Domingo, 28 de setembro de 2025


Sem rumo e sem destino (mentira, Maceió), o aniversariante do dia e grande fotógrafo desta respeitável coluna, Edy "The VIP" Fernandes, a quem desejamos vida longa, lounge, saúde, paz, mais humor e holofotes.  Foto: Arquivo Pessoal


Nos bastidores da produção que ilustrou a capa da “The Perfect Magazine”, a modelo brasileira Maria Klaumann. Foto: Scarlett Carlos Clarke

Moda apática

“O mercado internacional da moda atravessa um período de apatia criativa”, disse a estilista e consultora britânica Katie Grand, fundadora da revista “The Perfect Magazine”, durante o lançamento da edição mais recente da publicação: “falta inovação real. O mercado está apático em relação às questões que marcam a nossa época”.

Moda iluminada

O clima mora nos números. Segundo o relatório “The State of Fashion 2025”, a indústria deve fechar o ano com crescimento abaixo de 3%. Nesse cenário, Katie Grand aposta em novas formas de criação. A nova edição da “Perfect” traz a modelo brasileira Maria Klaumann na capa e foi 100% produzida por mulheres; da produção e maquiagem à fotografia da artista plástica Scarlett Carlos Clarke.

Mel de Rita

Belo Horizonte recebe “Rita Lee - Uma Autobiografia Musical”, no Sesc Palladium, de 10 a 12 de outubro. Dia 10, às 20h; dia 11, às 15h30 e 20h, dia 12 às 18h. Musical estrelado por Mel Lisboa e dirigido por Márcio Macena e Débora Dubois. A aventura começou quando Mel Lisboa pisou pela primeira vez em cena como Rita Lee, em 2014, no musical “Rita Lee Mora ao Lado”: meses de casa cheia.

Mel da Arte

A própria Rita Lee (1947-2023) compareceu e voltou para assistir ao espetáculo. O espetáculo rendeu a Mel prêmios como melhor atriz e a colocou de vez entre os maiores nomes do teatro nacional. Desta vez, Mel conta a história de Rita com base no livro da cantora, lançado em 2016 e um dos maiores sucessos editoriais do Brasil. O livro narra os altos e baixos da carreira de Rita com muita honestidade.

Morando na Filosofia

A vinícola Philosophia Terroirs de Expressão nasceu do sucesso de seu rótulo mais expressivo, o Philosophia Cabernet Franc. Ela é a consolidação do trabalho em campo e no mercado que vem sendo desenvolvido há muitos anos e que agora vai oferecer vinhos que já nasceram premiados, além de novas experiências para o enoturista.

Vivendo na Filosofia

São 13 vinhos premium e coleção de medalhas em competições nacionais e internacionais. O lançamento que celebra a inauguração é o tinto Philosophia Syrah Foudre. A marca Philosophia Terroirs de Expressão, do Grupo Góes, é uma empresa brasileira fundada em 1938 e dirigida pela quarta geração da família, tendo Cláudio Góes como CEO do grupo.

Recurso Humanos

O papel do RH nos conselhos de administração esteve no centro do debate promovido pela ABRH/MG, que reuniu, no Restaurante Caravelas, em Belo Horizonte, nomes de peso da governança corporativa. O encontro do “Comitê de People & Business”, formado por diretores e vice-presidentes de Recursos Humanos, contou com a liderança da diretora Junia Rodrigues.


Durante o encontro do "Comitê de People & Business", promovido pela ABRH/MG, no Restaurante Caravelas, João Senise, David Braga, Carlos Braga, Carlos Alberto Julio e Junia Rodrigues. Foto: Divulgação ABRH/MG

Recursos Preciosos

Teve curadoria de Mariana Moura e Renata Santana; participação de Carlos Braga da Fundação Dom Cabral, além dos “board members” João Senise e Carlos Alberto Júlio. A pauta percorreu temas críticos como sucessão, desenho de incentivos e cultura como sistema operacional das organizações.

Centro de Educação

Os shoppings da Multiplan em Belo Horizonte - BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi – acabam de formar 42 alunos pelo projeto de Escolarização, que oferece aulas dentro dos próprios empreendimentos e materiais didáticos e escolares gratuitos. O projeto permite que os estudantes obtenham o diploma dos ensinos Fundamental e Médio.

Shoppings de Educação

Diploma por meio da inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja.  A iniciativa já soma mais de 200 formados em todo o Brasil desde sua implementação nos 20 shoppings da companhia. Para participar, os alunos devem ter idade mínima de 18 anos; saber ler e escrever. São dez horas semanais de aulas, divididas em duas horas por dia.

Curtas & Finas

*A Unicred, instituição financeira cooperativa na área da saúde, e a Unimed Participações anunciaram a consolidação da parceria que fortalece a intercooperação entre as instituições.

A “maquininha” Unimed Pay é operada pela Unicred através da Unicred Pay, trazendo novas condições e benefícios para as cooperativas e cooperados do sistema Unimed.

*Até dia 30, o Pátio Savassi celebra a chegada da Primavera com os clientes participando de um sorteio e concorrendo a 20 cervejeiras Consul.

Cada uma já abastecida com 40 cervejas da marca Läut, prêmio perfeito para momentos de celebração.

Para participar, com certo valor em compras nas lojas participantes, o cliente garante um número da sorte.

*O atual segundo-secretário da Mesa Diretora da ALMG, Alencar da Silveira Jr., foi eleito por unanimidade para conselheiro do TCEMG.

O novo cargo de Alencar da Silveira Jr. entra agora para um extenso currículo. Em plenário, ele recebeu homenagens dos colegas parlamentares.

*Durante todo este findo setembro, a ALE Combustíveis, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, promove programação sobre saúde mental.

As iniciativas, alinhadas à campanha nacional “Setembro Amarelo”, contam com palestras temáticas com psicólogo, programas contínuos de saúde e bem-estar da companhia.


No lado musical do “6º Festival Cinema dos Quilombos”, na Serra do Cipó, Adriana Araújo. Foto: Samba Top

*O Quilombo do Açude, na Serra do Cipó, viverá um momento histórico. Dias 11 e 12 de outubro de 2025, o “6º Festival Cinema dos Quilombos”.

Pela primeira vez o festival se realiza dentro de um território quilombola, tornando-se o primeiro festival de cinema quilombola do Brasil nesse formato.

O evento gratuito ocupará o território reunindo cinema, música, gastronomia, feira de artesanato e moda africana, além de oficinas e atividades para todas as idades.