Paulo Navarro | quinta, 24 de novembro de 2022
Maravilhas da Sérvia
A Sérvia fica nos Bálcãs, sudeste da Europa, com planaltos ao norte e montanhas com resorts de esqui ao sul. Sérvia vem do verbo servir. Suas indústrias incluem automóveis, metais, móveis, alimentos, máquinas, produtos químicos, açúcar, pneus, roupas e produtos farmacêuticos. Uma tradição é assar um grande pão, colocando uma moeda no meio da massa. Quem encontrar a moeda tem um ano de sorte pela frente. A capital é Belgrado.
Os passos de Minas
O governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, convida a todos para o lançamento da campanha “A Liberdade Mora em Minas”. Apresentação do perfil do turista em Minas Gerais 2022 e do novo slogan do Turismo para 2023. Amanhã, às 18h, no Palácio da Liberdade.
Os saltos de Minas
Antes do Palácio da Liberdade, outro programa, se o trânsito permitir. Também amanhã, mas às 14h, o Instituto Periférico e a prefeitura de Santa Luzia lançam a pedra fundamental do Museu da Comida Mineira. Onde? Na Fazenda Boa Esperança, no Centro de Santa Luzia. Parabéns!
Serra dos Caminhos
Com “Serra do Cipó e outros Caminhos”, Raisa Lage retorna às exposições com 20 estupendas e delicadas aquarelas, tendo como foco a Serra do Cipó, entre “outras histórias”, como o Parque Municipal. Abertura dia 26, na Livraria da Rua, Savassi. Até dia 14 de janeiro de 2023.
Mascotes estranhas
Em plena Copa do Mundo, os bonecos mascotes das Olimpíadas de Paris, em 2024, geram polêmicas de toda sorte. Depois de mostrarem os dois capuzes, os "Phryges", da Revolução Francesa - que, segundo gaiatos, lembram uma vagina - os organizadores receberam toneladas de críticas sobre a origem dos produtos: a China.
Mascotes problemáticas
“Quero acreditar que temos apenas alguns meses para corrigir este “problema’”, declarou o ministro da Transição Ecológica, Christophe Béchu. O porta-voz do governo e ex-ministro da Saúde, Olivier Véran, deplorou o “problema estrutural” que mostrou a França, pasmem; incapaz de fabricar, em pouco tempo, dois milhões de pelúcias.
Mascotes vexatórias
“Eu adoraria e lutamos para que, na França, sejamos capazes de ter matéria prima suficiente e fábricas têxteis para produzir as mascotes. Hoje, não conseguimos fazer”, disse Véran, mesmo vangloriando uma fraca reindustrialização do país. Agora, aqui entre nós! Que vexame, a França, uma potência mundial, não consegue fabricar bichinhos de pelúcia?
Mascotes sintomáticas
“A França perdeu suas fábricas durante anos. No entanto, sabemos incentivar as empresas que fabricam na China a voltarem para a França”. Esta fuga é mais uma triste realidade. Com tantas leis trabalhistas que inibem a produção, a França acaba expulsando suas fábricas, especialmente para a China, onde a mão de obra é quase escrava. Isso assassina investimentos, poder de compra e empregos.
Minas inteligentes
“O Minascon é o maior evento da construção civil de Minas Gerais e é aqui que são destacadas as novas tecnologias, inovações, materiais, técnicas e as tendências da indústria da construção. Também são discutidas as melhores práticas ambientais e questões técnicas, como as novas formas de tributação do setor”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura da 19ª edição do Minascon. O evento foi realizado dia 17, no Palace Casino, Poços de Caldas.

A dupla que quer transformar Minas numa “França Tropical”, o governador Romeu Zema e seu secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. Foto: divulgação

O secretário de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra; ele de novo, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira e o secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca Oliveira. Foto: divulgação
Poços inteligentes
Segundo Roscoe, a Construção Civil adquire produtos de todos os segmentos industriais, sendo um propulsor econômico, que gera emprego e renda. “É um setor que representa desenvolvimento. Investir em infraestrutura é proporcionar qualidade de vida para a população, por meio de moradias e obras estruturantes. E isso perpassa pelo cuidado com o meio ambiente, por isso, neste ano, nossos temas são Construções Verdes e Cidades Inteligentes”.

E como hoje, só dá Minas e Poços, Flávio Roscoe, presidente da FIEMG e Sérgio Azevedo, prefeito de Poços de Caldas de Caldas, no Minascon. Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Curtas & Finas
*Ainda sobre o Minascon, realização da FIEMG, através de sua Câmara da Indústria da Construção.
E também dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil -Sinduscon de Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre.
A escolha de Poços rima com o tema da edição: Cidades Inteligentes.
“Poços de Caldas se destaca por sua independência e infraestrutura privilegiada", ressaltou Geraldo Linhares, presidente da Câmara Setorial.
*Com a proposta de levar música para cidades turísticas, de integrar a cultura local e fomentar a economia e o turismo, uma boa ideia da Agência Cultural FCA.
A agência criou o projeto Planeta Congonhas, em parceria com a G&P Produções.
O evento acontecerá pela primeira vez em Congonhas, dia 3 de dezembro, às 17h, na Romaria, espaço dedicado à preservação da história, cultura e lazer da cidade.
O ápice do evento será o show da turnê de despedida da banda Skank.
*O Grupo Oncoclínicas foi um dos convidados do “Saúde e Bem-Estar”, dia 24, no Hotel Fasano.
E reuniu referências de cada setor que compõem a cadeia da vida humana.
O médico Flavio Cárcano, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas Belo Horizonte, representou o grupo, falando sobre câncer de próstata e avanços no tratamento.
*Nuúu Restaurante, em parceria com a Prazeres da Mesa (Mundo Mesa), faz jantar magno.
E faz com os premiados chefs Guilherme Melo (Nuúu Restaurante), Dário Costa (Churrascada do Mar SP).
Jimmy Ogro (BistrOgro, SP), Babi Frazão (Afeto, DF) e Rodolfo Mayer (Angatu, Tiradentes).
Jantar, dia 30, com ingressos à venda na plataforma Sympla.
*A LC Barreto convida jornalistas e comunicadores para a primeira coletiva “online”, sobre o 20º filme de Cacá Diegues, “Deus Ainda é Brasileiro”.
O evento acontece hoje, às 11h e será transmitido pelo canal do YouTube da produtora.
O momento contará com Cacá Diegues, o diretor-assistente Marcelo Santiago, os atores Antônio Fagundes, que interpreta “Deus” e Otávio Müller, que deu vida a Carlitão.