Paulo Navarro | domingo, 16 de julho de 2023

Na inauguração da estátua de Dona Lucinha, dia 8, em frente ao Mercado Central, o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo; a filha de D. Lucinha, Márcia Nunes; o secretário de Estado de Cultura e Turismo, discursando, Leônidas Oliveira e a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa. Foto: Arquivo Pessoal

Ímpar e bissexta

A Escola Guignard surgiu de um convite do então prefeito de BH, Juscelino Kubitschek, em 1943, ao artista Alberto da Veiga Guignard para dirigir uma escola de artes. Detalhe ímpar, o Instituto de Belas Artes de Belo Horizonte foi criado dia 29 de fevereiro de 1944, ano bissexto. Em 2024, também ano bissexto, a Guignard comemorará 80 anos.

Ímpar e clássica

A escola nasceu num “porão”, um anexo do Palácio das Artes, colado ao Parque Municipal, onde algumas aulas aconteciam. Virou Guignard, em 1962, quando o artista faleceu. Em 1994 foi inaugurado o atual prédio da Escola Guignard, obra do arquiteto Gustavo Penna, nos altos do bairro Mangabeiras.

Ímpar e primeira

Dia 12, retomando processo iniciado em 2022, o presidente da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Sérgio Rodrigo Reis e sua gerente de artes visuais, Uiara Azevedo, visitaram a Escola Guignard e alinharam com a diretora da escola, Lorena D’Arc, três exposições celebrando a efeméride. 

Ímpar e plural

A primeira, dia 29 de fevereiro de 2024, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Palácio das Artes, traçará a história da escola; com pinturas, objetos pessoais, fotos, registros históricos do artista e obras da primeira geração, os famosos “Alunos de Guignard”. Entre eles, estão mestres, como Bax, Yara Tupinambá, Álvaro Apocalypse, Amílcar de Castro, Maria Helena Andrés, Farnese de Andrade, Sara Ávila. A exposição ainda terá seminários e aulas abertas. 

Ímpar e única

A segunda abordará outros artistas, antigos e atuais professores da Guignard. A terceira, no fim do ano, será a exposição de formatura dos alunos. Com curadoria da Guignard e da FCS, as exposições também contarão com obras de seus respectivos acervos; pérolas, como o diário de classe da primeira turma e, provavelmente, obras de coleções particulares.

Mais Leite

O ex-presidente do Conselho de Administração da Usiminas, Sérgio Leite Andrade, foi confirmado, dia 10, como vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas, na gestão do novo CEO da empresa, Marcelo Chara. Seu nome e de outros diretores foram aprovados pela direção da empresa no processo inicial de alinhamento de gestão, após a Ternium comprar parte das ações da Nippon Steel na Usiminas.

EPO Flash

O Grupo EPO anunciou seu novo site, para a experiência ainda mais satisfatória de clientes, investidores e corretores. Com mais de 30 anos de tradição e excelência, a empresa se destaca como referência em compromisso, inovação e sustentabilidade no setor da construção civil. O novo site epo.com.br chega com navegação mais rápida, limpa e intuitiva.

Novas delícias

E no hotel Fasano, o Gero Belo Horizonte apresenta novos pratos, no almoço e jantar. Entradas maravilhosas e originais; no menu principal, massas e peixes, frutos do mar, pato, cordeiro e risoto. Para finalizar, cannoli, bavaroise e orbet de manga e gengibre são as novidades da confeitaria.

A mais e mais

“A Light FM foi a rádio que mais cresceu no Ibope. Isso mostra que a qualidade do som e a conexão com os ouvintes estão em perfeita sintonia”. E como bem explica o mote, o slogan da Light: “O som que cativa, a audiência que multiplica”. Parabéns pelo bom gosto e vida longa!

Na inauguração da Central do Malte, Cristiano Roldão, Vinicius Miranda, Fabiana BomTempo e Felipe Rezende. Foto: Edy Fernandes

No mesmo evento, Herwing Gang, Cadu Brandão e Ricardo Carlini. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Hoje, feliz Dia de Minas!

*As crianças têm programa imperdível, no BH Shopping, até dia 30.

A exposição “Jardim dos Insetos Gigantes”, réplicas de 13 animais hiper-realistas, com tamanhos variados.

Perfeição nos detalhes, desde as asas, olhos, patas e ferrões, nos pisos Belo Horizonte, Nova Lima e Mariana.

*Em seu quinto menu degustação, o restaurante Per Lui, na Serra, se assume cada vez mais como laboratório criativo de Gastronomia.

E em nove tempos com combinações de ingredientes surpreendentes. 

O chef Yves Saliba escolheu menu contemporâneo que vai da gastronomia mineira, à oriental, latino-americana, cozinha de rua e mais.

*“Entre o Céu e a Terra”, arte Naïf, com curadoria de Ulisses Carrilho.

Coleção Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil. Até 10 de Setembro, Praça da Misericórdia, Ouro Preto.

*Preparem-se para o “Hop Gastrô 2023”: comida, bebida e música selecionada. 

Dia 5 de agosto, das 12h à 0h, na Lunarium Confraria, Bandeirantes.