Paulo Navarro | quarta, 8 de fevereiro de 2023

Rubens Menin, que agora, mais premiado, transforma "Douro", em ouro líquido português. Foto: divulgação

Da CNN Brasil

Rubens Menin, timoneiro da Vinícola Menin Douro Estates, recebeu, dia 3, o prêmio de Personalidade do Ano no Brasil, no prêmio, “Os Melhores do Ano”, da “Revista de Vinhos”. A revista portuguesa, especializada também em gastronomia e enoturismo, realizou a cerimônia anual na cidade do Porto, habitat do vinho.

Do Brasil

Néctar da Menin Douro Estates, o “Dona Beatriz 2019” conquistou o Prêmio Excelência, entregue anualmente para apenas 30 vinhos de toda a produção portuguesa. Na premiação, o empresário lembrou-se do avô, nascido em Portugal e ainda revelou ser encantado pela região.

Do Douro

“O Douro me encantou. Portugal é maravilhoso. Tenho a sorte de ter achado uma terra muito boa na margem do Douro, onde podemos tentar fazer um vinho muito bom”, agradeceu Menin. “Espero curtir o Douro por muitos anos e ter a alegria de conviver com essa comunidade carinhosa e maravilhosa”.

Do ouro

Em 2022, a mesma publicação classificou como “Altamente Recomendado” outro tesouro da Menin Douro Estates, o tinto Menin Grande Reserva 2019. O selo indica que o vinho tem patamar de qualidade entre muito boa e excelente, com “plena garantia de deixar de sorriso rasgado qualquer felizardo que tenha oportunidade de degustá-los”.

De ouro

Desde 1996, a revista elege “Os Melhores do Ano”, “Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Restaurante do Ano”, “Destino Gastronômico do Ano”. E, ainda, concede os prêmios “Personalidade no Vinho”, “Personalidade na Gastronomia” e “Personalidade no Brasil”, entre as 25 categorias.

De vinhos

“É o momento em que sublinhamos o mérito. Distinguimos projetos e pessoas que são empreendedores criativos, densos, ousados, conhecedores, inspiradores. Portugal pode ser sempre mais e sairá reforçado sempre que todos, e cada um de nós, derem o seu melhor”, afirmou Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da “Revista de Vinhos”.

Tenda dos Milagres

Não à toa, dia 2 de fevereiro, é dia de festa no mar, dia de Iemanjá. E, claro, também é dia do mais velho e novo baiano de BH, o restaurante Alguidares, que completou 27 anos, tendo, a frente, a chef Deusa Prado, de Feira de Santana, que, na falta do mar, da praia, areia e brisa resolveu abrir seu templo nos altos da rua Piumh-í, no Sion.

Tenda dos Santos

Mas o toque de Jorge Amado, Dorival Caymmi, Gabriela, Cravo e Canela, é mérito de uma amiga de Deusa, a não menos divina arquiteta, Márcia Carvalhaes, trazendo uma pitada de mar, praia, areia e brisa, em ambiente que nem a Praia de Itapuã tem mais. Para os mineiros, sempre carentes de litoral e de seus ventos, o Alguidares é um alento que navega em prêmios e sabores.

Beijo mineiro

O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) representaram Minas no maior congresso de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión, na Espanha. CRQA e INHAC uma promoveram degustação de queijos e receitas típicas mineiras, com o chef Gabriel Sodré, a convite da Embratur e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG).

O empresário e advogado André Couto, em recente comemoração de seu aniversário, ao lado dos filhos Guilherme e André Filho. Foto: Tião Mourão

No mesmo evento, Ilton, Amanda e Aruanda Fischer. Foto: Tião Mourão

Curtas & Finas

*Ainda sobre nosso queijo, nosso tesouro. O resultado, pra lá de positivo, mostrou que o queijo mineiro foi aprovado pelo público.

Público recorde, com mais de 21 mil visitantes, quase dois mil chefs congressistas e mais de mil jornalistas especializados de todo o mundo.

Em março, o CRQA e INHAC serão abertos ao público em uma estrutura de mais de 750m² no Espaço 356, em Belo Horizonte.

O espaço terá uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca e anfiteatro multiuso para eventos diversos.

*No saudoso ano 2022, recordes para a Loft em Minas, startup especializada na compra e venda de imóveis.

A Loft viu seu portfólio crescer 283% sobre 2021 e já soma mais de oito mil casas e apartamentos anunciados somente na capital.

Com mais imóveis à disposição, as conversões - número de clientes que compram uma unidade após visita - também subiram, atingindo o patamar histórico de 20,1% no último mês. Façam o B!

*O Projeto Aproxima volta com o melhor da gastronomia e produtos de Minas.

As feirinhas agora serão temáticas e contarão, cada uma, com um embaixador especial que vai participar da curadoria.

Até o fim do ano, serão dez edições, sempre no primeiro sábado de cada mês e em espaços diferentes da cidade. 

Os embaixadores foram escolhidos a dedo pelo idealizador do projeto, Eduardo Maya.

A primeira edição aconteceu dia 4, no Colégio Arnaldo, com o tema de Carnaval, claro.