Paulo Navarro | quarta, 20 de setembro de 2023
Visitando a exposição, “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, no Palácio das Artes, os parceiros na iniciativa, o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas, Guilherme da Cunha; o presidente do Sebrae/MG e CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva; o governador de Minas, Romeu Zema; o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o representante de Relações Institucionais da Vale, Gabriel Bandeira e o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis. Foto: Paulo Lacerda
Jequitinhonha, mon amour
Contrariando a turma do “não vai dar certo”, um tapa de luva e poesia da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes. Iniciativa tão ousada quanto inédita uniu Artes Visuais e Dança, em “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, com espetáculos da Cia. de Dança Palácio das Artes – CDPA.
Jequitinhonha, minha origem
Com coordenação do artista Marco Paulo Rolla, “Jequitinhonha: Origem e Gesto” celebra a riqueza criativa do povo do Vale do Jequitinhonha, com 100 obras dos principais artistas e artesãos da região, vindas de acervos particulares, do Centro de Arte Popular - CAP, da coleção Priscila Freire e do Sebrae/MG.
Jequitinhonha, meu gesto
Até dia 18, a exposição, que termina dia 8 de outubro, teve 11.400 visitantes. Os dias de exposição, com o espetáculo de Dança, andam tão concorridos, que novas datas foram acrescentadas. Duas récitas nos dias 22, 29 e 30 e mais duas, dia 6 de outubro. Os espetáculos acontecerão às 18h e 20h.
Doce Itália
O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, acompanhou a comitiva do governador de Minas, Romeu Zema, na Itália. Em Milão, participou de seminários, como "Oportunidades de Negócios e Investimentos em Minas Gerais", realizado pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais.
Forte Itália
O encontro mobilizou empresários, autoridades brasileiras e italianas. Canal estratégico de apresentação do Estado, mostrando suas potencialidades e perspectivas de negócios e investimentos; fortalecendo a relação bilateral entre MG e Itália, um de nossos maiores parceiros comerciais.
Forte Minas
Nadim Donato contou que acerta, com o Consulado de Milão, a ida de chefs de cozinha de Minas para festival gastronômico, em 2024. “Os italianos querem fazer mais negócios em Minas Gerais, por isso, virão em missão empresarial ao Estado, também em 2024”.
Minas italiana
No comércio, Nadim Donato também falou sobre o reflexo que as empresas italianas causam em Minas. “O governador Zema leva mais divisas. Isso é um impacto muito positivo”. A missão empresarial à Itália quer atrair investimentos. O estímulo gera empregos futuros e parcerias entre os dois países.
Vamos fugir
Romper as fronteiras do Brasil para estudos, carreira profissional e recomeços. Para ajudar os mineiros, o Canadá Roadshow acontece, dia 24, das 14h às 20h, no Minascentro. Inscrições no Sympla. O 5º Canadá Roadshow é da agência brasileira e canadense HiBonjour, especialista em intercâmbio e educação superior no Canadá há mais de 10 anos.
Vamos escapar
Na pauta, oportunidades no Canadá, conexão com profissionais e caminhos para emigrar sozinho ou em família. Com palestras e representantes de mais de 50 instituições de ensino canadense – bons “colleges”, universidades e escolas de idiomas de sete províncias canadenses.
Garantindo mais saúde, Modesto Araujo e o titular da coluna. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Dia 26, das 18h às 22h, o Cabernet Butiquim promove o Open Wine de vinhos da Bodega Goulart, vinícola argentina, liderada pela brasileira Erica Goulart.
*Amanhã é o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.
Estima-se que no Brasil existam 1,2 milhões de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
No mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença.
O Alzheimer é complexo e devastador. Não apenas afeta os pacientes, mas suas famílias e cuidadores.
Daí a importância do diagnóstico precoce. Identificar a doença em estágios iniciais pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.
*Fala a geriatra e professora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais: “quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas”.
*Dias 29 e 30, às 20h30, pela primeira vez em BH, “Giselle”, com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Versão baseada na coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot, concebida e adaptada por Hélio Bejani e Jorge Texeira.
No Grande Teatro do Sesc Palladium. Ingressos, Sympla.