Paulo Navarro | quinta, 4 de maio de 2023

Subindo a "Stairway to Heaven", na Casa Ferolla/Casacor 2023, o arquiteto José Eduardo Ferolla: "bye-bye e merci" pela inteligência da preservação de BH. Foto: Bárbara Dutra

Cores de Minas

Dia 21 de março provamos de duplo prazer. O primeiro foi a Open House Casacor Minas 2023, no Santo Antônio que, de 1º de julho a 20 de agosto, celebrará o movimento Art Déco retornando ao seu formato original. A mostra ocupará três casas dos anos 40, com o tema “Corpo e Morada”. O segundo prazer foi ouvir o talentoso e bem humorado arquiteto, José Eduardo Ferolla.

Perda de Minas

Vida louca, vida breve, tênue, por um fio! Dia 29 de abril, o sentimento foi inverso, com o seguinte comunicado de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, diretores da Casacor Minas. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de José Eduardo Ferolla. Com extensa carreira, o arquiteto foi responsável por diversos empreendimentos em Minas Gerais”.

Perda e ganho

“Seu projeto mais recente, a Casa Ferolla, desenvolvido em parceria com a F2 Incorporadora e também com a Arthros Incorporadora, inclui a construção, já iniciada, de um edifício contemporâneo, ao lado de belo casarão da década de 1940, onde Ferolla viveu boa parte de sua vida e materializa, com perfeição, o olhar aguçado de um apaixonado pelo ofício”.

Perda e vida

“Celebrando a importância e a contribuição para a Arquitetura, a Casacor Minas decidiu homenageá-lo ainda em vida, escolhendo a Casa Ferolla e parte do novo empreendimento, projetado por ele, como sede desta 28ª edição da mostra”. A Casa Ferolla é tombada pelos órgãos de patrimônio da prefeitura de Belo Horizonte.

Vida e morada

“O casarão foi escolhido pela Casacor Minas em função de sua conexão com a proposta desta edição e também com as expectativas quanto às possibilidades do diálogo da história com a contemporaneidade, preservando a memória e a identidade enquanto está conectada com os tempos e questões atuais”.

Ouro de Jobim

Palmas para o show dos dez anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas, com Fernanda Takai e Orquestra Ouro Preto, interpretando canções de Tom Jobim. O evento contou com abertura da atriz e jornalista Christiane Antuña.

Ouro de Minas

A Dra. Mercês Fróes, diretora do Instituto Unimed-BH, proferiu algumas palavras. Em seguida, o presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira, fez discurso e chamou ao palco os diretores de Cultura do Minas, Maria da Conceição Oliveira Campos, diretora entre 2002 e 2004 e 2008 a 2010, Sílvia Rubião, diretora de 2011 a 2013 e 2014 a 2016, e André Rubião, atual ocupante do cargo.

Valencianas d’Alceu

Vivas para a indicação do projeto "Valencianas 2, de Alceu Valença e a já citada e elogiada Orquestra Ouro Preto, ao 30º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Lançamento da MPB. Cerimônia de premiação e anúncio dos vencedores, dia 31, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Na inauguração do restaurante Bebedouro, novo "point" na orla da Pampulha, Débora Maciel e Diogo Manfredini. Foto: Edy Fernandes

Na 68 La Pizzeria, a recente aniversariante, Lilian Mesquita e Eduardo Cunha. Foto: arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Depois de liberar o álbum de estúdio, com sete faixas, Roberta Sá lança "Sambasá - Ao Vivo" (Deck) nos aplicativos de música.

Gravado no Circo Voador, com participação de Áurea Martins, o audiovisual estreou dia 28 de abril, no canal da cantora no Youtube.

“Show potente musical e visualmente. Em ‘Sambasá - Ao Vivo’, Roberta brilha muito além do figurino”.

“O prazer de estar em cena, a intimidade com o público, com seus parceiros de palco e o repertório”.

“Tudo somado à qualidade de um canto elaborado, com a assinatura que o tempo já permitiu a ela imprimir na música brasileira”.

*O consultor de moda e imagem, Arlindo Grund participa do evento “Cenários do Varejo de Moda”, promovido pela CDL/BH e Sebrae Minas. Ingressos limitados e já estão disponíveis.

Grund é considerado um dos principais consultores de moda e imagem do país. Hoje, a partir das 18h30, no Centro de Convenções CDL/BH, Boa Viagem.

*Para celebrar o início das atividades, o Centro de Educação em Narrativas Artísticas - Cena, da Fundação de Artes e Cultura - Fundac, realiza, dia 6, 17 aulas gratuitas.

Na programação, balé adulto e infantil, canto, teatro, maquiagem social e cênica, “nail design”, yoga, dança, História da Arte e ateliê criativo.

As aulas serão realizadas no espaço Cena, na Lagoinha, a partir das 8h.

Para participar, inscrição no link: https://bit.ly/3NpfWeK.