Domingo, 3 de novembro de 2024


Manuela “Manu” Pacheco, 16 anos e princesa do “beach tennis”, saiu de Arraial D’Ajuda, Bahia, para vencer o “BT 50”, em Orlando, EUA, ao lado da atleta Flávia Muniz. Foto: Arquivo Pessoal

Inferno anunciado

Moradores do Belvedere, os mais interessados, mas não consultados, estão preocupados com as mudanças estruturais e a expansão comercial do Projeto de Lei 857/2024, em aprovação. Riscos para a qualidade de vida e o bem-estar. Os impactos da Lei 11.181 de 2019 já transformaram a região. Os empreendimentos comerciais se multiplicam, aumentando o número de pessoas e veículos em circulação.

Inferno congestionado

Isso, sem investimento ou planejamento. Medo de o Belvedere virar um Vila da Serra, de trânsito é caótico e infraestrutura insuficiente para o fluxo diário de veículos. Exemplo? Um novo e grande supermercado, em construção, 18 mil m², antecipa o impacto negativo no trânsito e na segurança local. Óbvio ululante: isso vai aumentar os problemas de mobilidade, já existentes com o comércio local.

Congestionado e parado

Os novos shoppings, Meeting Shops, Street Mall, Varanda Mall e Jardim Belvedere, edifício comercial com 11 mil m², construção de sete pavimentos; empreendimentos da URB 3, entre tantos outros, aprovados na Lei 11.181 de 2019, já sobrecarregam em muito as vias, dificultando a circulação, em um bairro ainda residencial. E mais! A falta de vagas de estacionamento na maioria desses empreendimentos.

Parado e entupido

Falta que joga os frequentadores nas ruas residenciais. Essa situação impacta comodidade, segurança e privacidade de quem buscou qualidade de vida. A nova legislação quer permitir bares, restaurantes etc. Mudança aprovada sem consulta aos moradores que aumentará as ocorrências policiais e o desassossego.

Parado no CTI

A Associação dos Moradores do Bairro Belvedere - AMBB, defende a expansão, argumentando que isso valoriza os imóveis. Como? Sacrificando raridades como segurança, sossego e tranquilidade? E tem mais. A crescente verticalização e a redução das áreas de permeabilidade dos terrenos: alagamentos. E com IPTU altíssimo, sem infraestrutura.

CTI e morgue

Cadê o túnel entre o Belvedere, em Nova Lima e Belo Horizonte, com a saída próxima à Praça do Papa, que facilitaria a mobilidade, preservando a Serra do Curral? Projeto emperrado! A associação dos moradores do Mangabeiras, atuante na defesa dos moradores do bairro, é contra as transformações. Há que se respeitar o caráter residencial do bairro e a opinião da comunidade, considerada.

Morgue eterna

O Projeto de Lei 857/2024, que aguarda votação em segundo turno, representa uma ameaça a esse equilíbrio. Os moradores do Belvedere I, II e III se posicionam firmemente contra mudanças que beneficiam apenas interesses comerciais. E reivindicam uma abordagem que valorize o bem-estar e a preservação do bairro.

Eterna a adiar

Aqui entre nós, parece um tipo de estelionato imobiliário. Vendem uma coisa, entregam outra. Essa abordagem, diálogo, poderia evitar uma descaracterização irreversível. Assim, pede-se à AMBB um adiamento da votação, no próximo dia 6, para escutar os moradores, uma participação transparente.

Espaço Contemporâneo

O Grupo Lobato inaugura belo espaço para eventos corporativos e sociais, o “Contemporâneo Hall”, Jardim Canadá, amanhã, às 19h, onde funcionava o Mercado da Boca. O Grupo é formado por empreendimentos notáveis como a Vila Relicário, a Fazenda Boa Esperança, a Villa Capão e a Olegário Alphaville, sinônimos de hospitalidade e eventos.

Espaço Versátil

A inauguração marcará o setor com espaço excepcional, reunindo empresários, profissionais da área e autoridades. Os convidados serão recebidos por Bruno e Larissa Lobato, diretores do Grupo Lobato. Na programação, uma volta pelas instalações, incluindo os salões moduláveis, Tiradentes e Ouro Preto: modernidade, tecnologia e versatilidade, com capacidade para até três mil pessoas.

Espaço Impecável

Papo reto com Bruno Lobato, compartilhando a visão por trás do empreendimento e recebendo, para conversa sobre design, tecnologia e inovação, o arquiteto Sérgio Viana e o fundador da Sambatech e Samba Digital, Gustavo Caetano, com mediação de Lu Matozinhos. Depois, coquetel, ideal para “networking” e inspiração.

Curtas & Finas

*Diagnóstico precoce seguido de tratamento é fundamental na possível cura do câncer de mama.

Com o acolhimento, é um dos pilares que a Hapvida NotreDame Intermédica segue para o atendimento oncológico em sua rede.

A empresa conta com o “Alerta Rosa”, projeto-piloto do programa “Navegar”, iniciativa com Inteligência Artificial.

IA para mapear e amparar os pacientes, desde a investigação de um possível câncer até o acompanhamento do tratamento.


Nando Reis que se apresenta em Lavras Novas, dia 15, dentro do bucólico “Festival da Flor”. Foto: Carol Siqueira

*Nando Reis se apresenta em Lavras Novas, dia 15. O show é parte do “Festival da Flor”.

Festival nas deslumbrantes paisagens montanhosas. A festa terá início às 17h, com a abertura da banda de rock, “Ca$h”, seguida de Junio Assisi.

*O projeto “Viva Melhor com Parkinson” é uma iniciativa da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais – FCM/MG.

Sua missão é proporcionar um cuidado integral e humanizado aos pacientes diagnosticados com DP e outros parkinsonismos.

*Dias 4 e 5, o humorista Raphael Ghanem chega com seu espetáculo de stand up comedy, “Se é que você me entende”, no Grande Teatro do BeFly Minascentro.

A apresentação promete uma experiência repleta de improvisações, interações e um humor sarcástico, marca registrada do comediante.

O show será apresentado em três sessões: no dia 4 de novembro, às 22h, e no dia 5 de novembro às 18h30 e 22h. 

*Já no BeFly Hall, dia 8, Lulu Santos, com a turnê “Barítono”. Dia 14 é a vez de Junior Lima, apresentando sua nova aposta artística: a “Solo Tour”.