Paulo Navarro | domingo, 6 de agosto de 2023
O titular da coluna, PN, com o Filho João Paulo, em frente ao estádio do River Plate, Buenos Aires. Foto: arquivo pessoal
Bons Ares
O Programa Paulo Navarro voltou a Buenos Aires, 30 anos depois de uma produção patrocinada pela Swissair, à época representada, em Minas, pela Picchioni. Tempos bem melhores, se comparados aos de hoje, com a economia devastada e a vida dura que assolam o país e, consequentemente, seu povo, formado por nuestros hermanos.
Bons irmãos
Por falar em hermanos, brasileiros e argentinos deveriam parar esta boba rivalidade ou antipatia recíproca. A Argentina, mesmo em eternas crises, é um grande país e Buenos Aires, linda. A terra de Maradona já teve o maior PIB das américas nos anos 50. A capital portenha continua um charme! E, como aqui, os ricos vivem numa bolha.
Bons filhos
A Argentina, que já ganhou cinco prêmios Nobel e dois Oscar – o Brasil, nada - tem celebridades em várias áreas. Tem quem goste de Che Guevara e do Papa Francisco, por exemplo. Tem gente que prefere Maradona e Lionel Messi a Pelé e Neymar. Mas, polêmicas à parte, a Argentina tem outros mitos incontestáveis, como o excelente ator Ricardo Darín.
Entre Catenas Zapata, parrillas e boa conversa no restaurante “Cabaña Las Lilás”, em Puerto Madero, Ernesto Gianni e Márcia Houri. Foto: arquivo pessoal
Bons ótimos
O cineasta “brasileiro” Héctor Babenco era argentino. Os geniais escritores, Jorge Luis Borges e Julio Cortázar também. Um dos pioneiros e cinco vezes campeão da Fórmula 1, Juan Manuel Fangio; Eva Perón, a Evita. No tango tradicional, Carlos Gardel – que alguns juram ser uruguaio ou até francês – e no tango moderno, Ástor Piazzolla; Quino (criador da Malfada) e ainda, para quem aprecia, Mercedes Sosa.
Bom passado
Por muitos, Buenos Aires já foi comparada à Paris, devido suas largas avenidas, jardins e bosques, como o de Palermo, e pela mistura de estilos arquitetônicos que se vê nas ruas e bairros. A capital foi e sempre será um colírio para olhos de turistas. Ainda mais para as imagens de nossos cinegrafistas.
Bom filósofo
Aqui, pausa para lembrar o comentário de um motorista de táxi referindo-se à cidade e à “bolha”: “Cidade bela para quem é de fora, a desfruta e não enxerga os tempos difíceis. As aparências enganam”. Nem tanto! A desvalorização do peso é um grande atrativo para os turistas brasileiros.
Bom cenário
Foi neste contexto que aterrissamos. Num friozinho de rachar, corremos atrás dos cartões postais da cidade com "zoom" nos suntuosos prédios públicos e monumentos, como também nos novos atrativos turísticos da região de Puerto Madero, combinando elementos do porto com os modernos edifícios em frente ao Rio de La Plata. Simplesmente encantador!
Gravando o Especial Buenos Aires, Márcia Houri e PN. Foto: arquivo pessoal
Bom banquete
Não passaram despercebidos cafés e as “parrillas”, verdadeiras instituições nacionais, assunto sério: “brasileiros e argentinos podem ter suas diferenças quando o assunto é futebol, mas no quesito carne, concordam. Todos apreciam um bom churrasco", brindavam alguns nativos no “Don Júlio”.
Bom Júlio
“Don Júlio” é um templo da parrilla, 34º lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo. Vinhos? Vale lembrar o tema aqui, em recente coluna, elegendo Mendoza e Buenos Aires como um dos passeios favoritos não só de brasileiros mortais, mas sobretudo ricos.
Curtas & Finas
*Segundo Marcelo Navarro, diretor da agência de viagens de luxo, “Hon Travel”, as duas cidades recebem muitos aviões particulares.
Aviões vindos de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, para alguns dias, festejar um aniversário ou diversão de amigos, em privilegiadas mesas para fãs dos vinhos locais.
“Dolce Vita” que presenciamos em hotéis cinco estrelas, como o novo Alvear Icon Hotels & Residences em Puerto Madero (o original, Alvear Palace fica na avenida Alvear, na Recoleta).
Gentilmente recebidos pelo diretor geral, Alfredo Rodrigues, ganhamos uma visão de 360° da cidade.
PN com o cinegrafista da PNC, na emblemática Ponte de la Mujer - giratória, para permitir passagens de embarcações à vela - em Puerto Madero, assinada pelo arquiteto espanhol, Santiago Calatrava. Foto: arquivo pessoal
Isso, a partir do 33° andar de seu Crystal Bar, no “roof top”. Belas imagens que irão ao ar, pela Band, em breve.
“Gracias” à mineira/argentina, Márcia Houri, dublê de apresentadora e ao nosso “Google”, Ernesto Giani, mix de italiano e argentino que nos explicou “Mi Buenos Aires Querido”.
E por falar em “Google”, outra dica incontornável: a rua/museu “Caminito”, de grande valor cultural e turístico.
Fica no bairro de La Boca e adquiriu fama por ter inspirado o famoso tango “Caminito”, de Juan de Dios Filiberto.