Paulo Navarro | quarta, 25 de outubro de 2023

A artista plástica, Thaïs Helt, com sua exposição, “Enigma da Fuga”, na Lemos de Sá Galeria, dia 28. Foto: Renato Morcatti

Enigma devorador

O tempo perdido que o escritor Marcel Proust tanto buscou, a artista Thaïs Helt achou em forma de delicadeza e beleza. Quem quiser constatar basta conferir a mostra “Enigma da Fuga”, coleção de desenhos e objetos criada durante o confinamento da pandemia da Covid-19 e pós-pandemia. São fantasmas, seres, formas, enigmas e magia resultando em obras que traduzem e expressam o íntimo da artista diante do incerto.

Enigma encantador

As “cartas”, desenhos em folhas de “hanne müller”, são fluídas e austeras, o preto e o cinza sobrevoam o papel e a sua dimensão. Já os objetos, blocos de carvão e o ouro são a própria e sustentável leveza do ser, dos segredos e medos. Abertura, dia 28, das 11 às 16 horas, na Lemos de Sá Galeria, Mangabeiras. 

Pedra preciosa

O Itaú Cultural, São Paulo, abre, hoje, às 20h, a “Ocupação Mario Pedrosa”, exposição sobre a trajetória do crítico Mario Pedrosa (1900-1981), figura primordial na crítica cultural e artística do Brasil no século 20. 300 peças, entre documentos, fotografias, trocas de cartas com personalidades das artes - como Hélio Oiticica, Picasso, Miró, Calder e Lygia Clark - livros, vídeos, depoimentos de pesquisadores, entre outros.

Gerdau crucial

A Gerdau, maior empresa produtora de aço do Brasil, foi um dos destaques na 8ª edição do Ranking 100 Open Top Corps. A companhia está entre as organizações que mais investem em inovação aberta e relacionamento com startups do Brasil, na 10ª posição. A premiação, promovida pela plataforma 100 Open Startups, é uma das mais importantes no cenário nacional de inovação aberta e startups, avaliando como as corporações praticam esse tema.

Wicar limpar

Também no 8º Ranking 100 Open Startups 2023 Brasil, dia 18, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, a startup Wicar foi TOP 9 em Mobilidade do Ranking 100 Open Startups 2023 Brasil. Com a participação de 4.177 startups, de 244 cidades pontuadas. No Brasil são mais de 12,7 mil startups em atuação.

Wicar lavar

A Wicar lava um carro inteiro com apenas 350 ml de água, pouco mais de um simples copo. Assim, a startup, desenvolvida há cinco anos pelas mineiras Andressa Molinari e Magali Alvarenga, promove a sustentabilidade, a economia de água e o cuidado com o meio ambiente

Pequenos gigantes

O lucrativo mercado infanto-juvenil estreia na passarela da 30ª edição do Minas Trend, dia 25, às 18 horas, no Minascentro. No Brasil, a moda infantil cresce em média 6% ao ano e representa 16% do setor têxtil, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção - Abit. Somos o quinto produtor têxtil do mundo e 90% do setor do vestuário nacional é representado por micro e pequenas empresas.

Lambe e chupa

A Fermentaria Lambe Lambe espumou no Mondial de la Bière Rio de Janeiro, um dos festivais mais renomados do Brasil dedicado a cervejas artesanais. A Lambe Lambe foi a única de Minas, com bebida mista na sua categoria, na décima edição, nos galpões do Píer Mauá, Rio de Janeiro, para 50 mil visitantes e 1,5 mil rótulos de mais de 100 cervejarias.

O chef Yves Saliba, do Per Lui, mostrando o que Minas tem, na 5ª Feira dos Campeões da Veja Comer & Beber, em São Paulo. Foto: Victor Schwaner

Curtas & Finas

*À frente do restaurante Per Lui, o chef Yves Saliba representou Minas na 5ª Feira dos Campeões da Veja Comer & Beber, em São Paulo, com os principais nomes da gastronomia paulistana.

*A indústria mineira Saudali participou da Superminas Food Show 2023, 2º maior evento supermercadista do país, no Expominas,

No segundo dia do evento, o destaque foi para o cantor sertanejo Sérgio Reis no estande da Saudali. 

O artista é parceiro comercial da empresa e veio divulgar os produtos, além de receber clientes, fornecedores e fãs.

O cantor Sérgio Reis e Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali, na Superminas Food Show 2023, Expominas. Foto: Isabella Alvim

*Ações inteligentes levam a AngloGold Ashanti a um outro patamar de sustentabilidade no setor minerário. 

Com foco na meta Net Zero, de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, a mineradora já acumula resultados positivos. 

Em 2022, a empresa reduziu em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO2), na comparação com o ano anterior.