Paulo Navarro | quarta, 12 de abril de 2023

Cristina Lyra e Eduardo Uchôa, os anfitriões nota 10, no almoço de Páscoa. Foto: arquivo pessoal

O Sentido da Páscoa

Tive o privilégio de um almoço de Páscoa impecável, mais que abençoado: iluminado! Retrato colorido da família Lyra/Uchôa que nos recebeu com toda a gentileza, elegância e generosidade, típicas da data, em sua belíssima morada, no Belvedere. Um singular exemplo de sólida estrutura familiar, calcada em valores espirituais, culturais e gastronômicos.

Na mesma tarde de bem receber e Páscoa, o casal, Gabriela “Gaby” e Luiz Lyra. Foto: arquivo pessoal

O Sentido do Receber

Fica aqui, minha gratidão e um brinde à família. Vivas ao fim de noite, com a exibição dos irmãos, Luiz e Rodrigo, acariciando os teclados do piano de cauda. Isso, tendo como cenário um respeitável acervo de arte. Palmas também para a irmã - e recém mamãe coruja - Bia. Sem esquecer, claro, os pais Cristina e Eduardo.

Os irmãos Rodrigo e Bia fazendo as honras da casa e da Feliz Páscoa: almoço perfeito, muita arte e até piano. Foto: arquivo pessoal

Portas de Minas

Dia 15, abertura da exposição “Portas e Janelas de Minas”, evento imperdível para os amantes de decoração, arquitetura, antiguidades e história. O encontro acontecerá no condomínio Inconfidentes, em Ouro Preto, a partir das 9h30, com boas-vindas, receptivo e brunch para os participantes. Em pauta, a rica cultura e tradição de Minas, com destaque para a beleza natural, história e arte.

Janelas de Minas

Os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de portas e janelas de época, obras de arte e mobiliário antigo, que trazem à tona a história e a tradição da região. Curadoria da exposição por Letícia Siqueira. E mais! Visita guiada pelo condomínio, Trilha dos Tropeiros e Muros Coloniais, verdadeira viagem no tempo.

Relembrando e insistindo

Vale lembrar a feijoada comemorativa dos 10 anos da Casa de Acolhida Padre Eustáquio - CAPE. Vamos comemorar e ajudar a continuidade do acolhimento, de grande importância para tantas famílias. A CAPE faz um trabalho extraordinário. Mais de 1000 crianças e famílias já foram beneficiadas e atualmente mais de 300 estão em tratamento ativo. Venham ajudar está solidária e saborosa feijoada. Dia 16, no Lanai Eventos.

Mais usina

A Usiminas segue com o cronograma para a contratação de novos colaboradores que atuarão na reforma do Alto-Forno 3 e Aciaria. Até o momento, cerca de quatro mil pessoas foram contratadas e a previsão é que cerca de oito mil empregos temporários sejam gerados no período mais avançado das reformas, em agosto, fomentando a economia junto a diversas outras empresas da região e fora do Vale do Aço.

Mais Minas 

A grande maioria desse efetivo será contratada pela Usiminas Mecânica. Um dos projetos mais importantes da companhia para 2023, a reforma do alto-forno garantirá a sustentabilidade operacional da unidade pelos próximos 15 a 20 anos. Estão sendo direcionados, para o projeto, R$2,7 bilhões, o maior aporte de recursos da companhia nesta década.

Curtas & Finas

*Os desafios da previdência municipal, a gestão do RPPS e o equacionamento do déficit financeiro e atuarial.

Estes serão temas do 2º Fórum Mineiro de Previdência Social para os municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios - AMM, hoje e amanhã.

*Vencedora do Prêmio APCA 2022 de melhor atriz de teatro, por “Órfãs de Dinheiro”, Inês Peixoto está de volta.

E volta com o espetáculo, monólogo escrito e encenado por ela.

No palco, Inês, do Grupo Galpão, dá vida a três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade, decorrentes da impossibilidade de autossustentação.

Com direção de Eduardo Moreira e trilha sonora original criada por Tiago Pereira, filho da atriz, o espetáculo cumpre temporada do dia 15 ao dia 7 de maio.

E em cinco diferentes espaços culturais de Belo Horizonte: Zap 18 (15 e 16, às19h), Teatro Espanca (22 e 23, às 19h).

Usina de Cultura (dia 28 de abril, às 19h, gratuito), Teatro 171 (dias 29 e 30 de abril, às 19h) e Centro Cultural Vila Santa Rita (dia 7 de maio, às19h, gratuito).

*Os recursos arrecadados com as vendas de Big Mac no McDia Feliz 2022, uma das principais campanhas de apoio a causas infantojuvenis do país, já estão previstos para chegar em Minas.

Chegando por meio da Casa de Acolhida Padre Eustáquio - CAPE, beneficiando a Santa Casa de Belo Horizonte, que receberá R$317.878,17.

Valor que será destinado ao Projeto Aliviando a Dor, para o tratamento dos pacientes oncológicos pediátricos da instituição.