Paulo Navarro | quinta, 13 de julho de 2023

O arquiteto Gustavo Penna e seus 50 anos de carreira, homenageados, amanhã, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Foto: Pedro Nicoli

Arquitetura de morar

Um dos maiores e melhores arquitetos, o mineiro Gustavo Penna, comemora seu cinquentenário de carreira. E a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza solenidade comemorativa em homenagem à sua contribuição na arquitetura brasileira. Amanhã, a partir das 18h30, para convidados. O arquiteto é o “Rei” das formas e volumes que rimam com paisagem, conforto e funcionalidade.

Arquitetura de viver

Gustavo Penna ganhou prêmios nacionais e internacionais: o World Architecture Festival Award (2014), o Architizer A+Awards (2015) – Estações Move BRT, o Prix Versailles (2018), principal prêmio mundial de arquitetura comercial, o Architizer A+Awards (2022) – Carmo Coffees e, recentemente, o ArchDaily Building of the Year 2023.

Ser ou não ter

Do amigo, César Romero, na “Tribuna de Minas”. A redistribuição da concessão da BR-040, no segundo semestre, é notícia dúbia. O trecho BH-Rio, de quase 500 km, pela Concer e Via-040 ficará com apenas uma empresa. A experiência mostra que as duas concessionárias não dão conta, muito menos de obras maiores como a nova subida da Serra de Petrópolis. Oremos!

Inverno de aço

O Governo de Minas e a Gerdau apresentam “Metal Etéreo”, do designer Olavo Machado Neto. Conjunto de obras em aço explorando a geometria, linhas e planos. A mostra integra a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, ao ar livre. De 15 de julho a 12 de agosto.

Minúcias divinas

O talento de Kk Bicalho para trabalhos manuais é do outro mundo. O recorte em papel de miniaturas - as chamadas Minuances - surge em sua primeira exposição internacional na BAG Art Gallery, Texas, Estados Unidos. A mostra intitulada “Simple”, tem 20 obras da artista mineira, de Belo Horizonte, e pode ser visitada no site bagonlineartgallery.com.

A arte de Kk Bicalho, recorte em papel de miniaturas, as Minuances, agora, no site bagonlineartgallery.com. Foto: divulgação

Curtas & Finas

*Abertura da Exposição "Poéticas Urbanas", amanhã, às 14h, na Casa de Cultura Tio Inácio, no 1º Festival de Arte Urbana de Capitólio - FAUC.

Na ocasião, o evento recebe a visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. 

*A plataforma de streaming EMCplay selecionou filmes e programas que têm as delícias mineiras no elenco. 

São documentários e conteúdos que viajam pelas cozinhas, apresentam matérias-primas, pratos tradicionais e as personalidades que comandam o fogão.

No cardápio de títulos, “O quê do queijo”, de Paulo Henrique Rocha, documentário que revela a delícia do Serro.

O filme “A dona do tacho”, de Marcelo Wanderley, presta uma homenagem à Nelsa Trombino, referência da culinária mineira, que esteve à frente do tradicional restaurante Xapuri.

*Novo, moderno e central, o Estoril tem atraído cada vez mais investimentos.

A grande novidade agora é da Emccamp Residencial, que chega ao local com um belo empreendimento.

O Brizze Estoril vai aliar tudo isso à localização privilegiada e ampla área de lazer.

Incluindo academia completa, salão de festas, churrasqueira e áreas de convivência para os futuros moradores.

Com um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 106 milhões, o empreendimento chega com excelentes expectativas de vendas.

*A Modernos Eternos BH 2023 foi prorrogada por mais uma semana, após sucesso de público.

31 ambientes decorados no Prédio Verde do Iepha, Praça da Liberdade, além das atrações gastronômicas assinadas pelo chef Leo Paixão.

Maria Gonçalves de Souza Campos, no Campeonato Brasileiro, em São Paulo, dos dias 5 a 9, na Sociedade Hípica Paulista, representando a Federação Hípica de Minas Gerais, com o Bronze no Brasileiro de Amador A. Foto: divulgação