Paulo Navarro | quarta, 5 de julho de 2023

O presidente da Cofer Ferro e Aço, Aysllan Veli Rodrigues e Julyana Pugas Rodrigues, na comemoração de um ano da filial Uberlândia. Foto: Arquivo pessoal

Minas na frente

Minas foi o estado com maior crescimento no setor de turismo em 2023, de acordo com o Índice de Atividades Turísticas - Iatur, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A variação entre 2022 e 2023, segundo o instituto, foi de 24,3%, ficando 13,2% acima da média nacional (11,1%). A receita nominal cresceu em 34,9%, também superando a média brasileira, que ficou em 30,1% no período analisado.

Minas sempre

O governo estadual comemorou o resultado, atribuindo-o aos esforços de estímulo ao setor. “Dados do IBGE apontam que o setor é um dos principais responsáveis pelo aumento do PIB brasileiro, o que demonstra a importância das atividades turísticas. Nossa meta é investir cada vez mais para contribuirmos em maior geração de emprego e renda”, declarou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult/MG, Leônidas Oliveira.

Cafés Gerais

O compromisso com o futuro do planeta e a produção apoiada nos pilares ambientais e socioeconômicos da sustentabilidade renderam ao Guima Café a renovação do selo Rainforest Alliance – organização internacional, presente em mais de 70 países. Um ano após conquistar a certificação Regenagri, depois de rígida avaliação para obtenção do título de Cafeicultura Regenerativa, o Guima Café anuncia a renovação do selo.

Mais Minas

Hoje é o Dia da Gastronomia Mineira. Para comemorar, na Semana da Gastronomia Mineira, o Troféu Eduardo Frieiro, escritor que lançou, na década de 60, o primeiro livro sobre o tema, “Feijão, Angu e Couve”, tratando o comer do mineiro. O produtor cultural, Marcelo Wanderley, foi um dos indicados ao prêmio. A solenidade acontece hoje, das 19h às 22h, em BH.

Grande Terrinha

Pelo sétimo ano consecutivo, a imigração cresceu em Portugal. Por que será? Aqui tudo vai tão bem! O que Portugal tem que o Brasil não tem? Sim, porque os brasileiros ampliaram a liderança entre as nacionalidades mais fugitivas, perdão, presentes, representando 30,7% do total de imigrantes.

Terrinha de grandes

O número de estrangeiros chegou ao recorde de 781.915 residentes legais, aumento de 11,9% em relação a 2021. Não podemos esquecer que os ricos brasileiros já vinham mostrando uma “queda” por Portugal. Agora, parecem mesmo estar abandonando o “Titanic” e aproveitando a política portuguesa de atrair e seduzir quem tem dinheiro.

O astro do picadeiro do Circo Portugal, Luciano Portugal, agora em sua turnê por Sete Lagoas. Foto: Edy Fernandes

Na reunião com o secretário de Comunicação do Governo de Minas, no Conselho de Comunicação da Associação Comercial de Minas, o presidente da ACMinas José Anchieta; o secretário; Bernardo Santos; o presidente dos Conselhos da ACMinas, Marcos Brafma e o presidente do Conselho Empresarial de Comunicação, Helinho Faria. Foto: Divulgação

Curtas & Finas

*O Minas Shopping conquistou duas premiações na edição 2023 do Prêmio Abrasce, que destaca os melhores projetos e iniciativas do segmento de shopping centers do Brasil. 

Em cerimônia, dia 27 de junho, em São Paulo, o Minas Shopping recebeu um troféu de prata (segundo lugar) na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.

E também um de bronze (terceira colocação) na categoria Gestão de Pessoas.

*A Rússia hoje tem cerca de 6.000 ogivas nucleares, Estados Unidos 5.500, China 500, outros países somando 1.000 ogivas. 

Segundo especialistas, este arsenal é suficiente para destruir a terra “mais de 20 vezes”, observa Ricardo Guedes, da Sensus.

Agora, perguntar não ofende, nem defende. Para que tantas ogivas que não podem ser usadas?

*O prazo para os municípios se inscreverem na Lei Paulo Gustavo, que reserva R$ 378 milhões para Minas, termina dia 11. Mas, até semana passada, 428 cidades mineiras ainda não tinham se cadastrado.

*Triângulo, zabumba e sanfona na Feira de Artesanato do Mineirinho.

Em clima de férias e de festa julina, amanhã, a noite será comandada pelo Trio Lampião, com forró pé-de-serra.

O público vai curtir clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos. Outra atração é o DJ Hugo Santiago. A entrada é gratuita.

*Com forte atuação no mercado imobiliário do Buritis, a Tetum Engenharia, do Grupo Somattos, lança o Evoluti.on.


Para celebrar, a construtora fará ação festiva com a inauguração do apartamento decorado, dia 8, das 9h às 14h, onde o prédio está sendo construído.