Paulo Navarro | quarta, 15 de fevereiro de 2023

Piada em debate

Brasil e mundo andam tão chatos e caretas que, agora, precisamos explicar que piada, às vezes, é só uma piada, só uma brincadeira. Pior é quem leva a sério e ainda explica; como o portal G1: “Circula nas redes sociais, em meio à pandemia, que a Organização Mundial de Saúde - OMS mudou a idade mínima para a pessoa ser considerada idosa”. 

Piada reclassificada

“Segundo o texto, pela nova reclassificação isso só ocorre a partir dos 80 anos”. Aí vem o G1 e jura, como se precisasse: é “fake”, só rindo. Continua, repetindo e explicando a piada: “A mensagem falsa, que vem sendo compartilhada, há alguns anos, ganhou força recentemente por conta da pandemia do coronavírus”. 

Piada reciclada

A piada levada a sério: “Gente, fomos reclassificados! Olhem que legal, não somos mais da terceira idade nem idosos! Isso por causa da evolução na qualidade dos alimentos, das atividades físicas praticadas pela maioria das pessoas e do avanço do número de pessoas que escolheram melhorar a alimentação, o que deu mais qualidade e aumentou a expectativa de vida”.

Piada boba

“A OMS fez uma nova avaliação do conceito de ser jovem, ter meia idade e ser velho”. A mensagem mostra uma tabela que indica que o menor de idade é o indivíduo de 0 a 17 anos, que o jovem está na faixa dos 18 aos 65 anos, que a pessoa de meia idade fica entre 66 e 79 anos, que o idoso tem de 80 a 99 anos e que o idoso de longa vida, mais de 100 anos.

Piada para bobos

E ainda foi confirmado: “Na OMS essa classificação por faixa não existe, tampouco tal reclassificação. Procurada pela CBN, a OMS, agência da ONU que tem por missão promover a saúde no mundo, é enfática: ‘Para o monitoramento das tendências de saúde em nível populacional, definimos idosos com 60 anos ou mais’”. Só rindo da falta de noção do ridículo, da falta do que fazer e da falta de humor.

Piada genocida

Enquanto boa parte da mídia discute piadas e brincadeiras, assuntos sérios só têm espaço nas redes sociais. Em 2022, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse, em entrevista, que o maior problema da economia é como administrar a saúde. “A busca pela eternidade é inerente ao homem. E o que a medicina faz? Dá cada vez mais recursos para continuar vivendo”. Bom, este sempre foi ou deveria ser o dever da medicina, concordam?

Genocida e absurda

O vídeo, com a entrevista, voltou a circular nas redes sociais e viralizou. “Isso tem consequências econômicas tremendas. Há 30 anos, tínhamos de sustentar uma pessoa até quase 70 anos, mas, agora, tenho de manter até os 85, com menos trabalhadores na ativa. Manter uma pessoa viva custa muito dinheiro, com todo o equipamento e a medicação. O ser humano busca a eternidade e essa busca é muito cara”, disse o “humanista”, sem maiores críticas.

Boa repercussão

Bons ecos, em vários canais, blogs e redes sociais, da opinião do presidente do Conselho de Administração da Usiminas, Sérgio Leite, sobre a reindustrialização do Brasil. Condição “sine qua non” para o desenvolvimento econômico e a empregabilidade: “não há perspectiva de crescimento sustentável que não passe pela modernização do parque industrial brasileiro, tendo em paralelo a requalificação da nossa mão-de-obra”.

Boa reflexão

E mais, dos processos de produção, automação e adoção de energias renováveis, pilares também da tão necessária reforma tributária. “Não bastaria a redução de impostos, que hoje são sufocantes para a indústria, sem o compromisso de que também esses avanços fossem postos na mesa para serem empreendidos e compensados por quem gera 40% da arrecadação nacional”.

Curtas & Finas

*O “We Love” preparou uma grande festa, no Expominas, com diversas atrações para quem gosta de tudo ou nada.

Mania de misturar Carnaval com sertanejo, axé, pagode, pop e eletrônico, do dia 18 ao 21, a partir das 18h.

Ivete Sangalo, Tomate, Luisa Sonza, Alok, Zé Felipe, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Jorge & Mateus e Tuca Fernandes.

E os blocos de rua Juventude Bronzeada e Pacato Cidadão. Ingressos na plataforma Sympla.

Anotem os shows:

Dia 18: Matheus & Kauan, Hugo & Guilherme, Bárbara Labres e Tuca Fernandes.

Dia 19: Ivete Sangalo, Tomate, Breno Rocha, Pacato Cidadão e Ana Clara.

Dia 20: Jorge & Mateus, KVSH, Gustavo Mioto e Mané Galinha.

Dia 21: Alok, Luisa Sonza, Zé Felipe e Juventude Bronzeada.

*Do Texas, Estados Unidos, o Snarky Puppy passou de desconhecido a uma das bandas mais requisitadas da música instrumental mundial. 

Agora, de Nova Iorque, seus integrantes desembarcam no Brasil para o lançamento de "Empire Central" 2022 - que acaba de vencer o Grammy 2023, na categoria Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo.

O disco traz ritmos como jazz, rock, world music e funk. Os shows acontecem em maio.

Dia 24, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre; dia 25, na Áudio, em São Paulo; dia 26, no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

*Parabéns ainda válidos. A Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas praticou bela parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte.

Dia 11, plantou ipês na avenida José de Patrocínio Pontes, ao pé da Serra do Curral, no Mangabeiras. 

A ação faz parte do projeto “BH Cidade Jardim dos Ipês”, encabeçado pelos conselhos empresariais de Turismo, Cultura, Sustentabilidade e de Jovens da entidade.

Em nossa humilde opinião, deveria praticar a mesma colorida ação, onde a cidade mais precisa: Centro e Zona Norte.

Quem faz e acontece passa por aqui

Em parada no aeroporto Santos Dumont, depois de um cruzeiro pelo Atlântico, o casal gente boa, Ilma e Emanuel Carneiro. Foto: arquivo pessoal

Na apresentação do novo cardápio de "O Italiano", o Chef Rodrigo Rodrigues e a anfitriã da casa, Magda Carvalho. Foto: Edy Fernandes

Prestes a ganhar uma unidade no DiamondMall, o restaurante Pobre Juan recebe dirigentes do Cruzeiro Esporte Clube: o presidente Sergio Santos, emoldurado por Lincoln Santos, Gustavo Chalfun e Bruno Rodrigues. Foto: arquivo pessoal

Eduardo Mineiro, Leônidas Oliveira, Wagner Espanha e Cristiana Kumaira, em noite de confraternização, no restaurante Pobre Juan. Foto: arquivo pessoal