Paulo Navarro | domingo, 26 de março de 2023
A dupla Casacor Minas, Juliana Grillo e Eduardo Faleiro, emoldurando o arquiteto e dono da História, José Eduardo Ferolla. Foto: Bárbara Dutra
Casa da Memória
A Casacor Minas é muito mais que uma mostra de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo. Muito mais que uma vitrine da “civilização”, com bom gosto, charme, tecnologia e sustentabilidade. A Casacor Minas também preserva, recupera, restaura e, literalmente, salva casas e espaços, muitas vezes, fadadas à condição de ruínas, com a torcida da insaciável especulação imobiliária.
Casa da História
A Casacor Minas é assim, uma colega informal do IPHAN e do IEPHA, fazendo um trabalho que deveria ser papel da sociedade e claro, das autoridades: ela “eterniza” a memória; o pouco - de História e arquitetura - que sobrou de uma cidade jovem. Uma cidade que preferiu crescer, inchar e até invadir outros municípios, como Nova Lima, a recuperar os poucos tesouros que sobraram, desde 1897.
Casa Forte
Depois de seis anos, quando brilhou numa casa da Pampulha, a 28ª edição escolheu um conjunto de casas, no Santo Antônio. A principal é a Casa Ferolla, um casarão construído, em plena Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1942. As três casas são três joias, redescobertas e ressuscitadas. A construção mistura o estilo Art Déco à arquitetura neocolonial hispano-americana.
Casa da Arquitetura
Esta Casacor, de 1º de julho a 20 de agosto, tem tanta informação que vai ser difícil resumir, mas teremos outras colunas para isso. O projeto original da Casa Ferolla é assinado por Ângelo Alberto Murgel, autor também do Edifício Ibaté, o primeiro arranha-céu da cidade, o Cine Theatro Brasil, os edifícios do Brasil Palace Hotel e do Centro dos Chauffeurs, entre vários outros pela cidade.
Casa dos Espíritos
Por estas e muitas outras, ainda bem, o imóvel foi tombado pela prefeitura de BH. O local foi o lar doce lar da família Ferolla e depois, o escritório do não menos famoso arquiteto José Eduardo Ferolla, “com seus fantasmas e abelhas, de verdade, até hoje, na lareira”, como ele mesmo advertiu, na apresentação, dia 21. Agora, será o mais novo, charmoso e inteligente empreendimento da F2 Incorporadora e Construtora, com a Arthros Incorporadora. O projeto do edifício Casa Ferolla é assinado pelo mesmo José Eduardo Ferolla.
Casa Humana
Palmas para todos os parceiros, principalmente para a dupla Casacor Minas, Eduardo Faleiro e Juliana Grillo. Fala Faleiro: “Um modelo inédito e bem-sucedido de integração de um imóvel tombado a outro que ainda será construído”. Fala Grillo, sobre o tema “Corpo e Morada”: “A arquitetura influencia diretamente no nosso modo de agir, ocupar e habitar, cabendo uma reflexão sobre o papel que o corpo assume dentro de um projeto de arquitetura”.
Parceiros Nota 10 da 28ª Casacor Minas, François Rahme, CEO da Incorporadora e Construtora F2; Izabella Lages, vice-presidente e diretora de Novos Negócios da Arthros; Priscilla Lages, diretora da Arthros e Julio Pinto Coelho, CEO da F2. Foto: Bárbara Dutra
Musas órfãs
A famosa academia, “fábrica” de lindas e formosas, Bodytech, Savassi, está com os dias contados e procurando novo estojo para abrigar suas pérolas. O prédio foi vendido à construtora Caparaó que, pelo jeito, deverá erguer uma nova torre no bairro que, aos poucos, volta à moda que merece.
Paraíso infernal
Amanhã, acontece o coquetel de abertura da nova exposição da Casa Fiat de Cultura: “O Inferno de Dante! Na ocasião, vamos conhecer a nova Cônsul da Itália em Belo Horizonte. O presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo e a diretoria da Stellantis estarão presentes! Oba! Grande noite à vista!
