Paulo Navarro | quarta, 26 de abril de 2023
Em Ouro Preto, Dia 21 de Abril e de Tiradentes, na entrega da Medalha da Inconfidência, Bernardo Teles, diretor-geral - Grupo Band Minas e Francisco Nivaldo Sales Bessa, diretor superintendente da Rádio Alvorada FM. Foto: Arquivo Pessoal
Ouro inconfidente
Dia 21 de Abril, Dia de Tiradentes, em Ouro Preto, a antiga Vila Rica, berço da Inconfidência Mineira, tivemos o privilégio de acompanhar mais uma entrega da Medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo Governo de Minas. O governador Romeu Zema esteve presente, assim como homenageados e convidados de peso para a Política, Economia e o Desenvolvimento de Minas, lembrando que o futuro só é possível com Liberdade, ainda que tardia e sempre.
Também em Ouro Preto, recebendo a Medalha da Inconfidência, Gustavo Werneck da Cunha, diretor presidente & CEO da Gerdau. Foto: Arquivo pessoal
Sempre e ainda em Ouro Preto, dia 21 de Abril, o empresário, Lucas Kallas, empresário. Foto: Arquivo pessoal
Minas do Futuro
Dia 25 de maio, às 20h, no Minascentro, a Fiemg convida para o Dia da Indústria 2023: “Movidos Pelo Futuro de Minas”. Visando um legado de impacto positivo, precisamos de líderes em movimento, com atitude inovadora e ideias transformadoras. “Seguindo o impulso da nossa evolução, preparamos um evento mais atual e conectado, com uma comunicação exclusivamente digital”.
Homem do Sistema
Dia 20, o presidente do Sistema Comércio Minas, Nadim Donato, foi empossado como membro do Conselho de Ética Pública do município de Belo Horizonte - Conep. O cargo, que não é remunerado, tem entre suas prerrogativas a fiscalização da conduta dos membros do alto escalão da PBH em consonância com o código de ética da administração pública.
Homem de Liderança
O prefeito Fuad Noman destacou que a escolha de Nadim foi feita considerando sua liderança a frente do sistema e as relações que a entidade estabelece junto à Prefeitura. Sua atuação como comerciante no município, conhecendo os impactos de medidas da administração municipal na economia, também foi apontado por Noman como um dos motivos para a designação do cargo.
Praia de BH
O Beach Tennis é uma “febre contagiante”. Os mineiros compareceram, em peso, à já tradicional Copa Belvedere Somattos de Beach Tennis. A competição movimentou as três arenas do bairro-sede, entre os dias 14 e 16. Foram 12 quadras, para 400 atletas e 300 jogos em duplas. Houve disputas em todas as categorias: feminina, masculina e mista. Além das medalhas, premiação de mais de R$ 12 mil.
Praia de placa
“Estamos muito felizes com o sucesso de mais uma edição do evento, que é o maior da modalidade realizado na capital mineira. O patrocínio reforça o compromisso da Somattos em incentivar ações que valorizam o bem-estar, o esporte, a saúde, o lazer e o entretenimento de qualidade”, afirma Carolina Lara, gerente de marketing da construtora.
Quente e pelando
A Associação Comercial e Empresarial de Minas - ACMinas realiza, hoje, às 8h30, o “Café com o Governador”, no Automóvel Clube. Romeu Zema apresentará propostas de seu programa de governo, além de expor informações do processo de recuperação fiscal do Estado perante a União. Membros do conselho superior, diretores executivos, conselheiros executivos e presidentes dos conselhos empresariais estarão presentes ao evento.
Minas solar
Minas mostrou-se “PhD” em energia solar fotovoltaica: foi o primeiro estado do Brasil a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com dados públicos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. O pioneirismo de Minas, como evidenciado pelos números, reforça o protagonismo e o compromisso do Governo de Minas com a geração de energia limpa, barata e renovável.
Minas estelar
A participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Seda, por meio da Superintendência de Política Minerária, Energética e Logística, foi essencial. Para o secretário da Seda, Fernando Passalio, a conquista reflete, “investimentos sólidos e constantes, além da melhoria no ambiente de negócios voltados ao sustentável, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar e prospecção de investimentos voltados para esse tipo de energia’’.
Corram e muito
No Auditório do Conservatório UFMG, no CAD3 UFMG e na Associação Querubins, “Seminário de Práticas Criativas em Música e Engajamento Social”, de hoje ao dia 29. O coordenador do seminário é o maestro Werner Silveira, diretor presidente do Núcleo de Educação Cidadã, idealizador e maestro da Orquestra Ovo, músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e palestrante convidado na Fundação Dom Cabral, em Arte e Gestão.
Curtas & Finas
*Há uma semana o Instituto Ramacrisna, Betim, recebeu a visita da cônsul Nakano Sachi, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Com Sachi, a assessora econômica do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Akemi Ono.
O Consulado do Japão é um dos parceiros mais importantes do Ramacrisna e, em 1995, apoiou a construção de um galpão, para o curso de Mecânica de Automóveis.
E, em 2016, a construção do prédio onde funciona hoje o curso de Robótica Industrial e aulas do Adolescente Aprendiz. Os projetos beneficiaram 634 alunos somente em 2022.
*Atenção, gestores, servidores, vereadores e profissionais que atuam na área pública!
Esgotam-se as vagas nas palestras, painéis e fóruns da programação técnica do 38º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 9 e 10 de maio de 2023, no Expominas.
*Hoje, acontece o encerramento da programação do Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Na “Retrospectiva Martín Rejtman”, depois de três filmes oriundos da Carta Branca a Martín Rejtman, palestra com Mariana Mol.
Entre os dias 28 e 30, das 9h30 às 13h30, será ministrada, na Sala Multimeios 1, a oficina “Monólogos para Cinema” com a atriz mineira Bárbara Colen.
Até 2 de julho, a exposição “Memória não é história”, na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Exposição com obras de Manuel Carvalho, artista mineiro de Lavras, sob a curadoria de Catarina Duncan.
Até o dia 15 de maio, o Espaço Expositivo do Centro Cultural Unimed-BH Minas abriga os trabalhos artísticos dos alunos da Lúcia Castanheira Escola de Arte.
Na mostra, intitulada "Pequenos formatos", trabalhos de mais de 20 alunos de Lúcia Castanheira.