Paulo Navarro | domingo, 12 de fevereiro de 2023

No Camarote Allegria 2023, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, a Rainha do Allegria, Adriane Galisteu. Foto: Renato Wrobel

Quem avisa...

No País do Carnaval, todo cuidado é pouco, qualquer alegria é muita. Conselho de amigo: não ousem cantar as velhas marchinhas de Carnaval. Você pode ser preso em flagrante, processado, condenado e encarcerado por calúnia, difamação e injúria. Ou pior: misoginia, homofobia, racismo, preconceito, intolerância religiosa, genocídio e até mesmo por excesso de imaginação ou animação.

... Amigo é

Isso, se você não estiver dormindo ou pulando o carnaval com o (a) inimigo (a) que, nos dias de hoje, são chamados de “inimigues”, palavra que, essa sim, deveria dar cadeia. Como todos sabem, o Brasil está cheio de terroristas, disfarçados de família, que adoram o anonimato das multidões e blocos. De forma alguma saia às ruas vestindo verde amarelo, um crime de lesa pátria. Camisa da Seleção Brasileira é, no mínimo, pecado, heresia, libertinagem e atentado ao pudor.

Amigo da onça

Cuidado com as senhoras cadeirantes nas calçadas. Não se aproximem delas. Suas cadeiras podem estar forradas por bombas. Mães e pais com crianças também são altamente suspeitos. Um carrinho de bebê pode esconder fuzis, metralhadoras, pistolas e facas para degolar infiéis que juram, com subversivas Bíblias, os maiores absurdos, como céu ser azul; o mato, verde e o girassol, amarelo.

Muy amigo

De preferência não consumam álcool porque “a verdade está no vinho”, na cerveja, no uísque e na caipirinha. Prefiram água, mas com moderação. Não gritem, nem cantem, “eles” podem pensar que vocês estão chamando o Exército da Salvação. Ele não vem, mas vai que... No mais tudo bem, basta cantar, dançar e pular, mas com mais moderação. Vocês podem ser confundidos com vândalos revolucionários fascistas antidemocráticos, à espreita.

Amigo de Judas

Por último, se vocês quiserem paquerar, um pouquinho, sem beijar na boca; façam isso apenas com seus namorados, namoradas, mulheres e maridos. Não olhe para os lados, não encarem homens, mulheres, sereias ou seres parecidos. Qualquer gesto ou piscadela pode e vai virar assédio sexual. Se por acaso uma mulher solteira for simpática, não espere que ela diga: “não é não”. Saia correndo, sem olhar para trás.

Também eterna, no Camarote Allegria 2023, do Copacabana Palace, a Musa do Allegria, Luiza Brunet. Foto: Renato Wrobel

Amigo de traíra

Não ofereça bebida, não seja muito educado ou cavalheiro. Se abrir alas, abra bem longe. Não fixe o olhar, não sorria, nem dê bom dia. Finja de morto, finja que não gosta do negócio, finja que foi lá só para ver a banda passar cantando coisa de amor, mas, pelo amor de Deus, não cante coisa de amor. Nem uma vírgula porque, “o amor venceu o ódio” e os tomates estão pela hora da morte.

Amigo de Mané

No mais, tudo bem, liberou geral. Pegue sua água e cante, discretamente, a única antiga modinha autorizada, “Máscara Roxa”, porque já ganhou uma versão politicamente correta, inofensiva e realista: “Tanto riso, oh, quanta alegria, mais de milhões de Manés nas ruas e avenidas... Foi bom te ver outra vez, tá fazendo um ano, foi no carnaval que passou. Eu sou aquele Pierrô que NÃO te abraçou; que NÃO te beijou, meu amor”.

E fechando a alegria sem fim do  Allegria 2023, no Copa, a segunda Musa, Gabriela Loran. Foto: Renato Wrobel

Curtas & Finas

*Por falar não em “Máscara Negra”, mas em “Máscara Roxa”, o Fevereiro Roxo alerta a população para a conscientização da doença de Alzheimer.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, a doença afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros. Daí a campanha “Fevereiro Roxo”. 

O neurologista da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Dr. Diego Dorim, explica que o principal sintoma do Alzheimer é o esquecimento.

Principalmente, aquele conhecido como memória episódica de fatos recentes: “o paciente lembra muito bem das lembranças antigas, mas não das recentes”. 

Para diagnosticar o Alzheimer: consulta; exame físico e várias avaliações cognitivas. 

Não há cura, mas o uso de medicamentos é imprescindível para o bem-estar do paciente.

*A BrazilFoundation, entidade que promove filantropia estratégica no Brasil, encerrou 2022 com arrecadação recorde de US$ 11 milhões.

O que possibilitou o apoio a projetos de 121 organizações da sociedade civil distribuídas em 47 municípios de 19 estados.

Por meio das ações promovidas, mais de 120 mil pessoas foram beneficiadas.

Durante o ano de 2022, a BrazilFoundation fortaleceu sua atuação com o lançamento de quatro fundos temáticos.

Empreendedorismo Negro, Equidade de Gênero, Meio Ambiente & Mudanças Climáticas, e Educação.

*Frevo é o ritmo do mês de fevereiro no Memorial Vale. Hoje, o bloco de Carnaval “Todo Mundo Cabe no Mundo” fará um ensaio geral em frente ao Memorial Vale.

Ensaio com a presença da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte.

Dia 26, o músico contrabaixista Pedro Gomes apresentará o show do seu disco "Magma".

*O Barro Preto Fashion Day comemora sua 14ª edição em novo formato e com novidades.

O tradicional evento do polo mineiro de moda, o maior realizado a céu aberto no segmento em Minas, ganha status de Festival da Moda.

Isso, pela pluralidade de atrações em sua programação, dias 3 e 4 de março, na rua Guajajaras, entre as ruas Mato Grosso e Araguari.

Mais detalhes, semana que vem.