Domingo, 23 de novembro de 2025

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, falando na solenidade de entrega das certificações do “20º Programa de Qualidade e Excelência Empresarial – PQEX”, na CDL/BH. Foto: Pedro Duarte

Na mesma entrega das certificações do “PQEX”, a presidente da CMI/Secovi-MG, Cássia Ximenes. Foto: Pedro Duarte

Qualidade e Excelência

A Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais - CMI/Secovi-MG realizou, dia 12, na CDL/BH, a entrega das certificações do “20º Programa de Qualidade e Excelência Empresarial – PQEX”. O evento reuniu empresários, lideranças e autoridades para celebrar as empresas que mais se destacaram pelo investimento em capacitação e excelência na gestão.

Excelência e Administração

A Pacto Administradora conquistou a certificação Master, pela maior pontuação no ranking, e também o selo Ouro. Diamond Netimóveis e RB Imóveis foram certificadas na categoria Ouro. 38 empresas receberam o “PQEX” nas categorias Azul, Prata e Ouro. Solenidade aberta pela presidente da CMI/Secovi-MG, Cássia Ximenes.

Administração e Futuro

Presentes, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto de Estado de Casa Civil, Frederico Papatella Padovani, a presidente do Servas, Christiana Renault e o presidente do Sicoob Imob.vc, Ariano Cavalcanti de Paula.

Futuro e Prosperidade

E claro, representantes da Fecomércio MG, Salvador Ohana e da CDL-BH, Marcos Innecco. O governador Romeu Zema Neto participou de forma virtual com mensagem destacando o impacto do setor imobiliário na geração de empregos e no desenvolvimento econômico de Minas.

Futuro Presente

Um dia antes, na mesma CDL/BH, a diretora executiva da CéuLar Netimóveis, Daniela Magalhães, falou da empresa que, em 2026, comemora 48 anos. Foi durante o painel “Imobiliárias: diversificação e crescimento das carteiras”, no “Dialogando com o Mercado 2025 - Desvende o Mercado Imobiliário: Diálogo Gera Resultados”.

Presente e Permanente

Advogada especializada em contratos imobiliários, Magalhães dissertou sobre o sucesso da empresa, resultado de sucessão familiar bem-sucedida. Também tratou da importância das novas tecnologias e ferramentas que tornam mais ágeis e seguros os processos de compra, venda de imóveis e de instrumentos recentes, como a “tokenização” imobiliária, formas de investimento e demandas recorrentes dos clientes.

Girar o mundo

A exposição “Bonecos Giramundo”, no Palácio das Artes entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026, atraiu 14 mil visitantes à Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard em seu primeiro mês (11/10 a 10/11). Um marco do resultado de extenso processo de inventário e restauro do acervo do Giramundo, realizado com a Fundação Clóvis Salgado.

Girar sem parar

Cerca de 600 bonecos - metade do acervo total - passaram por avaliação técnica, laudos e restauração, em trabalho que abrange toda a trajetória do coletivo mineiro, desde as criações iniciais de 1971 até a montagem mais recente, “O Menino Bach Visita o Brasil”, de 2024. Desses 600, mais de 80%, ou 500 itens, fazem parte da mostra.

Brinde ao Gênio

A Casa Fiat de Cultura e a Premium Comunicação Integrada de Marketing convidam para o coquetel de abertura da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, amanhã, das 19h às 21h, na Casa Fiat de Cultura. Pela primeira vez no Brasil, a mostra apresenta 69 gravuras originais de Rembrandt van Rijn e revela a genialidade técnica e humana de um dos maiores artistas de todos os tempos.

Brinde ao Mestre

O mestre do Barroco Holandês reinventou a gravura no século 17, criando jogos de luz e sombra para expressar emoções de maneira única. Com curadoria de Luca Baroni, a mostra chega a Belo Horizonte pela primeira vez. Rara oportunidade para conhecer uma das mais completas coleções particulares da Itália, de passagens bíblicas, a retratos e cenas cotidianas.

