Paulo Navarro | quarta, 2 de agosto de 2023

Reencontro de amigos do Grupo Raízes de Ipatinga, importantes formadores de opinião no Vale do Aço, Sergio Leite de Andrade, Gustavo Nunes, Marcelo Chara e Lucas Lima. Foto: Arquivo Pessoal

Parece ontem

Este ano o Cine Theatro Brasil Vallourec completa 10 anos, desde que foi reinaugurado - o espaço tem 91 anos - devolvendo ao Centro um de seus principais símbolos. Para comemorar, vasta programação nos próximos meses. Amanhã, de 9h às 18h, o seminário “Praça Sete: patrimônio vivo”. Aberto a todas as pessoas interessadas, um encontro de quem vive, pensa ou empreende no hipercentro de BH.

Parece amanhã

A proposta é reunir comerciantes, gestores públicos, arquitetos, historiadores e comunicadores para pensar o presente da Praça Sete, lançando um olhar para o futuro. Ao todo serão realizadas quatro mesas durante o seminário. Elas vão tratar de cultura e vitalidade, políticas públicas, eventos e também da nova cena empreendedora.

Parece exército

No encontro, os “anjos da guarda” da Cultura e da preservação do patrimônio: o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras; o presidente do Sebrae-MG e da CDL-BH, Marcelo de Sousa e Silva; o diretor de pessoas da Vallourec, Adriani Damazio e o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.

Parece e é

Também no seminário, o presidente do Projeto Portinari, João Cândido Portinari, com a palestra “A alegria (e o desafio) de manter o patrimônio acessível e amado”. É o reencontro de João com o Cine Theatro Brasil Vallourec, dez anos após a exposição “Guerra e Paz”, marco da reinauguração e obra prima de seu pai, Cândido Portinari (1903-1962), para a sede da Organização das Nações Unidas – ONU, Nova York.

A cantora Ina Magdala que apresenta o show “Efêmero Concreto”, dias 5 e 6 de agosto, no Baretto e na Praça de Savassi. Foto: divulgação

Ina aqui

Depois de temporada em São Paulo, a cantora Ina Magdala volta a BH para duas apresentações do show “Efêmero Concreto”, nos dias 5 e 6 de agosto, no Baretto e na Praça da Savassi. No repertório clássicos atemporais e versões autorais carregadas de blues, funk e bossa nova.

Ina acolá

Na Praça da Savassi, no “Buena Vista Soul, Jazz & Blues Festival”. Com entrada gratuita, às 10h; shows, arte, gastronomia e encontro de carros antigos; avenida Getúlio Vargas com Cristóvão Colombo. Depois, Ina no Pantanal, com músicos locais, dia 11, no Hotel Caiman, refúgio ecológico.

Nova Meca

A Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação – FUMESC mudou de identidade para Faculdades de Ensino Superior do Sul de Minas – FESSUL. Um marco, uma nova era de excelência acadêmica e oportunidades em Machado e região. A FESSUL fará o evento de inauguração oficial amanhã, às 19h, no auditório da Instituição.

Nova Meta

A cerimônia contará com a presença do senador Carlos Viana, que ministrará a Aula Magna com o tema "O Ensino Superior no Brasil: Perspectivas para o Futuro". Com professores altamente capacitados e uma infraestrutura moderna, a FESSUL oferece ensino superior de excelência.

Nova Fonte

Gustavo Chalfun, advogado, professor universitário e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de MG, será o presidente do Conselho de Administração da entidade; Joaquim Crepaldi, professor e advogado, será o Diretor da Faculdade e o empresário machadense Leonardo Sodré presidirá o Instituto Sodré, Chalfun e Crepaldi, pilar social da entidade.

Nova história

A FESSUL é um novo capítulo na história de Machado. Agora, como entidade privada, a faculdade estará mais voltada para o campo social e, com o instituto, dará todo apoio aos jovens carentes e à população machadense, com políticas sociais e inclusivas das mais diversas.

Sergio Leite de Andrade Filho que acaba de retornar ao Brasil, depois de concluir doutorado na Austrália, onde ocorreu a Colação de Grau como PhD em Gestão e Administração. Foto Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Com cor, alegria e humor, a Quadrilha São Gererê realizou, dia 27 de julho, blitz junina no BH Airport, em Confins.

Os quadrilheiros surpreenderam os presentes, dando um aperitivo do Concurso Municipal de Quadrilhas, da 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte.

“Ao apresentar a cultura mineira aos passageiros oferecemos um acolhimento afetuoso e autêntico", ressalta Daniel Miranda, CEO interino e diretor Administrativo-Financeiro do BH Airport.

*Os fãs da banda U2 têm o espetáculo "U2 Audiovisual Experience - o maior espetáculo U2 das Américas". Dia 5, no Sesc Palladium.

*Do cooperativismo; suas potencialidades, desafios e avanços tecnológicos na área financeira.

Focos de debates da Conferência Mundial WCUC 2023 -World Credit Union Conference.

Um dos maiores eventos de cooperativismo de crédito do mundo foi realizado em Vancouver, Canadá, em julho.

Uma das representantes do Brasil foi a Unicred Central Multirregional.