome da advocacia mineira. Precisamos ser incluídos no rol dos setores que terão regime especial a ser estabelecido em Lei Complementar, sob pena de sermos injustamente penalizados e termos nossas sociedades uniprofissionais inviabilizadas”.
Primeiros 52
Dia 26 de junho, o Instituto Mário Penna recebeu, no Espaço Origem, Nova Lima, mais de 500 pessoas, em seu primeiro jantar beneficente, comemorando os 52 anos da instituição. Seu diretor presidente, Marco Antônio Viana Leite, recebeu empreendedores, artistas, representantes da sociedade civil e do poder público, em noite de solidariedade.
Mais 52
O valor arrecadado foi 100% revertido em melhorias para o atendimento aos mais de 320 mil pacientes. A noite teve show de Vanessa da Mata com a Orquestra Opus e os principais sucessos da cantora, que ganharam arranjos exclusivos pelo maestro e fundador da Opus, Leonardo Cunha.
Coisas do Brasil
BH e Ouro Preto recebem, de amanhã a 9 de julho, o “Festival Já Raiou a Liberdade - Os Sons do Brasil”, realização da Bento Produção Cultural e Fundação Clóvis Salgado. Na programação, BNegão, um dos maiores nomes do hip-hop nacional com um tributo a Dorival Caymmi e Chico César.
Nuances do Brasil
E mais, Eddu Porto, que convida Pri Glenda, semifinalista do programa “Ídolos” para apresentação com nuances de Bossa Nova, Tropicália e música eletrônica. Em BH, os shows acontecem no Palácio das Artes, na sala Juvenal Dias e no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
Rock Junino
O Dia Mundial do Rock agita a Cidade Junina pelo Circuito do Rock e o Jack Rock Bar, que completa 20 anos como uma das maiores referências na cultura de rock em BH. Dia 8, algumas das principais bandas independentes do país vão unir gerações. Os portões abrem às 14h, com as atrações para toda a família.
No primeiro jantar beneficente, realizado em comemoração aos 52 anos do Instituto Mário Penna, o gerente de RH, Guilherme Henrique de Azevedo Machado, o diretor presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antonio Leite, e o gerente de Faturamento, Douglas Arruda Gonçalves. Foto: Paulo Colen
No mesmo evento do Instituto Mário Penna, a cantora Vanessa da Mata, em show, com a Orquestra Opus. Foto: Paulo Colen
Curtas & Finas
*Mais um “Tudo é Jazz”, com abertura oficial, hoje, às 19h30, no MM Gerdau, Praça da Liberdade.
No coquetel, lançamento da exposição “Nina Soares, Elza Simone” e show musical de Nath Rodrigues.
*A cervejaria Krug Bier promove mais uma edição da Corrida Krug de Rua e Montanha 2023. Dia 16, com inscrições abertas.
Os percursos de asfalto são de 5 km para corrida e 3 km para caminhada, já os de montanha são de 10 e 18 km.
E corrida “Kids” para os pequenos atletas! As provas começam às 7h40, de acordo com as categorias.
*2º Festival Mineiro de Cerveja, dia 22, no Porcão, em São Bento.
As cervejarias mineiras Albanos, Kud, Lagoon, Artesamalt, Krug, Läut, Uaimii e Slod estão confirmadas.
Banheiros climatizados, praça de alimentação, e “pet friendly”.
*Dias 3, 4 e 5 de agosto, a Filarmônica de Minas Gerais e o Grupo Corpo se encontram pela primeira vez no palco da Sala Minas Gerais.
É a estreia brasileira do balé “Estância”, do compositor argentino Alberto Ginastera, sob a batuta do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica.
A coreografia é de Rodrigo Pederneiras e a direção artística de Paulo Pederneiras.
*Pela quarta vez, o BH Airport será palco de um circuito de corrida.
Inscrições abertas para a Santander Track&Field Run Series, promovida em parceria com o aeroporto. Dia 12 de novembro.
A previsão de largada é às 2h da manhã, período em que não há voos no terminal. São esperados cerca de dois mil corredores.
As vagas são limitadas e, no ato da inscrição, os interessados devem optar pelo circuito de 5k e 10k.