Paulo Navarro | quinta, 17 de agosto de 2023

O Homem, O Mito, O Inesquecível, Walduck Wanderley, que ganha livro sobre sua rica vida pessoal e profissional, dia 19. Foto: Arquivo pessoal

A Marca do W

O livro “WW – O homem que pavimentava sonhos” é a história de Walduck Wanderley (1932-2004), de Montes Claros, que fez fortuna com sua construtora Cowan. Foi educado para progredir, pegando no pesado, pilotando o trator que comprou do pai. Construiu barragens, açudes e estradas. Em BH, conquistou clientes de vulto, transformando a modesta construtora em uma das mais sólidas do Brasil.

A Vida o W

O livro passa por sua vida pessoal. O casamento com Jane Penna, as filas Ana Cristina (Kitty) e Andreya, "o amigo leal, 'playboy' assumido, milionário excêntrico, irmão extremoso, filho presentem exímio líder, empregador paternal, gênio empresarial, benfeitor anônimo, entusiasta da aviação".

A Filosofia do W

Fomentou o desenvolvimento tecnológico e humano, colecionou jatinhos, tinha residências em BH, Rio, São Paulo e Miami. "Usou dinheiro para filmar na alma dos que o rodeavam o estímulo à qualidade de fazer e pensar". Sua filantropia dirigia-se especialmente à amada Montes Claros.

O Livro do W

As 240 páginas escritas por Renato Ribeiro e Clarice Laender foram encomendadas pelas filhas à Editora Biografa. “Uma aula de empreendedorismo, altivez; com humor e tiradas inusitadas”. Lançamento, dia 19, com coquetel para convidados, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade.

Farta plataforma

A Plataforma Fartura é o altar de produtores de origem em festivais, como a Mercearia Fartura. Não será diferente no 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começa amanhã e vai até o dia 27. No cardápio, geleias, pães, doce de leite, cachaça, massas, sorvete e temperos e os queijos como protagonistas.

Farta e saborosa

Destaque para o queijo Giovana, da Ribeiro Fiorentini (Governador Valadares), que seduz apurados paladares. Homenagem à filha do produtor Wagner Ribeiro, o Giovana surgiu do acaso. Após cinco dias de maturação de outro queijo, o Aventurança, cresceu um mofo branco, criando casca enrugada, florida e interior cremoso.

Arte e Moda

Deus no “Garota te Conto Tudo”: Inhotim e Gucci preparam o “Anoitecer Inhotim”. Dia 19, beleza, arte e moda no Instituto Inhotim, o prestigiado museu de arte contemporânea e jardim botânico, com a marca de luxo italiana Gucci. Uma performance, cuja coreógrafa é Lia Rodrigues, na galeria True Rouge, com a instalação de Tunga.

Arte e Gastronomia

Novas paisagens sobre os jardins e lagos. Um jantar a céu aberto, ao som de Tony Gordon e menu do chef Cantídio Lanna, releitura contemporânea dos sabores mineiros. Depois, festa na Galeria Fonte, com o cantor pernambucano Johnny Hooker; os DJs Valber e Nepal.

Arte e Magia

Dia 20, a obra “Encantado”, de Lia Rodrigues, será apresentada para 3.000 espectadores; peças e obras criadas por Cildo Meireles. Os recursos irão para a manutenção do Inhotim, seus projetos educativos e artísticos. A participação no “Anoitecer” garante a programação do domingo, gratuita para visitantes.

Viver o Centro

“Viver o Centro e redescobrir a Cidade” é o convite para a Virada Cultural de BH, nos dias 19 e 20, com extensa programação gratuita em cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Com o tema "Virada Cultural de Todo Mundo", a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o Instituto João Ayres.

Júlia Perez e Mariana Sobreira, “decorando” a Líder Interiores. Foto: Arquivo Pessoal

Trio de belas: Luciana Francioli, Camila Chiari e Juliana Brasil. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre a Virada Cultural. Uma celebração da união do poder público e da Organização da Sociedade Civil - OSC.

O evento integra o programa da PBH, "Centro de Todo Mundo”, para qualificar a região central.

Aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Tomara que este pensamento não dure apenas 24 horas.

*Araxá ganhou um McDonald’s, no Dia de São Domingos, padroeiro da cidade.

A Arcos Dourados, franquia operadora do fast food na América Latina e Caribe, inaugurou o primeiro restaurante.

*O Memorial Vale recebe, hoje e amanhã, a oficina de fotografia “Olhos de ver, mas com que olhos?”, de Miguel Chikaoka.

Chikaoka é referência da cultura fotográfica na região do Pará. Mora em Belém e é ativista do pensamento fotográfico.