Domingo, 22 de dezembro de 2024
No lançamento do livro de Jorge Gerdau, "A Busca", no Museu das Minas e do Metal Gerdau, na Praça da Liberdade, o governador de Minas, Romeu Zema Neto, ladeado pelo autor e por Caco Gerdau. Foto: Arquivo Pessoal
O autor, Jorge Gerdau, com o presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira e Wagner Furtado Veloso. Foto: Arquivo Pessoal
Jorge Maravilha
Se existe um livro que Jorge Gerdau nunca assinaria, este seria “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust. Simplesmente porque Jorge nunca perdeu um segundo sequer, nem na bagunça que é o Brasil. Pelo contrário, é capaz de achar a famosa agulha no palheiro. Principalmente se ela for de aço inoxidável ferrítico ou martensítico e Jorge tiver um imã nas mãos.
Jorge das ondas
E foi assim que, há dez dias, Jorge Gerdau lançou o livro, “A Busca”, ou os aprendizados de uma jornada de inquietações e realizações. O livro, que já foi lançado em Porto Alegre, São Paulo e Brasília, aqui, aconteceu no Museu das Minas e do Metal Gerdau, na Praça da Liberdade, claro, onde mais? No dia, só não entendemos por que, na capa do livro, Jorge segurava uma prancha de surf! Descobrimos, depois de entrevistá-lo.
Jorge da hora
Com “A Busca”, Jorge Gerdau oferece escafandro, com capacete de metal, óbvio, para um mergulho reflexivo e revelador em seu universo pessoal e profissional. Publicada pela Citadel Grupo Editorial, a obra revela os valores que sempre nortearam a trajetória de um dos grandes nomes da indústria do aço global.
Jorge do aço
“Figuraça” do aço e de grande influência no Brasil e no planeta, Jorge consolidou, ao lado dos irmãos, a Gerdau com G de Gigante, como uma das maiores produtoras de aço do mundo. Desde o início, sua liderança foi indiscutível e seu compromisso foi além das fronteiras empresariais, incentivando a educação, o desenvolvimento industrial e a governança.
Jorge da Educação
Fundador do “Movimento Brasil Competitivo – MBC” e da ONG “Todos pela Educação”, ele é sinônimo de vitória, engajamento social e visão sobre a responsabilidade dos grandes líderes na construção de uma sociedade melhor. Sua atuação com o MBC propicia a parceria entre governos, empresas e a sociedade civil para aumentar a eficiência da administração pública e promover a transparência, contribuindo para o crescimento sustentável do país.
Jorge Professor
Sem prometer uma biografia, Gerdau apresenta lições que refletem a constante busca pela excelência. E revela as 23 palavras que norteiam sua essência e a prática empresarial, abordando temas como a importância da transparência, o valor da cooperação e o poder transformador de um propósito bem definido. Em cada capítulo, sua filosofia sobre o essencial para o progresso individual e coletivo.
Jorge surpreendente
Ah! A capa do livro. Afinal, por que, nela, Gerdau aparece sorridente, segurando uma prancha de surf? O “Cara” é simplesmente um dos pioneiros na prática desse esporte! Gerdau sempre nadou contra a corrente para aproveitar as melhores ondas. A partir das lições do esporte, ele reforça a importância de entender as dinâmicas à nossa volta, mesmo as adversas, para tomar decisões estratégicas.
Jorge arqueólogo
Indicado para todas as pessoas interessadas em desenvolver uma visão de impacto e um legado duradouro, “A Busca” é uma fonte rica de ensinamentos práticos. Com uma linguagem acessível, a novidade incentiva o leitor a refletir sobre seus propósitos e a encontrar caminhos para aplicar valores vencedores em todos os âmbitos da vida.
Também presentes no lançamento de "A Busca", de Jorge Gerdau, Cristiano Parreiras e Caco Gerdau. Foto: Arquivo Pessoal
O empresário Eugênio Matar, o presidente do Sebrae-MG, Marcelo Souza e Silva e Pedro Torres, também na longa fila de autógrafos para "A Busca", de Jorge Gerdau. Foto: Arquivo Pessoal
Ainda no "férreo" evento, o encontro dos dois homens de aço e do aço, Sérgio "Usiminas" Leite e Jorge Gerdau. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*A Citadel Grupo Editorial entrega informações generalizadas sobre o autor, o que é uma pena, mas aumenta a curiosidade da leitura.
Jorge Gerdau Johannpeter é, acima de tudo, um cidadão, pelo menos da antiga Prússia, do Brasil e do mundo.
Isso por ser bisneto do fundador da produtora brasileira de aço, João Gerdau.
Quem é João? Fala Google e corrija-nos quem for capaz e generoso!
Johannes Heinrich Kaspar Gerdau, o João Gerdau, nasceu em Altona (Hamburgo), Reino da Prússia, hoje, Alemanha, em 1849 e morreu em Porto Alegre, 1917.
João foi um agricultor, que emigrou para o Império do Brasil em 1869, tornando-se empresário.
Jorge, como um bom europeu, criado na linha dura, começou a trabalhar cedo na empresa da família, aos 16 anos, operando máquinas e ajudando no escritório com notas fiscais.
Em 1983, foi empossado como presidente do Grupo, deixando o cargo em 2006.
Sob sua gestão, em conjunto com os irmãos, a empresa se tornou uma das maiores produtoras de aço do planeta.
Considerado uma das pessoas mais influentes do Brasil, Jorge Gerdau mantém intenso envolvimento comunitário em mais de uma dezena de instituições.
Preside o conselho da Fundação Iberê Camargo. É membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial e do Conselho de Governança do Instituto Millenium.
Integra o Conselho da “Parceiros Voluntários”. Foi o primeiro brasileiro indicado para o “Global Business Hall of Fame da Junior Achievement Worldwide”.