Melhores e Maiores

“27º Prêmio Minas - Desempenho Empresarial - Melhores e Maiores 2025”, do MercadoComum, de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, dia 25, às 18h30, no Minas Tênis Clube 2, Mangabeiras. O “Oscar da Economia de Minas Gerais”, mais uma vez, homenageará as empresas que mais se destacaram em Minas Gerais.

Maiores e Melhores

Justa homenagem em função de suas atividades operacionais, desempenho econômico e resultados em geral. Entre elas e eles: Minas Tênis Clube, Stellantis, Gerdau, Instituto Hermes Pardini, Copasa, Cemig, Drogaria Araujo, Gasmig, Unimed BH, Usiminas, Rede Batista de Educação e Supermercados BH.

Dança Cabeça

O grupo de dança, Primeiro Ato, leva a Confins o espetáculo “Quebra-Cabeça”, uma de suas mais lindas montagens, criada para ocupar espaços públicos com dança contemporânea, teatro e humor. A apresentação gratuita acontece, hoje, às 14h, na Praça João Daher, como parte da circulação pela Região Metropolitana de BH viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc.


Na impecável festa do Centenário do Automóvel Clube de Minas Gerais, o diretor social do clube, Franklin Bethônico e Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia. Foto: arquivo pessoal


Na mesma bela festa que comemorou os primeiros 100 anos do Automóvel Clube de Minas Gerais, a linda "mulher vinho", Íris Chaves. Foto: arquivo pessoal


A diretora executiva da CéuLar Netimóveis, Daniela Magalhães, no evento, “Dialogando com o Mercado 2025 - Desvende o Mercado Imobiliário: Diálogo Gera Resultados”, também na CDL/BH. Foto: Cristiano Xavier

Curtas & Finas

*A Netimóveis celebrou, neste mês, o reconhecimento de 18 associadas no mesmo e supracitado “20º Programa de Qualidade e Excelência Empresarial – PQEX”.

Programa promovido pelo também já citado Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais - CMI/Secovi-MG.

*Realmente, hoje, na coluna, só dá mercado imobiliário. Então, vamos fechar o assunto, a seguir.

O bairro Funcionários é uma das regiões mais valorizadas da cidade, com o m² atingindo média de R$ 12.363,00.

Localização, infraestrutura, charme, tradição e modernidade tornam o bairro um dos mais desejados.

Assim, o Grupo EPO investiu no “Astro Residencial”, evidentemente, no Funcionários.

Projeto já em construção, com 60% das unidades vendidas e previsão de entrega para o próximo ano.

Torre única de 26 andares e 62 apartamentos de três e quatro quartos, gerando negócios na ordem de R$ 150 milhões.

Apenas um pequeno enorme detalhe! Uma torre enorme, em um bairro bacana, mas cujas ruas são as mesmas para tantos novos carros e trânsito.

*O volume de serviços em Minas Gerais cresceu 1,5% em setembro/2025, triplicando o avanço nacional.

Apesar da desaceleração no acumulado anual, a Fecomércio MG destaca duas boas novas.

O setor de "Informação e Comunicação" (4,7% em 12 meses) e o contraste com "Transportes" e "Serviços Profissionais".

O setor mantém 53 meses de tendência positiva.

*Hoje, às 19h, no Befly Minascentro, o espetáculo, “Uma Noite com os Bee Gees”, o maior tributo latino-americano aos irmãos Gibb.

A banda argentina Geminis revisita sucessos como “Stayin’ Alive”, “How Deep Is Your Love” e “Night Fever”, recriando a atmosfera da era Disco.

*Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs destacará a Associação Mineira de Reabilitação – AMR como uma das 100!

Uma das 100 organizações brasileiras vencedoras em 2025. Na lista, é possível identificar o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas.

Como governança, transparência, comunicação e financiamento em 2025. Dia 12 de dezembro, em São Paulo.