Paulo Navarro | domingo, 14 de maio de 2023

Na capa de O TEMPO, a rebelde cheia de causa, charme e talento, Rita Lee. Foto: Foto sobre foto de Jairo Goldflus/Divulgação

Dia Sem Ela

Um abraço ao marido Roberto e três abraços aos filhos, Beto, João e Antônio que, hoje, passam o primeiro Dia das Mães, sem Rita Lee. Os apreciadores da boa música, em extinção no Brasil, também estão órfãos. Rita querida, teu palco agora é o Universo, tua plateia, as estrelas, aplaudindo teu talento solar. Ou lunar, como uma deliciosa e doce vampira gostaria. Bilhões de beijos. Continuamos com mania de você, melhor, vício em você. Para tuas súditas que ficaram, Feliz Dia das Mães.

Artesanato no Palácio

Dia 17, será lançada a 34ª edição da Feira Nacional do Artesanato, com café da manhã, no Palácio da Liberdade, às 9h30. A feira é o maior evento do gênero da América Latina em representatividade. Registra, em média, a participação de três mil artesãos de todo o Brasil, um público de 120 mil visitantes e o envolvimento de cerca de dois mil prestadores de serviço.

Artesanato na vitrine

São mais de R$ 40 milhões em compras imediatas e R$ 15 milhões em vendas futuras. A edição de 2023 acontecerá em dezembro e terá como tema a Arte Naif (regionalista, simples e poética). O Expominas será transformado em grande galeria de arte, com exposição de parte do acervo do Museu Internacional da Arte NAIF – MIAN e público incentivado a pintar, desenhar e bordar.

Artesanato em questão

No lançamento estarão presentes Mateus Simões, vice-governador do estado de Minas Gerais; Leônidas de Oliveira, secretário de Estados de Cultura e Turismo; Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. Também participaram Tania Machado, presidente do Centro Cape; Marcelo Souza, presidente do conselho do Sebrae Minas e Nadin Donato, diretor da Fecomércio.

Dona Gastronomia

A gastronomia é um patrimônio de Minas e a maior riqueza está na mesa d e suas famílias. Levar as histórias e receitas para o mundo é uma das causas da Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil que realiza, entre os dias 20 e 28 de maio, mais uma edição do Festival Fartura Dona Lucinha. 

Dona Culinária

Nos dias 20 e 21, a cidade de Serro recebe uma programação gastronômica e artística, que tem a incrível chef Roberta Sudbrack como madrinha. E entre 26 e 28 de maio, é a vez de Conceição do Mato Dentro, que receberá Carolina Ferraz, entre outros nomes. Entrada gratuita.

Dona Cozinha

Em homenagem à Dona Lucinha, natural de Serro e uma das grandes cozinheiras e empreendedoras mineiras, o evento teve sua primeira edição em 2022. “Este festival é uma forma de homenagear, também, as matriarcas das famílias, que construíram esse patrimônio”, comenta Guilherme Sânzio, diretor da iniciativa.

Flores em Minas

Em Minas, as flores são a especialidade da artista plástica Geralda Brandão, ou Gê Brandão. Seu talento começou a aparecer desde a infância, no interior, Caçaratiba. “Aos vinte anos, já em BH, participei de um curso de estilismo no Senac com a professora Eunice Carattiero. Não existia faculdade de moda. Concluído o curso, fiz um estágio e não parei mais”.

Flores em vida

“Me descobri florista”. Suas criações, em tecido, são versáteis e ideais para qualquer estação. “Podem ser usadas como broches, gargantilhas, no cabelo, na lapela, na alça de vestidos e em várias ocasiões. Além das flores, Geralda também cria echarpes, aproveitando as peças de tecido que sobravam.

Flores em você

Atualmente, Gê Brandão, já consolidou seu espaço, inclusive internacionalmente. Ela tem parceria com algumas importantes marcas mineiras, uma boutique na França, a OÁ Antibes, e também já desfilou suas criações em dois São Paulo Fashion Week. Para conhecer melhor o trabalho dela, o Instagram, @geraldaabrandao.

Curtas & Finas

Na abertura do 38º Congresso Mineiro de Municípios, Bernardo Santos, subsecretário de comunicação de MG; Kathleen Garcia, secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico de MG e Thiago Toscano, presidente da Codemge. Foto: Edy Fernandes

*O 38º Congresso Mineiro de Municípios da AMM foi aberto, dia 9, no Expominas, tendo o palco principal do evento com personalidades e representantes do meio político.

E recorde de público de mais de oito mil pessoas participando da solenidade e das palestras técnicas.

A cerimônia de abertura contou com assinaturas de termos, protocolos e sancionamento de lei.

E mais: entrega das principais homenagens concedidas pela AMM às autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais.

No mesmo evento, o Governador em exercício, Tadeu Martins Leite; o deputado estadual Gustavo Santana; o presidente da AMM, Marcos Vinicius e o procurador Geral de Justiça de MG, Jarbas Soares. Foto: Edy Fernandes

*O governador Romeu Zema foi um dos debatedores, dia 9, em Nova Iorque, da Conferência “Lide Brazil Investiment Forum”.

Reunião de empresários norte-americanos e brasileiros, visando negócios no Brasil.

Zema apresentou os desafios das grandes reformas e a atratividade do Brasil para novos negócios internacionais.

E enfatizou que o desenvolvimento do país está diretamente ligado à realização de importantes reformas.

“Há 40 anos, representávamos 4% da economia mundial e, hoje, só respondemos por 2,3%, e com tendência de queda”.

“Precisamos de reforma tributária, administrativa, para dar mais racionalidade à máquina pública e de uma reforma política, para melhorarmos nossa representatividade”.

*O Outback Steakhouse e o Dia das Mães, hoje? Oferece delicado presente: um lenço personalizado.

E, para comemorar em casa, o brinde também será enviado nos pedidos via “delivery” que tenham, no mínimo, dois pratos.

*Entre 22 de maio e 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, no Viaduto das Artes, no Barreiro, a exposição “Moçambique-Brasil: uma ponte Contra-Colonial”, de Patrick Arley.

A abertura será dia 20, a partir das 10h, com roda de conversa. A entrada é gratuita.

Fotos do antropólogo, fotógrafo e pesquisador Patrick Arley, produzidas em sua pesquisa de campo.

Pesquisa no norte de Moçambique e nos terreiros de reinado, umbanda e quimbanda, em Minas.