Paulo Navarro | quinta, 11 de janeiro de 2024
Ainda fechando 2023, Junia Carvalho, Cristiane Leroy e Luciana Bonfim. Foto: Edy Fernandes
Fênix Top
Janeiro, a rua Paraíba 811, a Savassi e BH ficaram mais gostosos, dia 9. Uma antiga padaria agora abriga um dos mais clássicos bares e restaurantes da capital, o quase centenário Tip Top (1929). Passamos lá, na manhã, antes da abertura. Tudo lindo, divino e maravilhoso. Parabéns e sorte à dona do pedaço, Ludmila Carneiro. Um lugar carregado de história, já nasce cheio delas e pronto para criar 1001 outras noites.
Novo e criativo
Famoso e badalado pela gastronomia e lazer, o Mercado Novo lança campanha para seduzir mais turistas. A “Turistando no Mercado Novo” apresenta o espaço como usina de Economia Criativa e cultura na cidade, reunindo pitoresca mistura de estabelecimentos para todos. Em pleno Centro de BH, infinitos componentes culturais 100% brasileiros.
Criativo e utilitário
No térreo, temos a feira da madrugada, que abastece 40% da cidade com hortifrutis, produtos a granel e itens de utilidades domésticas. No Piso Um está a grande maioria de lojas de serviços, como as gráficas. Dizem ser o maior polo gráfico do Brasil, com 70 delas, luthierias, oficinas, etc.
Utilitário e gostoso
No segundo e terceiro andares há uma “Caverna de Ali Babá”. É o reino encantado de bares, restaurantes, drinquerias, roupas, academias, livrarias, lojas de discos, tabacaria, central de sinuca, “coworkings” e, claro, uma agência de turismo. Parabéns à iniciativa que, com outros exemplos de empreendedorismo, empurra BH para o Século 21.
Grande Buda
O bloco Zen Noção mudou de nome e agora é Seu Budão, de Helkmut Gondim. A festa de lançamento acontece uma semana antes do Carnaval, dia 3 de fevereiro. Esse ano será no Espaço 158, Savassi, utilizando a área da Parrilha. O bom é que são dois ambientes. Quem quiser curtir os shows vai para a parte fechada, que é limitada e tem isolamento acústico. Ou seja, quem está na área externa não será incomodado pelo som.
Comentário geral
Pelo jeito não apenas os desfavorecidos e miseráveis da Venezuela e da América Central, desesperadamente, buscam asilo nos Estados Unidos. Embaixada e consulados no Brasil atingiram marca histórica de emissão de vistos: 1.125 milhão de autorizações para brasileiros em 2023.
Desejo geral
O aumento acontece depois do esforço conjunto dos consulados, para reduzir as enormes filas de entrevistas e pedidos de vistos. Entre os estados campeões estão São Paulo:517 mil; Rio de Janeiro: 230 mil; Brasília: 173 mil; Porto Alegre: 118 mil e Recife, com 87 mil. Por que será que tantos brasileiros querem trocar o amor pelo capitalismo selvagem?
Safra Rubens Menin
Menin D. Beatriz é o vinho mais especial da Menin Douro Estates. “Quando a paixão por uma região é tanta que se desmultiplica em mais de cinquenta castas unidas num só trago”. Feito a partir de vinhas velhas, é o resultado de cinco anos de cuidado constante e extremo, resultando num vinho de excelência, só lançado em anos especiais.
Bye-bye e merci 2023, com Eliza Paula e Mariângela Lima. Foto: Edy Fernandes
Tchau 2023, oi 2024, no Réveillon do PIC, o Presidente Antônio Eustáquio e a esposa a esposa, Moema Rocha Soares. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Um mundo todo de brinquedo é o que o BH Shopping preparou para a garotada nas férias de janeiro, o LEGO DREAMZzz. Atração destinada a crianças de 18 meses a 12 anos.
A nova linha da LEGO, que também virou série de TV, conta a história dos personagens adolescentes Mateo e Izzie, que caem no mundo dos sonhos.
Essa é a atmosfera que envolve o espaço de diversão, no Piso Mariana.
*A equipe de Microbiologia do Hermes Pardini, laboratório que integra o Grupo Fleury, fechou 2023 com 11 artigos publicados.
Publicados em revistas científicas nacionais e internacionais de grande relevância nos meios acadêmico e científico.
*Abertas as matrículas para o Programa da Maturidade, com início das aulas no dia 21 de fevereiro, no campus Prado da Estácio Belo Horizonte.
Criado pela instituição há 20 anos, o projeto ofertará as novas disciplinas de atuação.
Cinema, Bioenergética, Manualidades e Minas Cultural, conduzida pelo professor e doutor em História, Bruno Viveiros.
O Programa da Maturidade da Estácio visa fomentar a autoestima, promover conhecimento.
E incentivar a apropriação do tempo de forma plena, celebrando a vitalidade, sabedoria e alegria de viver depois dos 50 anos.
São oferecidas ainda aulas de Oficina da Memória, Culinária, Aerodance, Psicologia, Inglês, Espanhol, Musicalização, Gastronomia, Novas Tecnologias, Pilates, Psicologia, Fotografia e outras.