Paulo Navarro | quarta, 28 de junho de 2023

Mais um campeão

Decolando, o 26º “Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes”, de 18 a 27 de agosto, o primeiro e um dos mais importantes festivais de gastronomia do Brasil, seduzindo cerca de 60 mil pessoas. Mais de 200 atrações gastronômicas e culturais na Praça da Rodoviária, no Santíssimo Resort e no Largo das Forras.

Campeão de audiência

São 10 dias em que a gastronomia é a rainha, elegante e democrática; vai dos célebres Festins - jantares de alta gastronomia - aos chefs preparando receitas em praça pública, nos seus estandes e nas Cozinhas ao Vivo, passando por cursos e aulas, além da Mercearia Fartura com produtores de origem. Shows e apresentações artísticas completam o cenário cultural.

Campeão de público

“O festival é muito aguardado, recebemos turistas do Brasil inteiro. Foi nosso primeiro festival, observando a cadeia produtiva da gastronomia, em uma pequena cidade, do produtor à refeição. Foi a inspiração para a Plataforma Fartura, com o tema `Da origem ao prato`. É nossa pérola, com muito cuidado e carinho”, comenta o diretor geral Rodrigo Ferraz.

Mais Minas

Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - Codemge, passará a receber 49,12% dos ganhos econômicos relacionados ao Projeto MGgrafeno. Iniciativa pioneira da Codemge, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN.

Mais Gerais

O MGgrafeno agrega valor ao grafite natural. As três entidades firmaram contrato de partilhamento de ganhos econômicos da exploração da propriedade intelectual do projeto. “Com isso, a Codemge garante que Minas colha os frutos dos investimentos feitos pela Empresa em estudos e no desenvolvimento de tecnologias ligadas ao grafeno”, disse o presidente da Companhia, Thiago Toscano.

Resposta da natureza

A fumaça espessa dos incêndios no Canadá tomou as cidades de Montreal e até de Nova York, nos Estados Unidos. A poluição é tamanha e tão forte que agora ameaça chegar à Europa. E crise ambiental tem vários tentáculos. Por exemplo, o Canal do Panamá, considerado uma das principais vias de transporte, está enfrentando sua maior seca em quase 10 anos.

Preço da natureza

O nível da água é o menor desde 2016 e isso pode impactar o preço das mercadorias. Nos primeiros cinco meses do ano, as chuvas acumuladas ficaram 47% abaixo da média histórica, deixando mais rasas as águas do Lago Gatún. Assim, o transporte de certas embarcações está restrito, o que encarece o preço dos fretes.

Limites da natureza

Encarece os fretes e mexe com a cadeia produtiva. Se, antes, um navio de 15 metros passava pelo canal, agora, o limite para os navios é de 13,5 metros. Uma redução de até 40% na capacidade de carga dos gigantes marítimos. A localização estratégica liga os oceanos Pacífico e Atlântico e movimenta quase 5% do comércio mundial, economizando muito tempo.

Curtas & Finas

*Voltando à seca no Canal do Panamá. A coisa é tão séria que já tem gente prevendo impactos no envio dos seus presentes de Natal. 

A baixa no Canal deverá influenciar as previsões da inflação americana. 

Quando o nível da água de um rio é capaz de influenciar o preço dos fretes de todo o planeta, você entende quão mágica é a economia.

O Grupo Mater Dei, no 28º Prêmio Top Of Mind Mercado Comum - Marcas de Sucesso Minas Gerais, com Rafael Cordeiro, diretor de Relacionamento com Investidores do Hospital Mater Dei. Foto: Arquivo Pessoal

*O Sistema Unimed mineiro foi destaque no Prêmio Top of Mind - Marcas de Sucesso de Minas Gerais. 

Pelo 28º ano consecutivo, a marca foi premiada na Categoria Excelência, reforçando seu compromisso com a qualidade e excelência em serviços de saúde.

A Unimed também foi agraciada, pelo 12º ano consecutivo, com o 1º lugar na Categoria Top do Top, foi a marca mais citada pelos entrevistados, independente da área de atuação.

O Minas Shopping, no 28º Prêmio Top Of Mind Mercado Comum - Marcas de Sucesso Minas Gerais, representado por Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping. Foto: Arquivo Pessoal

As Joias Rommanel, sempre no 28º Prêmio Top Of Mind Mercado Comum - Marcas de Sucesso Minas Gerais, com Marcelo Cataldo, Fabiana Martins e Luiza Cataldo. Foto: Arquivo Pessoal

*A Gerdau estreou na 70ª edição do Cannes Lions 2023, festival internacional de criatividade, na França, do dia 19 ao dia 23.

Concorreu com o “case” da construção da cenografia do Palco Mundo, do Rock in Rio Brasil 2022, a partir de mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável.

Falou Rafael Simas, do Marketing da Gerdau: “Quem venceu o Leão de Ouro foi outra empresa, mas estar no ‘shortlist’ nos encheu de muito orgulho”.