Somattos Beach
Pelo segundo ano seguido, entre 14 e 16 de abril, a Somattos patrocina e dá nome a um evento esportivo que já é “cara e corpo” de BH. A Copa Belvedere Somattos de Beach Tennis vai movimentar três arenas do bairro-sede: Kiosk Beach Tennis, Aloha Beach Tennis e Orla Beach. 12 quadras, onde cerca de 400 atletas realizarão aproximadamente 300 jogos em duplas.
Somattos Tennis
“O patrocínio reforça o compromisso da Somattos em incentivar ações que valorizam o bem-estar, o esporte, a saúde, o lazer e o entretenimento de qualidade, como ocorre também em várias iniciativas que realizamos em parceria com o Minas Tênis Clube”, afirma Carolina Lara, gerente de Marketing da construtora.
Praias de Minas
É com prazer que repetimos e aumentamos a notícia que já foi registrada aqui mesmo, em O TEMPO. Minas teve a maior participação entre os Estados no PIB brasileiro nas duas últimas décadas; 9,3%, ou seja, um volume aproximado de R$ 925 bilhões. Dados da Fundação João Pinheiro – FJP, 2022. Viva o setor de serviços. Viva o Turismo.
Pratas de Minas
Esse cenário positivo coincide com os dados observados em Minas. De acordo com a CVC, uma das maiores operadoras de viagens do país, o Estado recebeu 78.419 passageiros em 2022, um aumento de 4,9% em comparação com o ano anterior. Soma-se a isso o crescimento apontado também em 2022 no fluxo de pessoas no desembarque aéreo, que cresceu 41,7% em comparação a 2021.
Em tarde de degustação de vinhos nobres, na Casa do Porto, Denis Marconi e Faye Lottero. Foto: arquivo pessoal
Ainda no mesmo evento, Júnior Ribeiro, Rita Sana e Marcio Sana. Foto: arquivo pessoal
E a degustação continua com Raul Moraes e Ana Beloto. Foto: arquivo pessoal
Curtas & Finas
*Ainda sobre o “São Turismo”. Para 2023, a operadora espera crescimento de 5% no número de turistas que viajam a Minas.
Só no Carnaval, foram 11,6 milhões de pessoas, o quarto maior público entre os destinos de folia no país.
O Carnaval começou quase sem querer, por iniciativa da população. Agora, antes do povo, os interessados poderiam fazer o mesmo com o Réveillon!
Minas ainda alcança o segundo lugar entre os destinos mais procurados no Brasil, de acordo com levantamento feito pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo.
A CVC estima que, em 2023, Minas tenha 144 mil diárias de hotel, um acréscimo de 9% em comparação com o ano passado.
O levantamento mostra ainda um crescimento do turismo de negócios.
Já o público que veio a lazer, 45% programaram a viagem e permaneceram por mais tempo.
Os principais destinos vendidos pela empresa foram Belo Horizonte e região metropolitana; as cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei e Diamantina.
Araxá, destinos da Serra da Mantiqueira e Poços de Caldas.
Entre os destinos emissores para essas regiões estão São Paulo (30%), Belo Horizonte (8,95%), Santo André (4,6%), Campinas (3,57%) e Rio de Janeiro (2,97%).
*Ontem, foi lançado um livro apresentando as mudanças climáticas ao público infantojuvenil.
“Odisseia da água - da geleira ao sertão” tem a água como personagem principal da história.
Aborda a necessidade de um planeta saudável, socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto.
O livro está na Quixote Livraria e, em breve, na Amazon. Acompanhe o instagram: @odisseiadaagua.
*O cantor Criolo será uma das atrações do 4º Nômade Festival, em São Paulo, dia 21 de maio.
Criolo é dono de hits como “Subirosdoistiozin”, “Esquiva de Esgrima”, “Convoque Seu Buda” e “Grajauex”.
O rapper do Grajaú apresenta sucessos de sua trajetória e do último álbum, "Sobre Viver".
*Berilo Cozinha & Drinks celebra um ano com crescimento de 25%.
Inaugurado em fevereiro de 2022, a meta é atingir cerca de 30% de expansão nas vendas até dezembro.
Entre as novidades, um segundo andar, com capacidade para 60 pessoas, destinado a festas, encontros e eventos particulares.