Paulo Navarro | domingo, 4 de junho de 2023

Dupla dinâmica

No capítulo Cemig, parabéns à “amiga de infância”, Cris Kumaira, que assumiu a diretoria de Comunicação, e ao advogado João Paulo Mena Barreto de Castro Ferreira, na diretoria de Relações Institucionais. Dois fortes e tradicionais nomes que contribuirão muito nas relações com a empresa. Que sejam felizes, porque competência têm de sobra.

Aplicativo de armadilha

A Netflix imita a vida. Para o tema de hoje, indicamos a série “Perfil Falso”. No mais, a deputada federal Luizianne Lins (PT) apresentou projeto de lei para impor regras a aplicativos de relacionamento, como o Tinder. O uso “tem sido acompanhado pelo aumento do número de crimes cometidos”. Para ela, devido à ausência de regulamentação e fiscalização sobre o uso.

Armadilha e golpes

Ausência facilitando golpes, fraudes e episódios alarmantes de exploração sexual, cárcere privado, tráfico de pessoas e violência contra mulheres, crianças e LGBTQIA+. Na França, após medidas para garantir a segurança nessas aplicações, houve redução de 38% nos casos de abusos sexuais em 2019.

Golpes e agressões

Na Alemanha, após a polícia ter relatado aumento significativo de estupros e agressões sexuais via aplicativos de namoro entre 2016 e 2018, as medidas de segurança reduziram em 29% os casos em 2019. No Brasil, elas visariam a verificação de identidade dos usuários.

Agressões e riscos

E mais: confirmação de idade, validação de informações pessoais e um canal para denúncias de condutas indesejadas, abusivas ou criminosas. Se as empresas não cumprirem, serão advertidas e, em último caso, proibidas de funcionar. No mais, como já tratamos aqui mesmo, em recente coluna, golpistas têm território livre e fértil.

Riscos e vítimas

Dia 29 de maio, a Polícia Civil prendeu 33 suspeitos de participar de uma organização criminosa que aplicou o “Golpe dos Nudes” em 11 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Outras 7 pessoas que participavam da organização criminosa já estavam presas. Segundo o G1, o golpe tinha como alvos homens que eram atraídos nas redes sociais por mulheres e trocavam fotos íntimas.

Vítimas completas

Em seguida, outro cúmplice dizia que a mulher era menor de idade e exigia dinheiro para que o homem não tivesse suas fotos expostas. “Desde o começo da investigação, pelo menos 140 pessoas foram presas só no Rio Grande do Sul. Os suspeitos atraiam empresários, médicos e até políticos. A investigação identificou 80 vítimas. Só uma delas teria perdido mais de R$ 100 mil. O prejuízo total chega a R$ 5 milhões”.

Abrindo o domingo, Marcelo Bomfim e Júlio César Damião Soares. Foto: Edy Fernandes

Abrindo a semana, Sérgio e Maria Helena Botrel. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*A AM Galeria de Arte inaugura duas exposições que ocorrerão simultaneamente: “Certa Intuição” do artista Ricardo Homen, com curadoria de Guilherme Bueno.

E “Acordes para uma cidade" de Humberto Guimarães, assinada pelos curadores Claudia Renault e Paulo Schmidt.

*O Restaurante do Minas 1 é frequentado por sócios e não sócios.

No cardápio, pratos diversificados da culinária internacional e regional, entre alternativas mineiras e italianas. 

Servida no sistema “à la carte e self-service”, há opções de saladas, carnes, massas e sobremesas.

Aos sábados, a tradicional feijoada completa e música ao vivo. Aos domingos, o serviço é reforçado pela culinária internacional.

*O Grupo Patrimar iniciou a Campanha Anual de Arrecadação de Agasalho em BH, que vai até o dia 7.

Todos os agasalhos arrecadados em BH serão doados ao “Instituto O Grito” (www.institutoogrito.org), ONG - projetos de desenvolvimento e alto impacto social nas periferias mineiras.

*Ontem, o Grupo EPO realizou café da manhã para apresentar seu mais novo empreendimento no Funcionários: o Astro Residencial.