Paulo Navarro | quarta, 8 de novembro de 2023
Na montagem da exposição, “Deus lhe pague - Esmoleiros do barroco brasileiro”, no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, a curadora, Angela Gutierrez. Foto: ArquivoPessoal
Anos 70 agora
A banda The Beatles durou apenas 10 anos, de 1960 a 1970, mas também dura “forever” (para sempre). Isso porque o mundo, em 2023, pode perguntar: “já ouviu a música nova dos Beatles? Tudo graças à inteligência artificial e ao avanço da tecnologia, cada vez mais assustadores. Na década de 1970, John Lennon gravou uma “fita cassete” com uma música chamada “Now and Then”, em Nova York.
Anos 90 agora
Gravação caseira, em “fita cassete”, com qualidade bem rudimentar. A voz de Lennon ficou muito mais baixa que o som de seu piano. Em 1994, Yoko Ono, mulher do artista, presenteou Paul, Ringo e George com a gravação. Porém, as limitações tecnológicas da época os impediram de separar a voz de John do som de piano e a banda abandonou a canção.
O futuro agora
Lennon foi assassinado, em 1980, aos 40 anos. Harrison, morreu de câncer, em 2001, aos 58 anos, mas tinha deixado sua parte gravada. Com a nova tecnologia, em 2022, os sobreviventes, Paul e Ringo, conseguiram finalizar “Now and Then”. “É bastante emocionante”, disse Paul. “Era como se John estivesse lá", completou Ringo. A música é linda, mas perguntamos: onde vamos parar? Daqui a pouco os filmes mudos estarão falando.
“Movember” bigodudo
Desde 2003, na Austrália, o “Movember” luta pela conscientização dos homens sobre a saúde. É um Outubro Rosa “peludo”. Os participantes fazem totalmente a barba no primeiro dia do mês de novembro e depois deixam o bigode crescer durante todo o mês, registrando fotos e depoimentos nas redes sociais e no site da campanha.
Novembro bigodudo
Daí o nome “Movember”, “Mo” de “moustache” (bigode, em inglês) e “november” (novembro, em inglês).
A ideia é chamar à atenção sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e de testículos que, se descobertos a tempo, têm 90% e 99% de chances de cura, respectivamente. O “Movember” já acontece em 21 países.
Deus lhe pague
Deixar uma moeda frente a uma figura sagrada é pedir proteção ou simples contribuição. Os “esmoleiros” são parte do imaginário popular católico há séculos. São essas peças que compõem a exposição “Deus lhe pague - Esmoleiros do barroco brasileiro”, no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, desde o dia 1°, com entrada gratuita.
Deus lhe ajude
Com curadoria de Angela Gutierrez, são 35 peças históricas de Goiás, Bahia, Mato Grosso e Minas. As obras remontam aos séculos 18, 19, 20 e são feitas de madeira, ferro, lata e folhas de flandres. A exposição “Deus lhe pague - Esmoleiros do barroco brasileiro” fica em cartaz no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes, por tempo indeterminado.
Respeitável público
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais – IBEF/MG e a Deloitte, informando seus públicos, fecharam parceria com um curso para CFOs, sobre a importância financeira do Caixa, da Inovação e da Estratégia. Hoje, acontece o fechamento do curso, em noite na concessionária da Porsche do Grupo Bamaq, com a última palestra e entrega dos certificados.
Na comemoração dos cinco anos do restaurante, O Italiano, Frede Andrade, Vinicius Veloso, Bolivar Andrade, Kiko Gravatá, Elzin Pereira. Foto: Pedro Costa
No mesmo evento, Gaby e Fabiano Menotti, Carlos Andrade e Dayse. Foto: Pedro Costa
Mesmo festivo cenário para Cláudia Verçoza, Naty Vasconcelos e Gaby Brasil. Foto: Pedro Costa
Curtas & Finas
*Ainda sobre o IBEF/MG e Deloitte: “Agradeço a Deloitte pela visão e comprometimento com este projeto”.
“Projeto que sempre entregará informações fundamentais para os profissionais CFOs, pois a profundidade ganha da artificialidade sempre”.
“Cada vez mais os profissionais de finanças devem entender de estratégia, economia, tecnologia e gestão de pessoas para implementar decisões corretas na sua área”.
“Finanças responsáveis e sustentáveis é no IBEF, parabéns a todos que concluíram o curso; estão um ‘passo’ à frente no mercado”, ressaltou o presidente do IBEF-MG, Julio Damião
*O 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura selecionou seis artistas para 2024/ 2025.
São eles: Coniin (Belo Horizonte/MG), Rafael Vilarouca (Juazeiro do Norte/CE), Higo José (São Paulo/SP).
Mozileide Neri (Rio de Janeiro/RJ), Will (Belo Horizonte/MG) e Alice Yura (São Paulo/SP).
Os projetos escolhidos são inéditos e foram desenvolvidos para pintura, fotografia, escultura, performance e instalação.
Cada mostra durará 40 dias, com entrada gratuita e ações do programa educativo da Casa Fiat de Cultura.
*O Cabernet Butiquim foi eleito um dos 100 melhores bares do Brasil no ranking Exame Casual 2023.
O bar subiu da 50ª para a 42ª posição, com experiências gastronômicas e de entretenimento.
A lista foi elaborada por 60 críticos e influenciadores de todo o Brasil, que indicaram seus bares favoritos.