Paulo Navarro | quinta, 27 de abril de 2023
Está na moda
Repercutiu muito a coluna do dia 22, sobre o “roubo por pirataria eletrônica”. Roubo de carros caros e modernos em toda a França. A técnica ficou conhecida em inglês como “mouse jacking”. Foi especialmente criada para a chave “sem contato”. Os ladrões usam um sistema que replica, repete, capta, copia as ondas da chave, desde que elas estejam perto do carro. Não mais, piorou.
Moda bandida
Pois bem, depois da coluna, descobrimos que também no Brasil, o sistema de ignição eletrônica “keyless” (sem chave), desenvolvido para evitar os roubos, está, ironicamente, tornando mais fácil a ação dos ladrões. Primeiro porque as pessoas esquecem as chaves presenciais dentro dos veículos. Com os equipamentos nos automóveis, basta que o bandido entre e dirija normalmente para furtá-lo.
Moda moderna
No mais e em suma, a tecnologia que permite a você destrancar seu carro à distância também traz um risco de roubo. As chaves automáticas, presenciais, dos carros modernos emitem, constantemente, sinais para eles. Falhas em sistemas de criptografia nas chaves - ou seja, nas técnicas usadas para proteger as informações - tornam a tecnologia vulnerável.
Moda vulnerável
Os ladrões compram chaves "virgens" e clonam as originais, replicando o código de acesso de um determinado veículo, com um tablet ou telefone celular. Falhas em sistemas de criptografia ou a criptografia com base em um algoritmo, já bastante conhecido dos “hackers”, facilitam a clonagem, deixando milhões de veículos “de frente pro crime”.
Moda antiga
Como evitar? Infelizmente, negando o progresso e a tecnologia, voltando à “Idade da Pedra”, à chave normal. Outro método “muito moderno” é embrulhar as chaves em papel alumínio, muito fácil, barato e, aqui entre nós, ridículo. A que ponto nós chegamos! Tranca no volante, chave antiga ou alumínio. Faz lembrar aquele tempo em que se colocava Bombril nas antenas de TV para melhorar o sinal, lembram?
Programa suculento
A Crystal Night Club, na rua Levindo Lopes, completa um ano no novo endereço, com irresistível atração: até amanhã, apresenta a modelo Dany Monteiro, “Rainha da Coelhinha Brasil”. Capa da Revista “Arena Hot”, musa do Programa “Domingueira na TV” e “stripper performance”. Loura de fazer “babar colorido”!
Broto de arte
Na Lemos de Sá Galeria, bairro Mangabeiras, dia 30, às 10h, abertura da exposição "Bordas Não Brotam do Nada" e lançamento do livro de mesmo nome, do artista Daniel Moreira. Daniel Moreira transita entre a fotografia documental e as artes visuais.
Broto de beleza
As fotografias são preenchidas por relações aparentemente antagônicas, onde o sofrimento tem lugar ao lado da empatia e da beleza do gesto. Obras premiadas, onde o artista faz um compilado de sete séries fotográficas realizadas ao longo de 15 anos de pesquisa.
Super gênios
A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com alta capacidade intelectual e representante oficial no Brasil da Mensa Internacional (organização de alto Quociente de Inteligência (QI) do mundo), reunirá mais de 280 super inteligentes, incluindo crianças, jovens e adultos, para evento de quatro dias, em BH.
Super encontro
Trata-se do encontro anual da entidade, “Annual Gathering”, com palestras, oficinas, jogos, atividades sociais, entre outras atrações. De amanhã a 1º de maio, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, com abertura oficial no Parque das Mangabeiras.
Curtas & Finas
Em Ouro Preto, na entrega da Medalha da Inconfidência, o prefeito de Ouro preto, Angelo Oswaldo; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite; o governador Romeu Zema e o ex-presidente Michel Temer. Foto: Arquivo Pessoal
*Voltamos a falar do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH e do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Dia 21, em Ouro Preto, Souza e Silva foi agraciado com a Medalha de Honra na cerimônia que celebra a Inconfidência Mineira.
E fechando o capítulo Medalha da Inconfidência, dia 21 de Abril e de Tiradentes, em Ouro Preto, o senador pelo Paraná, Sérgio Moro. Foto: Arquivo Pessoal
*Também o diretor administrativo financeiro do Grupo Loja Elétrica, Wagner Mattos, foi um dos homenageados da 71ª cerimônia de entrega das medalhas da Inconfidência Mineira.
Mattos recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha da Inconfidência em reconhecimento à sua contribuição na valorização e no protagonismo de Minas Gerais.
Ainda em Ouro Preto, o procurador-geral de MG, Jarbas Soares e, mais uma vez, o prefeito de Ouro preto, Angelo Oswaldo, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite e o governador Romeu Zema. Foto: Arquivo Pessoal
*Amanhã, às 8h, celebração eucarística, na sede da CéuLar Netimóveis, Cidade Jardim.
A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE/MG realizará seu tradicional “Café com Fé”.
A cerimônia será seguida de um café da manhã e faz parte das comemorações do 45º aniversário da CéuLar.
*Hoje, a Garagem do Cab, bar de drinques, do Cabernet Butiquim, recebe Albert Coelho, da Lamparina Cachaçaria, para um “Guest Bartender”, onde a cachaça é a bola da vez.
*Reduto musical brasileiro no coração de Lisboa, a roda "Viva o Samba Lisboa" lança a faixa "Dora Dora Linda" nos aplicativos de música.
A composição de Marcelo Miranda e Mariana Blanc é o segundo single do primeiro álbum do coletivo, "Na Labuta", previsto para sair ainda neste semestre.
*A Orquestra Opus faz única apresentação com a cantora e compositora Vanessa da Mata, dia 29, às 20h30, no Palácio das Artes.
O show traz sucessos da cantora como “Não me deixe só, “Boa Reza”, “Amado”, com arranjos exclusivos, do maestro fundador da Orquestra Opus, Leonardo Cunha.
*O Memorial Vale oferece até dia 29, de 14h às 17h, a formação “Voz em Cena, Oficina de Direcionamento e Criação Artística”, com a cantora e compositora Raquel Coutinho.
A Oficina Voz em Cena é uma experiência de auto-investigação e busca dar expressão através da voz e do movimento.
*Amanhã, às 15h, também no Memorial Vale, a mesa de debates “Salve o Patrimônio Cultural”, que faz parte da programação do fHist – Festival de História.
O Festival de História é um evento aberto ao público em geral, gratuito, com a missão de contribuir para a popularização dos temas históricos no Brasil.