Paulo Navarro | quarta, 22 de fevereiro de 2023

Viver bem

Hoje, temos um tema ótimo para a ressaca de quarta-feira de cinzas, inclusive a ressaca moral, que costuma ser muito pior. Tema ideal, porque quatro dias de folia cansam. E descanso passa por morar bem, morar com conforto, muito verde, sono bom e qualidade de vida, entre muitos outros detalhes fundamentais. Assim, caiu bem um e-mail, nos lembrando que viver em uma cidade grande como São Paulo não é “batatinha”. Comprovamos isso na pandemia.

Morar bem

Viver em metrópoles como Rio de Janeiro e Belo Horizonte “requer viver de acordo com o ritmo do local, andar sempre agitado, encontrar dezenas de pessoas diariamente, percorrer a cidade inteira pelas linhas de metrô e trens. Um fato é que não são todas as pessoas que gostam desse estilo de vida, optar por morar em um lugar mais afastado permite uma vida de verdade”.

Escolher bem

E, como dizíamos, não só isso, mas também “respirar novos ares, ter seu próprio negócio e levar um diferencial ao interior ou arredores litorâneos. De acordo com a Lello condomínio, 49% dos profissionais e moradores deixaram a capital (São Paulo). Para 52% dos síndicos, houve também um aumento na quantidade de pessoas que foram para suas segundas casas no litoral.

Trabalhar bem

O home office, mesmo rimando com o presencial no sistema híbrido, veio para ficar, principalmente nas grandes cidades, fora dos grandes escritórios, trabalhando em áreas mais tranquilas. Os pequenos negócios foram surgindo como um diferencial das cidades litorâneas e do interior.

Tudo bem

Pensando no cenário das pequenas empresas, o CEO da Solutudo, Rafael Somera, separou quatro soluções para ganhar dinheiro fora das grandes cidades: ache um problema ainda não resolvido, ou não bem resolvido. Antes de criar o seu negócio é preciso entender que sua empresa é uma solução, ou seja, antes de pensar que o empreendimento pode solucionar os seus problemas, pense nos problemas que ela irá solucionar.

Investir bem

Realize um mapeamento de preços. Atender a qualquer custo é o primeiro passo do fim, é preciso avaliar bem quanto custa para resolver e solucionar o problema do cliente de uma forma que sobre lucro. Invista em recursos digitais. Antigamente, tudo que você precisava era de um bom ponto com uma boa fachada, mas o tempo passou e a maioria das pessoas anda em “ruas digitais”.

Crescer bem

Ruas digitais? Um bom ponto, ou seja, um lugar onde as pessoas frequentem: redes sociais, Google entre outros. E também ter uma boa fachada, uma boa apresentação digital. Mantenha a criatividade e a organização alinhadas. Faça diferente! “É necessário buscar e ousar na criatividade para se comunicar e fazer seus produtos, isso sem perder a organização e a garantia de entrega. Ser diferente, mas eficiente!”.

Nada de "Cinzas" para João Cruz e Roberto Simões. Foto: Edy Fernandes

Muito menos para Paula Arantes e Guilherme Santos, prontos para 2023. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Por falar em qualidade de vida e de trabalho, mais uma notícia “tudo a ver”.

Dados de 2022 mantêm o otimismo do mercado imobiliário para 2023. O segredo é até quando vai durar a herança bendita!

O setor da incorporação imobiliária segue com bom desempenho e os indicadores refletem queda no desemprego, aumento da renda das famílias, entre outros indicadores.

Ótimos dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – ABRAINC.

2022 foi um ano positivo para o setor. Houve um aumento de 12% no volume de vendas de imóveis novos nos primeiros 10 meses do ano.

Com destaque para o segmento de alto e médio padrão, que configura 30% de todos os imóveis vendidos no período.

Considerando o segmento de alto e médio padrão, até outubro de 2022, o setor cresceu 81%, de acordo com a Forbes.

Ainda segundo a ABRAINC, mais de 60% dos empresários do setor esperam que o ano seja ainda melhor que 2022.

A expectativa é que a demanda por moradias continue elevada e haja lançamentos de novos empreendimentos nos próximos meses.

O que indica que os “players” do setor continuam confiantes e enxergam boas perspectivas para 2023.

*Boas novas do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH e também do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Souza e Silva reuniu-se, dia 7, com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Na pauta, as futuras parcerias entre as entidades e a instituição; futuras ações conjuntas em prol do jurisdicionado.

 “Quero apresentar ao presidente José Arthur Filho todas as ações e tentar vinculá-las ao Tribunal de Justiça para que possamos desenvolver parcerias”, anunciou Souza e Silva.

*Uma empresa nascida na internet, genuína e com uma mulher negra à frente do processo criativo.

Assim é a Negra Rosa, marca fundada há mais de sete anos e que agora passa a compor o portfólio da Farmax, uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene pessoal do país.

O objetivo é ampliar o acesso, a distribuição e investir em pesquisa, além de lançar novas linhas.

Conforme explica a fundadora da Negra Rosa, a empreendedora Rosangela Silva, a junção representa uma nova fase.

Nova fase em uma trajetória muito bem sucedida e que colocou no mercado uma das primeiras marcas digitais de beleza negra do país.