Domingo, 2 de junho de 2024
Boas conversas e papo em dia com Ana Luiza Faria e Bernardo Teles. Foto: Arquivo Pessoal
Na mesma roda de amigos, Lucélia Morioka e PN. Foto: Arquivo Pessoal
Queijo e recorde
Depois de levar o maior queijo Canastra já produzido para o evento “Made in Minas Gerais”, o produtor cultural Jordane Macedo, da Rota do Queijo de Minas, embarcou para mais uma missão: fazer o maior queijo da Mantiqueira. A iguaria foi produzida em Itamonte a convite de Renata De Paoli, fundadora da Curadoria do Queijo.
Queijo e Minas
Convite também de Henrique Maranata, queijeiro e presidente da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal de Mantiqueira de Minas - APROMAM. Batizado de "Soberano da Mantiqueira”, o queijo tem 90 cm de raio, 35 cm de altura e deverá ter um peso de 105 kg, após um ano de maturação. Foram usados 1350 litros de leite cru e uma forma de aço inox, da Inoxul para o projeto.
Queijo e Arte
"Com o sucesso do 'Canastra Imperial II’, o maior da história, com 36 kg, na Fazenda do Ivair, assumimos um desafio ainda maior, com alguns dos maiores especialistas em queijos. Operação de 'guerra' lidar com tanto leite, precisamos de um miniguindaste para suspender a massa até a forma. Contamos com o mestre queijeiro Brás, e equipe de outros mestres, da Dom Carmelo”, aponta Jordane.
Fábrica de fabricantes
MRV&CO abre seus canteiros de obras, escritórios e lojas para estudantes brasileiros que desejam seguir as inovações que já são estudadas pelo mercado para o futuro. São pontos importantes para estudantes, sejam eles do ensino médio ou universitário. Com esse conhecimento, as decisões sobre qual profissão escolher ou em que ramo atuar depois de formado podem ficar mais fáceis e certeiras.
Fábrica de Brasil
Assim, a MRV&CO desenvolveu o Portas Abertas, para que os estudantes vivenciem o dia a dia do setor em visitas monitoradas. O programa quer fortalecer o relacionamento do mercado da construção civil com os profissionais do futuro e está com os agendamentos abertos.
Fábrica de transformação
Segundo Marcos Horta, diretor de Desenvolvimento Humano da MRV&CO, a companhia quer aliar teoria e prática para uma sólida formação acadêmica, inspirando estudantes a continuarem transformando a habitação no Brasil. “O programa Portas Abertas é uma ótima oportunidade para que os estudantes conheçam de perto o dia a dia de uma empresa que se preocupa em transformar a vida de famílias em todo o Brasil”.
Dia de Baco
Hoje é o Dia do Vinho Nacional. Então, dentro do tema, uma curiosidade. Lançada há mais de 50 anos, a marca Pérgola, da Vinícola Campestre, foi novamente apontada como líder em vendas de vinho nacional na última pesquisa “Líderes de Vendas”, da Nielsen.
Dia de Dionísio
Pesquisa publicada pela revista “SuperHiper”, para a Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS. É o décimo ano consecutivo em que a marca gaúcha de vinhos de mesa ocupa o topo do pódio e a primeira vez que um vinho alcança o marco de 10 anos sequenciais como o mais vendido.
Prevenindo tragédias
O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE é crucial para o combate às mudanças climáticas. Ele identifica os impactos das atividades operacionais, além de estabelecer estratégias, planos e metas para a redução das emissões de GEE.
Prevenindo e evitando
Com esse objetivo, o Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM lançou, dia 28 de maio em Brasília, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do setor mineral 2024. A publicação orienta ações futuras, promovendo estratégias de desenvolvimento de baixo carbono.
Prevenindo e vencendo
O IBRAM apresentou seu primeiro inventário em 2009 e uma atualização em 2012. O de 2024, com a Way Carbon, traz aperfeiçoamentos na metodologia e destaca o maior envolvimento das mineradoras associadas e demais do setor. A mineração brasileira, liderada pelo IBRAM, abraçou a causa da transição energética e tem intensificado sua atuação em sintonia com este objetivo.
Prevenindo e remediando
Mês passado, três fenômenos simultâneos acenderam o vermelho em relação ao meio ambiente. Primeiro. A tragédia do Rio Grande do Sul, possivelmente um dos maiores desastres ecológicos com água na recente história mundial, com o nível da água chegando a cinco metros e a perda de 180 vidas. O depois pode ser muito mais sinistro.
Remediando e sofrendo
Segundo. Os tornados múltiplos nos Estados Unidos, em fenômeno atípico, com cerca de 100 tornados em 18 estados, fato inédito, incluindo aqueles mais ao norte, como Wisconsin. Terceiro. A aurora boreal em latitudes mais ao sul, uma ameaça ao planeta. A aurora boreal, criada pela refração dos raios solares no campo magnético da Terra, mediada pela atmosfera, pode ser entendida como o limite entre o escudo terrestre e de seu desastre.
Na comemoração dos 10 anos do Boi Werneck, no Buritis, Carlos Henrique Ferreira, Herwing Gangl, Vinicius Ferreira e Rodolfo Viana. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Ainda sobre o meio ambiente e a aurora boreal que é circunscrita à latitude de 60 a 75 graus.
Tendo chegado neste mês passado aos estados de Indiana, Ohio e Califórnia, em latitude de 40 graus.
Os raios solares, quando penetram mais na terra, geram distúrbios nos sistemas de energia e de comunicação.
Por exemplo, o apagão do sistema elétrico na Suécia e na África do Sul.
São itens que devemos considerar por um melhor mundo para nossos filhos.
*Ao comemorar 20 anos, o Pátio Savassi inaugurou a exposição Caminho Savassi, que reúne 18 trabalhos de cinco artistas.
Artistas cujas obras trazem o olhar de cada um sobre o bairro, considerado um dos mais representativos da história de Belo Horizonte.
Entre as telas que ficarão expostas no shopping até o final de junho, estão fotografias, pinturas e gravuras. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Um dos destaques, segundo o curador Paulo Apgáua, é uma tela de Maria Helena Medeiros que retrata a icônica fachada da lanchonete Xodó, na Praça da Liberdade.