Domingo, 9 de junho de 2024
Na abertura do 39º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, o presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinicius da Silva Bizarro e o presidente da Confederação Nacional de Municípios - CNM, Paulo Ziulkoski. Foto: Edy Fernandes
No mesmo evento, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - CODEMGE, Sérgio Lopes Cabral e o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira. Foto: Edy Fernandes
Líquido e certo
Lemos na Forbes e vale muito compartilhar. Ao sul do Tennessee, onde o whisky reina entre uma religião e a Disneylândia, Fawn Weaver olha para a destilaria e parque de diversões de 185 hectares que ela ergueu em Shelbyville para admirar sua grife de sete anos, a Uncle Nearest.
Líquido e histórico
Lá temos uma caminhada histórica, quatro áreas de degustação, o bar mais longo do mundo (160 metros), um local de música ao ar livre, um celeiro antigo que já foi estábulo para cavalos, uma churrascaria e uma lanchonete com delícias do estado, como o refrigerante Mountain Dew e o chocolate Goo-Goo Clusters.
Líquido e duplo
Tudo para competir com a mítica vizinha, a destilaria Jack Daniel’s, que recebe 300 mil pessoas por ano para experimentar seu whisky seco. Calma aí! Pausa para nosso comentário que é uma dúvida e uma pergunta. Então é whisky, como se fala na Escócia e resto mundo ou whiskey, como se bebe, feito água, na Irlanda e Estados Unidos ?
Líquido e justo
Uncle Nearest é uma elegância histórica. Weaver, a fundadora e CEO, criou a destilaria em homenagem a Nearest Green, o ex-escravo e primeiro mestre destilador de Jack Daniel’s, cuja história foi apagada da tradição do whisky por décadas. Ela construiu sua empresa que elogia todas as liberdades que Green e as gerações que se seguiram nunca tiveram.
Líquido e promissor
“Não acredito em dono de marca, a menos que seja o dono do negócio. É especial para nós e incrivelmente especial para o povo negro”, diz Weaver, 47. “Historicamente, nós negros alugamos muito, mas não possuímos quase nada. Existe muito de ser um embaixador e construir coisas para outras pessoas, mas não muito de construir as nossas próprias.”
Líquido e lucrativo
E Weaver faz. Estreando em 2017, a Uncle Nearest triplicou as vendas desde 2021 e espera US$ 100 milhões este ano. De acordo com pesquisa de bebidas, isso faz da Uncle Nearest a marca de whisky americana que mais cresce na história e impulsiona um negócio estimado, conservadoramente, em US$ 1,1 bilhão.
Líquido e sólido
Incluindo imóveis, a participação de 40% de Weaver faz com que ela valha US$ 480 milhões, bom para o 68º lugar na lista Forbes das mulheres mais ricas que se fizeram sozinhas, além de possuir a marca de bebidas espirituosas, de propriedade e liderada por negros, mais vendida de todos os tempos.
Festival solidário
A poucos dias da 6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas - FQAM, produtores mineiros, sensibilizados com a tragédia anunciada ou planejada no Rio Grande do Sul, se mobilizam para receber, pela primeira vez, desde a criação do evento, produtores de queijo artesanal gaúcho. O festival acontece entre os dias 13 e 15, no Expominas.
Festival resiliente
Já confirmaram presença quatro produtores de queijos artesanais afetados pelas chuvas que devastaram o sul do país. Eles vão expor e comercializar seus produtos e de outros produtores rurais da região, em um espaço exclusivo e personalizado. Além disso, também participarão da Agenda de Relacionamento, que vai aproximar os produtores de potenciais compradores.
Festival irmão
Entre eles, empórios e lojas de produtos artesanais. A iniciativa quer promover novos negócios entre os diversos atores da cadeia produtiva do queijo, especialmente, a abertura de novos mercados em diferentes partes do Brasil. Os visitantes do festival também encontrarão totens com QR Code espalhados pelo evento, para doação do PIX solidário.
Curtas & Finas
*Ainda sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas Todo valor arrecadado será destinado aos agricultores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes.
Além da presença no festival, os produtores gaúchos também participarão de uma visita ao Mercado Central para conhecer, identificar e mapear novas oportunidades de negócios.
*29º prêmio “Top of Mind” MercadoComum Marcas de Sucesso Minas Gerais – 2024, dia 18, às 19h, no Automóvel Clube.
*“A História de Dourado – Um Ser Iluminado”, de João Ângelo Siqueira, com ilustrações de Luciano Rodrigues.
Lançamento do livro, dia 20, das 19h às 21h, no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
*O roteirista mineiro da HQ norte-americana “Alien: The Original Screenplay” - relançada em coletânea especial da Marvel - Cristiano Seixas, estará no “Tribeca Film Festival”.
O festival, em Nova Iorque, é considerado um dos encontros mais importantes do mundo do filme independente, que tem entre seus fundadores Robert De Niro. Até 16 de junho.
*A palestra "Memória histórica e arquitetônica de Belo Horizonte: do Arraial à Capital", ministrada por Ulisses Morato de Andrade, é ótima para entender BH.
Especialista em preservação do patrimônio, Ulisses detalhará a passagem da arquitetura Colonial para a Eclética, que marcou os primórdios da capital.
Dia 22, das 10h às 12h, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, com entrada gratuita.