Paulo Navarro | quarta, 16 de novembro de 2022
Brasil absurdo
Que alguns brasileiros tenham nomes engraçados, esquisitos e, às vezes, até constrangedores, por mil motivos diferentes, já estamos acostumados. Principalmente entre jogadores de futebol. Pode até ser brincadeira, mas parece que não, uma notícia que circula nas redes sociais, envolvendo a cidadã Fazuelle de Oliveira, que virou alusão ao famigerado “Faz o L”.
Brasil surreal
Fazuelle de Oliveira estaria indignada com o uso do seu nome. “A recepcionista tem sofrido com confusões: ‘Preferia chamar “Fazarminha”. Pelo menos não seria associada a um ladrão’, desabafou. "Minha mãe fica me zoando: 'Quer picanha, Fazuelle? Queria o Meirelles, Fazuelle? Não aguento mais”. Quando bolsonaristas perguntam o seu nome, ela responde e é agredida: ‘Faz o 'L' seu c..’, respondem’”.
Brasil real
Nestes tempos de “exceção”, em pleno regime democrático, o Brasil continua comprovando ser o país da piada pronta. Outra charge que circula, nas mesmas redes sociais, mostra o quão absurdo e surreal anda o clima no Brasil, depois das “eleições de plástico”. Na charge vemos uma prisão lotada com “presos por protestar” pacificamente e, ao lado, uma cela vazia, com “presos por corrupção”. No fim, a constatação: “A construção de uma ditadura está tomando forma”.
Natal de urso
Há 43 anos, o BH Shopping encanta com seu Natal. O tema estreado, dia 15, é “Natal na Casa da Família Urso”. Assinada pela Tríade, a decoração contará com surpresas e diversão como carrossel, trenzinho e outros brinquedos.
Natal mágico
O encanto estará por todos os andares. Um trenzinho com árvore falante e a grande casa rústica da Família Urso com bonecos animatrônicos. Gira-gira, escorregador, gangorra e, no jardim suspenso, muitas luzes e ícones iluminados.
Natal colossal
A maior árvore de Natal de BH será montada no estacionamento do piso Mariana do BH Shopping e poderá ser vista de vários pontos da cidade. Com 42 metros de altura e mais de 300 mil luzes, os clientes podem visitar diariamente das 19h às 22h.
Natal do Bem
O Natal do BH Shopping também será solidário, com ações para beneficiar crianças em situação de risco. No piso Belo Horizonte, a Árvore do Bem, com cartões contendo o nome e a idade de crianças assistidas por instituições de comunidades do entorno do shopping.
Doença da hora
O Nubank envia, a seus clientes, informativos interessantes, por e-mail. O mais recente cai muito bem, em tempos de crise e pergunta: “O que acontece na mente endividada?”. Pelo menos 80% das pessoas endividadas estão com a saúde mental comprometida de alguma forma, segundo um estudo conduzido pela psicóloga Tatiana Filomensky.
Doença invasiva
Filomensky é coordenadora do tratamento para compradores compulsivos no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mesmo sendo um sentimento que invade as relações sociais, é raro que uma pessoa endividada converse com amigos ou familiares sobre o problema. Dá vergonha, gera culpa.
Doença sorrateira
Às vezes, nem a família e os amigos sabem, como demonstra um estudo da Serasa de 2021. O cérebro não é o único impactado: em 2013, a Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, constatou que as dívidas estavam relacionadas com o aumento da pressão arterial em jovens de 24 a 32 anos.
Doença perigosa
Pessoas mais endividadas apresentavam um nível de estresse quase 11% maior do que a média. Além de cuidar da saúde mental, é preciso traçar um plano de recuperação financeira. Esqueça as contas mentais porque elas não dão muito certo. “Nosso cérebro tem uma tendência otimista e as contas mentais sempre fecham, mas a calculadora não te engana”.

Nossos anfitriões, para o Cirque Du Soleil, em São Paulo, Marina Harboer e Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. Foto: Arquivo Pessoal

Na mesma experiência, o presidente Antonio Filosa e alguns de seus convidados, em São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal

PN, Helenice Laguardia e Humberto Filho, conferindo o sofisticado Rose Wood, em SP. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*De hoje até o dia 20, no Circuito Liberdade, os visitantes podem ver a Comemoração do Dia do Patrimônio 2022 – Afromineiridades – Diversidade e Cultura Negra em Minas Gerais.
*24º Prêmio Minas Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas MercadoComum 2022.
Dia 28, às 19h, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, Centro.
*Um dos vilões do meio ambiente é o óleo usado nas cozinhas de casas e restaurantes.
Descartado na pia, “criminosamente”, o óleo impacta solos, redes de saneamento, rios e mares, já que carrega impurezas e não é solúvel em água.
Daí, diversos projetos, inclusive de grandes empresas, como a Arcos Dorados.
A companhia, que opera a rede McDonald’s na América Latina e Caribe, destinou mais de 1,7 milhões de litros de óleo para reciclagem em 2021.
Esse total é proveniente das cozinhas de 100% dos restaurantes operados pela Arcos Dorados no Brasil.
Enviado para reciclagem, o material é transformado e reaproveitado como produtos de limpeza, ração animal e biodiesel.
*A Berry’s vai inaugurar sua nova loja na Savassi, com coquetel de inauguração. Amanhã, das 19h, às 22h.