Paulo Navarro | quarta, 6 de setembro de 2023

No “1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue”, no Palácio da Liberdade, o governador Romeu Zema, entrevistado pelo titular da coluna. Foto: Arquivo Pessoal

Caipi Azul

Celebrando o intercâmbio gastronômico e turístico de Minas com a ilha de Curaçao, o “1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue”, promovido pelo Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult), agitou o fim de semana. Sábado, o governador Romeu Zema participou do segundo dia, no Palácio da Liberdade.

Caipi Geral

O governador aproveitou para visitar a feira de produtos regionais de Minas, nos jardins do palácio, além dos estandes com o melhor da cozinha mineira e influências da ilha caribenha, a partir de técnicas contemporâneas de apresentação da cozinha francesa. Depois, o governador participou de um almoço beneficente no Palácio da Liberdade.

Caipi Solidária

Almoço ao lado do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e da presidente do Serviço Social Autônomo - Servas, Christiana Renault. Toda a renda arrecadada com os almoços e jantares será doada aos hospitais Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Mário Penna e São Francisco, instituições indicadas pelo Servas.

No primeiro jantar beneficente, do “1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue”, Palácio da Liberdade, Cassia Ximenes, Christiana Renault e Luiza Barcelos. Foto: Arquivo Pessoal

Caipi Embaixadora

Para o governador, foi uma oportunidade de potencializar a cozinha mineira, revelando as invenções da gastronomia contemporânea dos chefs locais, com a potencialização da atividade turística. “Se tem algo que nos caracteriza é a cozinha. A comida mineira tem suas particularidades e, com esse festival, queremos tornar isso muito mais marcante. E isso atrai turistas”.

No primeiro almoço beneficente, do “1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue”, Palácio da Liberdade, Patrícia Constantino Barbosa e a aniversariante, Christiana Renault. Foto: Arquivo Pessoal

Novas da OLX

A OLX, maior plataforma de compra e venda “online” de veículos do país, escolheu BH para receber o Conecta Autos na Estrada, no restaurante Coco Bambu. Em palestras e painéis, o evento trouxe para BH nomes relevantes do setor automotivo, como Dilson Motta, diretor executivo da Fenauto.

Próceres da OLX

Glenio Junior, presidente da Assovemg, Flávio Xavier, diretor de Marketing do Grupo Moderna Veículos e Kissela Zaniboni, gerente de Marketing do Grupo Adel, além do CEO da OLX Brasil, Olivier Aizac, executivos da OLX que vieram para o encontro, como Caio Matias, diretor de Negócios, da OLX.

Sertão sem Veredas

Rodrigo Severo lança, dia 16, na Livraria da Rua, Savassi, o livro “O que eu quero é ficar no sertão - Poemas do caminho”. Na obra, o autor convida o leitor a navegar pelo sertão, por meio de poesias que exploram as raízes culturais brasileiras, sejam em forma de cantigas ou de contos delirantes. São 34 poemas, narrados por um andarilho e viajante.

Curtas & Finas

Ainda sobre o livro de Rodrigo Severo. O andarilho, caminhando sem destino, conta histórias e “causos”.

Cantarolando e admirando as belezas e amarguras do sertão.

Entre os poemas, “Coragem”, “Coturno”, “Maravilhas” e “Capelinha”, selecionado no concurso Novos Poetas no Sarau Brasil.

“Capelinha” comporá a obra “Novos Poetas Brasileiros 2023".

O livro é o reencontro de Severo com a brasilidade, após morar muitos anos fora.

*Você já parou para pensar nas empresas que operam em regiões isoladas e remotas do Brasil?

As que precisam de conectividade confiável e de alto desempenho para manter as suas operações? A Briskcom é uma dessas empresas.

Serviços de conectividade de alta disponibilidade, com o maior número de conexões satelitais e o Operador Nacional do Sistema Elétrico – NOS.

Órgão responsável por operar a malha de transmissão e geração que compõem o Sistema Interligado Nacional – SIN.

*As Professoras Juliana Machado, Larissa Tavares, Flávia Schaper e Raquel de Carvalho.

Mais as acadêmicas do curso de Fisioterapia, Vitória Eduarda Alves e Mariana da Conceição, conquistaram a importante premiação na área de estudo da Esclerose Múltipla.

O trabalho: “A escala modificada do impacto da fadiga aplicada por telefone em indivíduos com esclerose múltipla é válida e confiável? Uma investigação das propriedades de medição”.

Recebeu o prêmio “Roberto Melaragno Filho Award”.

Melhor trabalho na categoria multidisciplinar apresentado no 24° Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, junho, em São Paulo.