Paulo Navarro | quarta, 13 de dezembro de 2023
.jpg)
Alegria e amizade com Ivana Andrade e Marlene Machado. Foto: Edy Fernandes
Sétima arte
Em agradável tertúlia de bar, semana passada, um entusiasta do Cinema comentava sobre a revista “Time” e sua lista dos melhores 10 filmes do ano. Coisa complicada porque muito subjetiva. Cada um de nós tem sua lista, mas a da crítica, Stephanie Zacharek, cita “Assassinos da Lua das Flores”, do mestre Martin Scorsese, que está em cartaz nos cinemas.
Arte infinita
E “Napoleão”, de Sir Ridley Leighton Scott, também nos cinemas? Haja polêmica, principalmente na França, o país mais interessado. Ainda na lista de Zacharek: “Priscilla”, sobre a mulher de Elvis Presley, dirigido pela cada vez melhor, Sofia Coppola e “Maestro”, da onipresente Netflix, estrelado e dirigido pelo excelente Bradley Cooper.
Arte polêmica
E como toda lista tem um primeiro lugar, nesta, aparece o filme, “Les Feuilles Mortes”, do finlandês Aki Kaurismäki, vencedor também do Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, França. Fora da lista, dois campeões de crítica e audiência: o rosa “Barbie” e o impecável “Oppenheimer”. Em nossa humilde opinião, o “filme” do ano, foi o mais estranho “Brasileirão” de todos os tempos. Este, que o Galo, mais uma vez, entregou ao Palmeiras. Isso, sem falar no Botafogo e no Santos.
Liberdade em cores
Já passou, mas vale o registro. O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, lançaram, dia 2, o Natal da Mineiridade 2023 e o novo projeto de iluminação da Praça da Liberdade - até dia 6 de janeiro de 2024 - patrocinado pela Cemig, parceira pelo segundo ano consecutivo. A inauguração também celebrou os 303 anos de Minas Gerais.
Liberdade em nomes
O evento do Dia de Minas começou com o relançamento do livro “Minas Gerais: Três Séculos de História”, no Palácio da Liberdade. O governador recebeu a nova edição, organizada pelo historiador Fernando Pedro, reunindo textos sobre a arte, o turismo e a história de Minas Gerais. Os autores são Cristina Ávila, Leônidas Oliveira e Maria Angélica Vieira Bonomo. O texto de apresentação é do governador. Chique!
Liberdade em números
Apenas na Praça da Liberdade, durante as festividades de fim de ano, serão gerados mais de 300 empregos. Entre dezembro e janeiro, deverá ser registrada, no estado, movimentação de 3,2 milhões de pessoas, crescimento de mais de 25% em relação a 2022. Só em BH, segundo a CDL/BH, o Natal movimentará cerca de R$ 2,5 bilhões. O Natal da Mineiridade integra as festividades de 450 municípios, fortalecendo Minas como um destino de fim de ano.

Augusto Corrêa, que foi selecionado para “revisitar” o painel e obra prima de Candido Portinari, na ONU, “Guerra e Paz”, com João Cândido Portinari, curador da obra de seu pai. Foto: Jack Corrêa
Ave Augusto!
Augusto Corrêa, 23 anos e com Síndrome de Down, é exemplo de inclusão pela pintura. Sucesso em Brasília, Augusto acaba de expor na Casa Brasil 2023, na Art Basel em Miami. E vai participar da homenagem a um dos maiores pintores brasileiros, Cândido Portinari. Augusto está entre os pintores selecionados para revisitar o painel “Guerra e Paz” que decora o prédio sede das Nações Unidas em New York.
Piada argentina
A Aerolineas Argentina é um dos exemplos mais conturbados na gestão de empresas aéreas no mundo. Por que será? Mil vezes privatizada e estatizada pelos seguidos fracassos. O sindicato dos aeronautas e aeroviários no país vizinho é muito forte e uma pedra no sapato dos empresários do setor, principalmente nessa empresa estatal, tornando-a ultrapassada e com pouco poder competitivo.
Piada engraçada
Pois bem, o novo presidente da República, Javier Milei, graças aos céus, anunciou que irá atender os sindicalistas que foram até a porta da empresa com faixas do tipo: “Aerolineas es Nuestra”. Milei disse que assinará um decreto doando a empresa ao sindicato, deixando com eles toda gestão e que iria retirar o estado do quadro societário.
Piada infame
Fala Milei: “Não temos competência para gerir empresas aéreas, deixaremos para os especialistas, doaremos ao competente sindicato“. De imediato veio a resposta. Só irão aceitar se o estado continuar a ser o provedor, mantenedor, financiador. Milei sugeriu que eles fossem ao mercado buscar investidores já que eles são profundos conhecedores da atividade e gozam de muito prestígio. Rir, para não chorar.
.jpeg)
Mais alegria e festa com Victor Dezenk e Sheyla Hass. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*O Grupo Carbel foi agraciado com o selo Empresa Amiga Mano Down, destinado às empresas e pessoas que realizam práticas de inclusão e responsabilidade social.
*Os vencedores do prêmio “Ser Humano 2023” foram anunciados, em cerimônia fechada, no Mater Dei.
Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, o evento celebrou líderes e projetos que impulsionaram a inovação e a excelência na gestão de pessoas.
O aguardado título de Empresário do Ano foi conferido ao chef de cozinha e empresário, Léo Paixão.
Na categoria Profissional de RH do Ano, Vera Lúcia Silva, gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco, foi honrada por sua trajetória exemplar.
*Conhecida pela formação orquestral de excelência a jovens estudantes de música, a Ovo - Orquestra de Formação e Transformação, estreia o concerto “Mozart: a música que criou o ícone”.
Sob regência do maestro Werner Silveira, o concerto apresenta obras que traçam uma linha do tempo na vida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
Desde a infância de Mozart, até sua morte prematura, aos 35 anos. A apresentação acontece, hoje, às 20h, na Sala Minas Gerais.