Paulo Navarro | domingo, 16 de abril de 2023
Na inauguração da loja Flagship de Tãnia Bulhões, os diretores Marcelo Nogueira e Virgílio Júnior. Foto: Edy Fernandes
No mesmo evento, a anfitriã, Tânia Bulhões, Anna Paola Frade Pimenta da Veiga e o internacional artista Olivier Mourão. Foto: Edy Fernandes
No tempo de Dante
Hoje, às 11h, a Casa Fiat de Cultura apresenta repertório do Música na Capela “Nel tempo di Dante”. Inspirado pela exposição “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, o grupo Música Figurata preparou uma apresentação que contará com poesia musicada e músicas de contemporâneos de Dante Alighieri.
No templo de Dante
Música medieval instrumental e, ainda, poesia do escritor musicada nos séculos posteriores. Curiosidade: Dante Alighieri, além de poeta, linguista, teórico político e filósofo, era músico. O espetáculo será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Moda é cultura
A moda mineira foi uma das grandes atrações da WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, no início de abril, em São Paulo. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult, promoveu um desfile de quatro grifes mineiras no estande “Minas Gerais”.
Cultura é dinheiro
Apartamento 03, Barbara Bela, Plural e Debora Germani foram as marcas que mostraram a qualidade e o diferencial da moda mineira para executivos de turismo nacional e internacional. O desfile foi um aquecimento para a 29ª edição do Minas Trend, que aconteceu, semana passada, no Minascentro, também com o apoio da CDL/BH.
Troféu turístico
Dentro das comemorações dos 39 anos de fundação do Jornal MG Turismo, a diretoria, com o apoio dos Conselhos Consultivo e Editorial e do Caderno MG Cultura & Sociedade, vai homenagear profissionais que se destacam em suas atividades. Nas pesquisas realizadas, este colunista teve a honra de ser indicado para o 22º Troféu Personalidade Influente do Brasil.
Homenagem turística
Com o troféu, a homenagem Pena de Ouro, obra de arte assinada pelo artista plástico Paulo Apgáua. A premiação ocorrerá dia 15 de maio, às 20h, em solenidade física e digital, transmitida pelas redes sociais, no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg.
Tentações filarmônicas
O início de 2023 celebrou os 15 anos da Filarmônica de Minas Gerais e, com a calorosa recepção do público, houve muita procura para a aquisição de Assinaturas da Temporada 2023. Assim, foi criada uma segunda oportunidade para novas e incontornáveis assinaturas. Os novos assinantes poderão escolher entre a programação das séries Allegro, Vivace, Presto e Veloce, realizadas às quintas e sextas-feiras.
Pérolas filarmônicas
E também a série Fora de Série, realizada aos sábados, garantir seus ingressos antecipadamente, assistir aos concertos, de maio a dezembro de 2023, em seus assentos marcados. O prazo é até dia 23, com pacotes de assinaturas que vão com diversos preços e facilidades. Entre alguns destaques estão o regente e pianista Barry Douglas, um dos mais versáteis músicos da atualidade.
Tesouros filarmônicos
Barry volta a se apresentar com a Filarmônica de Minas Gerais para executar o estupendo “Concerto nº 23” de Mozart e dirigir a orquestra. A violonista espanhola Leticia Moreno, que estreia com a Filarmônica de Minas Gerais e celebra os 200 anos de nascimento de Lalo com a “Sinfonia Espanhola”. A violonista Rachel Barton Pine retorna ao palco da Filarmônica para oferecer uma leitura empolgante de uma variação sobre o tema da ópera “Fausto” de Gounod.
Curtas & Finas
*Ainda sobre as atrações da Filarmônica. O pianista Cristian Budu interpreta o último concerto de Rachmaninoff, em celebração ao sesquicentenário do compositor russo.
O pianista italiano Benedetto Lupo retorna a Belo Horizonte e se apresenta com a Orquestra em dois programas diferentes.
Com o pianista venezuelano Sergio Tiempo, a Filarmônica apresenta um programa totalmente latino.
O regente chileno Maximiano Valdés retorna a Belo Horizonte para conduzir a orquestra em dois concertos e o regente Thomas Sanderling traz sua experiência e dirige um programa totalmente dedicado à música russa.
Faltou espaço, mas juramos que tem mais, muito mais e melhor.
*“Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública” será o tema do 38º Congresso Mineiro de Municípios.
O congresso é tradicional evento da Associação Mineira de Municípios – AMM e acontecerá nos dias 9 e 10 de maio de 2023, no Expominas.
Considerado o maior congresso municipalista estadual do Brasil, o evento reúne autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.
*O Governo Federal acaba de instituir o dia 17 de agosto como o Dia Nacional da Mulher Empresária.
O decreto vê a mulher empresária como quem exerce atividades econômicas organizadas para a produção e circulação de bens ou de serviços.
De acordo com a presidente da Federaminas Mulher, Izabel Mendes, a norma é um reconhecimento e uma inclusão legítima das empresárias no cenário político brasileiro e mundial.